Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O jeans sustentável usa apenas um quinto de água, energia e outras substâncias necessárias na produção do jeans convencional.

Jeans sustentável é fabricado com fibra de madeira por Dawn Ellams

Dawn Ellams é coordenadora da pesquisa que criou o jeans

São Paulo - Um novo tipo de jeans desenvolvido por pesquisadores escoceses pode ajudar a reduzir as emissões de carbono pela indústria de tecido. O produto batizado de Tencel é fabricado com fibra de madeira de eucalipto.

A invenção é dos estudantes da Escola de Têxteis e Design da Universidade Heriot-Watt. O Tencel é produzido de maneira simples e deve substituir o algodão. A tecnologia dispensa o uso de produtos químicos nocivos à saúde e diminui o uso de água.

A fabricação de um jeans de algodão usa, em média, 42 litros de água e consome muita energia. O jeans sustentável usa apenas um quinto de água, energia e outras substâncias necessárias na produção do jeans convencional.

Dawn Ellams, coordenadora dos estudos, afirma que o novo método pode reduzir as emissões de carbono na indústria de roupas. Além disso, pode poupar boa parte da água que seria usada na confecção da versão comum.

O Tencel é mais sustentável porque é fabricado com fibras de Eucalipto. Ele também tem rendimento dez vezes maior que o algodão. Segundo Ellams, as questões sobre sustentabilidade relacionadas com a fabricação de peças de algodão já é algo compreendido. No entanto, o uso do algodão não mostra sinais que vai diminuir.

Outro ponto de destaque é que os pés de eucalipto não exigem o uso de pesticidas e irrigação artificial. Diferente do algodão, os genes não passam por manipulação.

A ideia de Ellams agora é descobrir como aprimorar e popularizar a nova técnica. Isso porque ela ainda é mais cara do que a confecção de tecidos com algodão.

http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/jeans-su...

Vanessa Daraya, de

Exibições: 1106

Responder esta

Respostas a este tópico

Dawn Ellams, bom dia!

Em 1998 foi o inicio da implantação do Tencel no Brasil, mesmos apelos, fibra natural da casca de madeira, reflorestamento, etc.

Participei da implantação no Brasil e das vendas destas bases para camisaria feita com 100% Liocel que na época era chamado de Tencel "artigos similares" pela Empresa Fantex (hoje extinta) que foi a pioneira no mercado na produção deste tecido, tecido este que exigia muitos cuidados na operação final de lavanderia com a fibrilação e desfibrilação enzimática.

Logo após em meados de 1999 as grandes fabricantes de Jeans e Sarjas no Brasil criaram bases para calças, jaquetas, saias, bases estas que eram desbotáveis e que permitiam o envelhecimento das peças, também feito com a fibra Liocel, diga-se hoje Tencel.

Não entendi quando você coloca "UM NOVO TIPO DE JEANS" "NOVO MÉTODO", sinto questionar, porém, esta matéria prima e tecidos já existem a mais de uma década no Brasil.

Att

Carlos Vicentini

Segundo Ellams, as questões sobre sustentabilidade relacionadas com a fabricação de peças de algodão já é algo compreendido. No entanto, o uso do algodão não mostra sinais que vai diminuir.

Aproveitando a discussão, alguém saberia dizer ao certo porque a fabricação de Tencel é menos poluente que o da Viscose, já que o processo é similar, ou seja, a polpa também é dissolvida por solventes químicos? E bem sabemos que a viscose tem um dos processos mais poluentes entre as fibras têxteis.

Aproveito para informar que a etexecologica.com.br fabrica denim reciclado!

Bom dia!, eu trabalho na Vicunha e a empresa tem à mais de 15 anos Denim feito com algodao reciclado, tramas com PET certificado, temos artigos que sao produzidos com una tecnologia particular e know how asociado que permite tingir sem usar agua para lavar.....temos isso à anos!!! ou seja, nao vejo nada de novo em produzir denim com Tencel...isso a gente faz a tempo!!!!

Muito boa a sua colocação Sr Pelleriti .

   Parabéns a Vicunha.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço