Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Líder da Pirelli opõe-se a críticas nacionalistas aos chineses

A Pirelli deverá tornar-se no quinto investimento dos chineses em empresas italianas.
Stephen Morrison/EPA

 

A proposta de compra da Pirelli pelos chineses da ChemChina está a gerar fortes críticas em território italiano. Os sindicatos alertaram desde logo para a saída de atividades do território transalpino. Uma crítica que mereceu a oposição de Marco Tronchetti, presidente executivo da fabricante de pneus, em declarações ao Corrierre della Sera, citadas pela France 24?.

"Uma verdadeira política industrial consiste em criar condições para atrair investimento que crie trabalho e impulsione o desenvolvimento tecnológico, alavancando a excelência, que felizmente continua a existir em Itália", sustentou em entrevista publicada esta terça-feira, 24 de março.

Tronchetti lembrou ainda que Itália está atualmente atrás de países como Espanha, Alemanha e Reino Unido, que conheceram forte investimento no setor automóvel nos últimos anos. "Porque existem estes problemas em Itália? A resposta não pode ser uma abordagem nacionalista, camuflada como uma política industrial", contestou o líder da fabricante italiana de pneus.

A China National Chemical Corporation (ChemChina) quer entrar entrar no capital da marca italiana de pneus, com uma oferta de 15 euros por ação, num total de 7,1 mil milhões de euros.

A operação da ChemChina deverá ocorrer através da unidade de fabrico de pneus deste grupo, comprando, numa primeira fase, os 26% da holding Camfin na Pirelli. O segundo passo prevê a criação de uma joint-venture para a compra do restante capital numa oferta pública de aquisição.

FONTE: http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/interior.aspx?content_id=4473328

Exibições: 55

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço