Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Lã Multiuso - Tecelagem italiana muda o foco e produz fio para absorver manchas de óleo no mar

Tecelagem italiana muda o foco e produz fio para absorver manchas de óleo no mar

A lã produzida na Itália, conhecida por fazer alguns dos ternos mais elegantes do mundo, vai também ajudar a limpar manchas de óleo no mar. É que os donos de uma tecelagem italiana perceberam que o tecido que produzem para roupas também tem utilidade para diminuir o estrago dos vazamentos de petróleo.

Foi depois de acompanhar o grande acidente de 2010 com a British Petroleum no Golfo do México, que os 3 irmãos que comandam a empresa de engenharia Tecnomeccanica Biellese, instalada em Biella (terra da grife Ermenegildo Zegna), resolveram fazer testes com sua lã. Aproveitando a experiência na criação de máquinas para as indústrias do ramo, eles desenvolveram um protótipo capaz de absorver óleo em grandes quantidades. E já têm um primeiro cliente. “Uma grande empresa petroleira do Kuwait já fez a primeira encomenda, que vai ser entregue em meados de 2012”, diz Mario Ploner, um dos sócios.

Toda lã absorve óleo e repele água, características importantes em caso de vazamentos no mar. O desafio da empresa foi basicamente criar uma versão mais resistente do que a usada nos ternos finos. Para isso usaram lã bruta, de fios bem grossos e sem o tratamento que a transforma em tecido para roupas. “Aplicamos alguns poucos produtos químicos e chegamos a um modelo capaz de absorver 10 vezes o seu peso em petróleo”, afirma Ploner. Melhor ainda: ela é reutilizável — basta espremer a massa de lã para que o óleo saia. Para conter um vazamento do tamanho do que poluiu o Golfo do México, seriam necessárias 10 mil toneladas do tecido.

Fonte:|http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI275356-17933,0...

Exibições: 249

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço