Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A COR
Só podemos perceber as cores quando temos luz. A luz emitida, seja pelo sol ou por uma lâmpada, contém todas as cores do arco-íris. A luz branca é constituída pela reunião de numerosas radiações coloridas que podem ser separadas.
A cor é o resultado do reflexo da luz que não é absorvida por um pigmento. Assim podemos perceber que a cor é uma sensação provocada pela luz sobre nossos olhos. A luz branca é constituída pela reunião de numerosas radiações coloridas que podem ser separadas.
A cor é o resultado do reflexo da luz que não é absorvida por um pigmento. Assim podemos perceber que a cor é uma sensação provocada pela luz sobre nossos olhos.
Para o químico e o artista e aqueles que trabalham com cores-pigmento, as cores primárias são vermelho, amarelo e azul, e a mistura dessas cores em igual quantidade resulta na cor preta ou cinza-neutro - síntese substrativa.
O sistema CMYK é usado nas gráficas para a impressão por fotolitos, nos jornais, revistas, livros, cartões e tudo o que é impresso. 
Podemos estudar as cores sob dois aspectos que estão diretamente relacionados, embora sejam aparentemente opostos: a COR-LUZ (aditiva) e a COR-PIGMENTO(subtrativa). 
Os dois extremos da classificação das cores: o branco, ausência total de cor, ou seja, luz pura; e o preto, ausência total de luz, o que faz com que não se reflita nenhuma cor. Não são exatamente cores, mas características da luz, que convencionamos chamar de cor.
Ao incidir nas gotas de água da chuva os raios da luz solar se decompõem em várias cores.As cores divididas nesse espectro (prisma, arco-íris...) são:
vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta — compõem o que é chamado de espectro visível da luz, que são frequências do espectro eletromagnético que notamos a olho nu. Existem milhões de outras cores diferentes na transição de uma cor para outra, mas com pequenas variações.
Estudos nos mostram a classificação das cores, são elas: primária, secundária e terciária.A qual gerará o círculo cromático e diante deste teremos também as cores complementares e análogas, além de muitos outros estudos e definições. 
New Look revisto por Galliano para a Dior.
Os artistas, designers e arquitetos usam as cores para alterar nossa percepção.
As cores podem se combinar para geração de vários efeitos. Pode-se conseguir, com correta combinação, um ambiente mais calmo, a partir de cores mais suaves, em porcentagens de cores proporcionais e relacionadas.
CORES ANÁLOGAS
São cores que, no círculo cromático, estão próximas e são similares umas às outras. Trabalha-se com cores análogas para desenvolver escalas de uma mesma cor (degradé) ou montar composições com poucos contrastes.
Mona Lisa, de DaVinci. Melhor exemplo de cores análogas.

Cores análogas na coleção de Galliano para a Dior.

Cores análogas na coleção de Galliano para a Dior.

Cores análogas na coleção de Galliano para a Dior.
 CORES COMPLEMENTARES
São cores que, no círculo cromático, são opostas umas às outras. A acepção dessas cores varia dentro da ciência das cores, na arte e no processo de impressão.
Cores complementares na coleção de Galliano para a Dior.

Cores complementares na coleção de Galliano para a Dior.

Cores complementares na coleção de Galliano para a Dior.
A PSICOLOGIA DAS CORES
Na cultura ocidental,  as cores possuem significados distintos.  Estudos apontam que as cores podem provocar lembranças e sensações às pessoas.
Na passagem de ano, por exemplo, coloca-se roupas com cores específicas para, no ano seguinte, obter o que a cor representa.
A PSICOLOGIA DAS CORES
Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;
Vermelho: paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução, "pare";
Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde;
Ciano: tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;
Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;
Roxo:velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;
Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;
Alaranjado: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição, união;
Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;

Castanho: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.

Fonte:|http://regisdesigner.blogspot.com/2011/06/laboratorio-de-criativida...

Exibições: 2510

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço