Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Launchmetrics: Instagram reina em pleno nas indústrias da moda, estilo de vida e beleza

O último relatório de dados da Launchmetrics destaca a importância do Instagram nos setores da moda, estilo de vida e beleza (FLB) e revela as marcas mais poderosas da plataforma.


O Instagram reina em pleno nas indústrias da moda, estilo de vida e beleza - Launchmetrics


Este estudo, conduzido em colaboração pela a Launchmetrics, um fornecedor de Brand Performance Cloud alimentado por IA, e pela Lyst, a maior plataforma de compras de moda do mundo, investiga os desafios de envolver os consumidores modernos através de vários canais, decifrando as complexidades competitivas e sublinhando a influência do Instagram.

Instagram reina em

 

supremacia

Num cenário de redes sociais em rápida evolução, marcado pela ascensão meteórica de plataformas como o TikTok e a transformação do X (antigo Twitter), uma constante permanece: o Instagram reina como a principal plataforma para amplificação de marca.

O relatório revela que, apesar das perturbações causadas pelo TikTok, o Instagram manteve a sua supremacia, ostentando o maior valor de impacto mediático (MIV) no primeiro semestre de 2023. A análise de dados considerou mais de 3.500 marcas de moda, estilo de vida e beleza e revelou que estas entidades geraram coletivamente 16,9 mil milhões em MIV somente através do Instagram. Isto traduz-se numa quota substancial de 57,7% de todas as oportunidades de construção de marca social, superando os seus concorrentes.

Atrás do Instagram, o Facebook emergiu como a segunda plataforma com maior desempenho, acumulando 3,5 mil milhões de dólares, enquanto o YouTube e a RED disputaram de perto a terceira posição, com um MIV total de 2 mil milhões de dólares.

“O Instagram continuará a aumentar a sua influência na estratégia da marca. Deixamos de ser um canal que as marcas começaram a incorporar na sua estratégia como “crédito extra”, para marcas com equipas internas completas em torno do conteúdo e das experiências que se podem criar na nossa plataforma, para marcas nativas do Instagram formando e sendo capazes de se estabelecerem como empresas de sucesso apenas por causa da nossa plataforma”, disse Eva Chen, vice-presidente de Parcerias de Moda da Meta.

“Acreditamos que esta trajetória continuará, desde que sejamos capazes de continuar a adaptar-nos às tendências emergentes e a construir novas funcionalidades com base na forma como a próxima geração pretende conectar-se online.”

Moda assume liderança



O relatório também destaca a influência específica do Instagram no setor. O segmento de Moda emergiu como líder, acumulando coletivamente 8,7 mil milhões de dólares em MIV durante o primeiro semestre do ano, dobrando os resultados do segundo colocado setor de beleza.

Os valores médios do MIV revelam que tanto a moda como o sportswear se destacaram, reportando um valor médio de mais de 8.000 dólares por veiculação. As taxas de engajamento para conteúdo de moda foram 30% superiores às de beleza, destacando amplas oportunidades de alto valor nesses segmentos, embora dentro de um cenário intensamente competitivo.

O segmento de luxo dentro da moda também se destacou, representando 48% da participação da moda no MIV, com forte procura por conteúdo de moda de luxo. As roupas desportivas, também impulsionadas pelo segmento de luxo, lideraram o impacto de MIV médio por veiculação, a 8.700 dólares por posts.

Em contrapartida, o setor da beleza reportou o MIV médio mais baixo por colocação. A previsão é que o conteúdo de media mista, incluindo podcasts, dominará a criação de conteúdo, oferecendo novos caminhos para menções à marca e potencialmente elevando o valor médio dos posicionamentos de beleza.

Por segmento, na categoria moda, a Dior, Chanel e Zara compõem as três marcas mais poderosas do Instagram, seguidas pela Prada e Gucci.

Influencers e media própria colidem



O relatório enfatiza o papel dos influencers na formação do conteúdo nos setores FLB no Instagram, mas observa o surgimento do conteúdo próprio, desenvolvido diretamente pelas marcas, como um concorrente significativo. As marcas estão a investir mais no seu próprio conteúdo, com a media própria a alcançar um MIV 40% maior em beleza e 16% mais em moda, em comparação com 2022.

Os influencers continuam a ser uma voz forte em todos os segmentos do Instagram, acumulando um total de 6 mil milhões de dólares no MIV durante o primeiro semestre do ano. A media própria está apenas 4% atrás dos influencers na disputa por uma participação maior no MIV.

O relatório esclarece as disparidades regionais na acumulação de MIV. Em quase todos os setores, os Estados Unidos emergiram como o principal impulsionador da quota de MIV, à exceção do setor do luxo, onde a EMEA (Europa, Médio Oriente e África) assumiu a liderança. Esta tendência regional reflete as raízes históricas e o crescimento contínuo do mercado de luxo. Na verdade, o valor de mercado do luxo deverá ultrapassar os 560 mil milhões de dólares até ao final de 2023.

O relatório também destaca a influência de certas marcas que obtiveram cobertura significativa da media. Notavelmente, a Air Jordan, em conjunto com a Nike, demonstrou o poder dos patrocínios desportivos estratégicos e dos embaixadores na condução do MIV muito depois da parceria inicial.

POR

Jennifer Braun

https://pt.fashionnetwork.com/news/Launchmetrics-instagram-reina-em...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 31

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço