Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Lavanderias de Caruaru devem inovar tecnologicamente para evitar poluição

Os donos de lavanderias industriais devem se adequar ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a categoria e a circunscrição do Ministério Público de Pernambuco, em Caruaru, Agreste. Os empresários já tiveram acesso às 77 recomendações - indicadas pelo grupo. "Com a entrega dos TACs encerra-se a fase de discussões. As empresas deverão cumprir os prazos até a total regularização", conforme divulga a assessoria de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município.

Prazos passam a valer a partir do momento em que todos assinarem o termo. (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)
Período de discussões encerrou, conforme frisa
promotora (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)

"Os empresários puderam escolher entre: permanecer onde estão, porém se adequando a todas as normas exigidas; mudar para o Distrito Têxtil; mudar para outro lugar, desde que dentro das prerrogativas da lei; ou encerrar as atividades", detalha a assessoria. O calendário de cumprimento do TAC é específico para cada categoria e não foi divulgado. Foi adiantado que, até o momento, 22 empresários que atuam no ramo decidiram mudar as instalações para o Distrito, 15 optaram por manter as atuais e seis deles afirmaram que irão migrar para local distinto. Houve quem afirmasse que as atividades serão encerradas ou que estão em processo de fechamento - 13 e 21 deles, respectivamente.

“É importante que todos os proprietários de lavanderias lembrem que mesmo com esses prazos, suas empresas devem, desde já, seguir funcionando dentro das normas técnicas que pede a lei. As discussões acerca do tema vêm sendo levantadas há muitos anos. Todos sabiam que essa hora iria chegar, por isso agora vamos partir para o acompanhamento e a fiscalização”, frisou a promotora de justiça Gilka Miranda, também por meio da assessoria.

O presidente da Associação de Lavanderias de Caruaru afirmou que a instituição irá auxiliar os sócios durante o processo. “Entendemos nossa responsabilidade e a necessidade de nos adequar", comentou Joanício de Melo ainda pelo departamento.

Adequações
Todas os TACs firmados visam à adequação tecnológica do maquinário, a fim de que a poluição seja evitada, conforme explicou ao G1 o analista jurídico Sérgio de Castro, da Promotoria do Meio Ambiente.
"São muitas as especificações técnicas, a exemplo do nível máximo permitido de emissão de CO2 [gás carbônico] no ar, para isso, deve-se chamar um técnico para investir em adequação de esgotamento sanitário ideal, por exemplo".

Projeto
A assessoria de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município divulgou que "o pré-projeto do Distrito Têxtil, onde ficam os terrenos a serem doados para instalação das empresas, já está pronto". O espaço conta com 35 hectares. “Vamos realizar uma reunião, ainda no mês de maio, com as empresas que escolheram ir para o Distrito e as instituições responsáveis pela distribuição dos insumos e infraestrutura, para que possamos deixar claro o que será responsabilidade de cada envolvido”, divulgou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Erich Veloso, pela assessoria.

Fiscalização
Um comitê de monitoramento deverá acompanhar as empresas durante o processo de adequação, além de fiscalizar as que permanecerão em situação irregular. Este grupo será coordenado pelo Ministério Público com a participação da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Vigilância Sanitária e Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico.

FONTE: http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2015/04/lavanderias-d...

Exibições: 469

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço