Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Legislativo Homenageia Empresas do Setor Têxtil de Blumenau e Região

Reconhecimento à importância e ao potencial da indústria têxtil catarinense, segundo maior pólo têxtil do Brasil, foi o propósito da homenagem realizada ontem (25), em Blumenau. Em solenidade, que lotou as dependências da Câmara Municipal, a Assembleia Legislativa, por solicitação da deputada Ana Paula Lima (PT), enalteceu o setor, que em Blumenau e região possui aproximadamente 4,5 mil empresas, com 65 mil trabalhadores diretos, em 18 municípios. Segundo a parlamentar, é com enorme satisfação que o Legislativo homenageia os empreendedores que transformaram a indústria têxtil catarinense em referência para todo mundo com destaque na produção de malhas, cama, mesa e banho.

Representante da região no Parlamento catarinense, Ana Paula classificou Blumenau como berço da indústria têxtil da América Latina. "Há mais de 100 anos o município recebe a instalação de empresas como a Hering, Karsten, entre outras com menor idade, mas de extrema importância para o setor, que expandiram-se para o Brasil e para o mundo". Segundo a deputada, o setor é uma referência para o desenvolvimento de Santa Catarina, cujos desbravadores revolucionaram o mercado têxtil de cama, mesa, banho e camisaria, levando o nome de Blumenau para o mundo, revelando a potência do segmento para os demais estados brasileiros. "A indústria têxtil blumenauense marcou e marca a história nacional pelo pioneirismo, pela capacidade de renovar incessantemente na formação de uma cadeia produtiva de excelência e também pelo fomento de lideranças nacionais nos setores que atua", lembrou.

Para o deputado Ismael dos Santos (PSD), a indústria têxtil de Santa Catarina representa para a economia brasileira um extremo potencial, não só pela sua perspectiva sempre intensa marcando o PIB catarinense, mas por sua história. "Nossa homenagem é especial aos pioneiros e empreendedores que, principalmente no século XX, fizeram a diferença na região. Estes trabalhadores de fato fizeram a diferença e até hoje continuam dando a região do Vale de Itajaí esse destaque não só no âmbito nacional, mas também no âmbito internacional", salientou. Já o deputado Jean Khulmann (PSD) ressaltou que a homenagem reconhece a atividade desses trabalhadores. "Com empreendedorismo nosso estado entrou para o cenário competitivo e se manteve graças à dedicação e a qualidade dos produtos do nosso setor têxtil", comentou.

Em nome dos homenageados, Ulrich Kuhn, presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), declarou ser uma honra representar um setor tão qualificado e significativo não só economicamente, mas historicamente para Santa Catarina. "Somos o segundo estado na importância da indústria têxtil brasileira, almejando a liderança em cama, mesa, banho e malharia. Estar inserido como representante deste setor é sem dúvida muito gratificante", frisou. De acordo com Kuhn, a indústria têxtil catarinense abrange uma ampla dimensão, com 290 mil empregados diretos e indiretos, sendo 8% da mão de obra brasileira, sendo no campo de manufaturado líder individual. "Isso nos orgulha e motiva para sempre buscar se manter nesta posição", destacou. (Tatiani Magalhães)

Empresas Homenageadas:

Hering - 132 anos

Karsten - 130 anos

Altenburg - 90 anos

Sulfabril - 65 anos

Dudalina - 55 anos

Sintex - 60 anos

Fonte:|http://al-sc.jusbrasil.com.br/noticias/3101024/legislativo-homenage...

Exibições: 186

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço