Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A Lenzing apresentou uma nova solução que mitiga o amarelecimento de tecidos e vestuário feitos com fibras celulósicas produzidas a partir de polpa de madeira durante processos de moldagem a alta temperatura.

[©Lenzing]

Nesta primeira fase, a solução está direcionada para vestuário interior, devendo depois ser expandida para vestuário exterior e pronto-a-vestir. A Lenzing está igualmente a preparar os próximos passos para explorar outras potenciais aplicações, como os processos de colagem a quente das peças de vestuário e os processos de confeção no seamless que envolvem fitas adesivas seladas a quente e máquinas de termocolagem para substituir as costuras tradicionais.

«A descoloração tem sido um problema persistente para a indústria», explica Rex Mok, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de fibras técnicas da Lenzing. «Através da inovação contínua e colaboração de perto com parceiros produtores de malhas, respondemos não só a um desafio técnico comum, mas também melhoramos a sustentabilidade na cadeia de valor com o potencial de aumentar a utilização de fibras vegetais em roupa de uso interior e outdoor. A mais recente inovação tecnológica também é explicita em relação aos esforços da Lenzing para melhorar e alargar a aplicação de fibras celulósicas, como o liocel Tencel e modal, que são derivadas de madeira de fontes sustentáveis e produzidas com processos ambientalmente responsáveis. Isso faz parte do nosso compromisso mais vasto para impulsionar o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor têxtil», acrescenta.

Possibilidades alargadas

Os problemas de descoloração e amarelecimento causado pela moldagem a elevada temperatura foram, tradicionalmente, inevitáveis durante o processo de produção de vestuário. Embora possam ser usados químicos para minimizar a descoloração em fibras sintéticas, este método não funciona de forma tão eficiente em fibras celulósicas à base de madeira. Com a solução da Lenzing, refere a empresa austríaca, este problema é mitigado durante a produção e tingimento de peças de vestuário de cores claras.

«Aproveitando esta inovação, os parceiros da Lenzing podem agora beneficiar da adoção de um espectro mais vasto de cores e tonalidades, trazendo uma oferta de tecidos e vestuário mais diversificada às marcas de consumo», destaca a empresa austríaca.

«Os nossos clientes têm sido positivos em relação à melhoria visível das questões de amarelecimento nos tecidos durante o processo de moldagem a elevada temperatura. A solução de processamento e apoio técnico da equipa da Lenzing tornaram a nossa vida mais fácil, permitindo-nos encontrar o melhor para diferentes combinações de tecidos e cores», salienta Li Wei, diretor de desenvolvimento de produto.

Durante a fase inicial, a tecnologia vai ser usada na produção de lingerie e shapewear seamless, com uma estratégia proativa para introduzir a tecnologia em vestuário de outdoor e pronto-a-vestir. Vestuário impermeável, à prova de vento, casacos e outro tipo de peças à prova de água que são produzidos sem costuras ou com termocolagem também vão beneficiar de um aumento das possibilidades de cores e design, resume a Lenzing.

https://portugaltextil.com/lenzing-soluciona-descoloracao-de-fibras...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 36

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço