Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Levi’s encontrou uma maneira de fazer o cânhamo parecer algodão

Com a legalização do cânhamo nos Estados Unidos em dezembro passado, a indústria vem crescendo e valerá US$ 13,03 bilhões até 2026. O cânhamo tem inúmeras aplicações industriais entre elas as roupas sustentáveis. A marca Levi Strauss & Co. fez um progresso significativo em fazer isso acontecer. Em março, a Levi’s estreou uma colaboração com a marca Outerknown, que inclui um par de jeans e jaqueta feitos de uma mistura de 69% de algodão e 31% de cânhamo que parece algodão. Por que isso é significativo?

O cânhamo, uma planta de cannabis com uma quantidade insignificante de THC, usa significativamente menos água e produtos químicos do que o algodão. Ao contrário do algodão, no entanto, o material é difícil de trabalhar. As fibras de algodão em sua camisa são derivadas de um chumaço fofo de celulose em cima de uma planta, enquanto fibras de cânhamo vêm de um tronco alto e resistente.

“É uma fibra mais dura e longa”, disse Paul Dillinger, chefe de inovação global de produtos da Levi, ao Business Insider. “Não quer ser transformada em algo macio. Quer ser transformada em corda.” A Levi’s descobriu uma maneira de tornar as fibras de cânhamo macias e capazes de se misturar com o algodão, mas de uma maneira que usa significativamente menos água do que o processo usado para transformar as plantas de cânhamo em um material áspero. “É ótimo que esteja entrando em ressonância com o consumidor, mas é mais importante que ele esteja ajudando a tornar nossa cadeia de suprimentos à prova do futuro”, disse ele.

Dillinger explicou que esse é um projeto de pesquisa significativo que continuará por anos, em vez de um projeto que resulta apenas em alguns produtos de nicho de alta qualidade. “Nossa intenção é levar isso ao âmago da linha, misturá-la à linha, para fazer disso parte do portfólio da Levi’s”, disse ele. A Levi’s continua a trabalhar para melhorar a qualidade de seu cânhamo-algodão e em cinco anos, a empresa espera ter roupas feitas 100% de cânhamo com toque de algodão.

Dillinger disse que a necessidade de alternativas de algodão tornou-se aparente quando se olha para a trajetória de crescimento da demanda de algodão em comparação com o acesso à água doce necessária para seu cultivo e processamento. A Levi’s descobriu pesquisas de ponta na Europa, onde o cânhamo industrial já era legalmente industrializado em muitos países. A Levi’s não revelou seus parceiros ou detalhes de suas descobertas, exceto para dizer que tinha um material pronto para o mercado depois de três anos.

Quando a Levi’s encontrar uma maneira de fabricar roupas 100% de cânhamo com toque de algodão, esperam retirar mais de 2/3 do impacto total da água na roupa. Isso economiza muita água doce.  Mas a Levi’s não pretende substituir totalmente o algodão ou revolucionar a indústria da noite para o dia. Para fazê-lo corretamente, restam muitos anos de pesquisa e desenvolvimento. Além disso, é provável que o cânhamo seja apenas uma das várias alternativas naturais ao algodão.

A ideia é que a roupa de cânhamo, seja uma mistura com algodão ou por si só, não vai ser uma moda passageira. Dillinger disse que, embora não possa falar em nome da empresa, pessoalmente, ele não está muito preocupado com a comercialização de roupas de cânhamo, porque o ideal é que os clientes nem percebam a diferença.

Exibições: 733

Responder esta

Respostas a este tópico

Além disso, é provável que o cânhamo seja apenas uma das várias alternativas naturais ao algodão.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço