Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Algodão. É a fibra natural mais amplamente produzida para têxteis, compreendendo cerca de um quarto da produção têxtil global e, de acordo com a fundação Ellen MacArthur, as plantações de algodão consomem cerca de 2,5% das terras cultiváveis ​​da Terra. À medida que exploramos os pontos problemáticos e as possibilidades do nosso mundo material, Marzia Lanfranchi, fundadora e diretora do Diário de Algodão responde a nossas perguntas ardentes sobre o algodão e corrige alguns grandes equívocos.

 

ALGODÃO E ÁGUA

Quero começar observando que existe uma percepção comum de que o algodão é uma “ colheita sedenta ” (também alimentada no Reino Unido pelo documentário recente de Stacey Dooley, “Fashion Dirty Secrets”).

Eu só descobri isso durante minhas viagens com o Cotton Diaries, porque se havia algo que enfurece os especialistas técnicos em algodão é esse mito " algodão = colheita sedenta ".

Vamos esclarecer: sim, o algodão requer água (como todas as culturas), mas na verdade é considerado uma cultura do deserto, com um sistema radicular profundo ideal para climas áridos. O algodão usa aproximadamente a mesma quantidade de água que outras culturas de verão. É tolerante à salinidade e à seca e usa menos água que arroz, milho, soja e muitas hortaliças.

As principais questões de sustentabilidade com algodão e água vêm de práticas de manejo: esgotamento da água (somente algodão irrigado), salinização do solo (geralmente associada ao algodão irrigado) e poluição da água, incluindo a eutrofização (relevante para a produção de algodão irrigado e de sequeiro).

As práticas de gerenciamento são frequentemente ditadas por várias circunstâncias específicas da geografia, que incluem acesso à água, chuvas e clima, mentalidade, acesso à tecnologia moderna, finanças, legislação estadual ...

A questão do algodão e da água é algo que não deve ser simplificado pela indústria da moda e pelos consumidores, basta mudar para uma safra alternativa de produção de fibra, onde podemos encontrar outro conjunto de problemas.

Vamos nos esforçar para produzir menos, mas melhor, e economizar água quebrando silos em nossa cadeia de suprimentos (da semente à prateleira), alimentando um entendimento mais profundo e uma colaboração saudável.

 

 

ALGODÃO: SOLO E CARBONO

As práticas convencionais de cultivo de algodão danificam e degradam o solo com práticas como o uso excessivo e indevido de insumos químicos (pesticidas, herbicidas e fertilizantes), lavoura e produção agrícola monocultura.

Pesticidas e fertilizantes, quando usados ​​de maneira inadequada, podem diminuir seriamente a fertilidade do solo. A produção e o uso de fertilizantes podem contribuir para as emissões de gases de efeito estufa.

Dito isto, se práticas regenerativas forem implementadas (lavoura de conservação, culturas de cobertura, rotação de culturas, consorciação, adubo ...) através do cultivo de algodão, temos a oportunidade de restaurar o solo e até seqüestrar carbono da atmosfera.

 

ALGODÃO E PESSOAS

O algodão também tem uma pegada humana. Os desafios socioeconômicos no cultivo convencional de algodão incluem: más condições de trabalho, trabalho infantil e trabalho forçado; altas dívidas para os agricultores devido ao uso pesado de insumos caros, como pesticidas e fertilizantes, que também causam grandes problemas de saúde nas comunidades agrícolas; baixa renda dos agricultores sob ameaça constante da volatilidade do mercado global e desigualdade de gênero que impede o desenvolvimento inclusivo nas comunidades de cultivo de algodão.

Apesar desses desafios, o algodão ainda fornece aos agricultores uma renda em dinheiro, que, juntamente com as culturas de subsistência, pode pagar por materiais de construção, propinas escolares e outras necessidades domésticas. Se cultivado de forma sustentável, o algodão pode dar a milhões de cotonicultores em todo o mundo uma renda decente e ajudá-los a melhorar suas vidas.

 

 

NORMAS DE ALGODÃO E SUSTENTABILIDADE

Estou muito exausto com as polarizações de padrões e certificações. Acho que deveríamos falar sobre a BCI “com” e não “vs.” Orgânica (OCS, GOTS, Regen Organic) e “com” muitos outros padrões (e marcas).

Não devemos falar sobre padrões de sustentabilidade que competem entre si; há muito o que fazer para formar uma coalizão que luta não entre si, mas contra as práticas prejudiciais de produção de algodão convencional amplamente difundidas. Encontre um espaço em que aprendizados compartilhados e colaboração mutuamente benéfica sejam priorizados para resolver nossos desafios presentes e futuros.

Todos os padrões sustentáveis ​​de algodão podem ser atacados - como foram recentemente - porque todos fizeram suas trocas, todos têm bons e maus ...

Orgânico representa uma porcentagem muito pequena (cerca de 0,7% da produção mundial de algodão - de acordo com a Bolsa Têxtil ), mas ainda consegue práticas pioneiras e cria mentalidades incrivelmente inovadoras, mas apresenta desafios com a disponibilidade de sementes de qualidade, contaminação, acesso a insumos orgânicos de qualidade para controle de pragas e ervas daninhas, sistema burocrático pesado para administradores… Para os agricultores, são anos de lutas, como para o produtor orgânico que filmei no Novo México, que graças a clientes inovadores como Eileen Fisher ou seus Os compradores japoneses mantêm sólidas relações comerciais duradouras. (ligação)

A BCI adotou o mainstream do algodão sustentável, eles alcançaram uma impressionante participação de mercado em comparação com o orgânico (eles não estão tão longe de atingir sua meta de 30% da produção global de algodão até o final de 2020), conseguiram obter muitas marcas que eles de outra forma não se inscreveriam em orgânicos ... Dois dos principais argumentos que ouço contra a BCI são: primeiro, ele se baseia em um sistema de balanço de massa que, por um lado, fornece sistemas de segregação e burocracia menos complexos e permite a adoção mais rápida, por outro lado, não fornece rastreabilidade completa até a fazenda, pelo que entendi. E a segunda é que ela é neutra em tecnologia, o que significa que eles aceitam algodão OGM, que atualmente representa 80% da área global de algodão. - mas minha pergunta seria: sem balanço de massa e sem permitir sementes geneticamente modificadas, seria possível alcançar a maioria das marcas e a maioria dos agricultores?

Existem muitos outros desafios que a Organic e a BCI estão enfrentando e estão longe de serem perfeitos, mas eu gostaria de ignorar esse argumento, por enquanto.

O algodão é cultivado em muitos países diferentes e, devido à diversidade de sistemas agrícolas nas diferentes áreas geográficas, a especificidade dos desafios de sustentabilidade localmente não permite o desenvolvimento de um padrão de ouro único para todos.

Embora minha utopia ainda tenha objetivos comuns mensuráveis ​​em todos os padrões e regiões, sinto que estamos longe disso e ainda duvido que isso fosse possível e que não seria desenvolvido rápido o suficiente para enfrentar nossos desafios urgentes.

Meu argumento é que o BCI, o orgânico e muitos outros padrões sustentáveis ​​de algodão são apenas um ponto de partida para as marcas. As marcas têm a vantagem de serem mais ágeis e se moverem mais rapidamente do que os padrões e não devem confiar apenas nelas, mas sim usá-las como ferramentas e referências para implementar sua própria due diligence. Meu convite para todas as marcas é ir além dos padrões, conhecer realmente sua cadeia de suprimentos até a fazenda ou até as sementes - se possível - e garantir que suas fontes sejam seguras para as comunidades agrícolas e para o meio ambiente.

 

 

EMPURRAR PARA MUDAR

Antes de perguntar às marcas, digamos que nós, como consumidores-cidadãos, devemos nos perguntar se precisamos de outro produto de algodão (barato) extra e, se realmente o fizermos, procuramos e exigimos a mais alta qualidade que logo não se tornará obsoleta.

Para as marcas, precisamos solicitar a transparência geral da cadeia de suprimentos, para ter uma abordagem de due diligence que vá além das certificações e padrões. As marcas precisam estar ativamente envolvidas para garantir que seu produto seja seguro para as comunidades agrícolas que o produzem e para o meio ambiente ao nosso redor.

Portanto, devemos pedir às nossas amadas marcas que conheçam completamente seus produtos até o nível de sementes e perguntar como elas estão garantindo que estão investindo no apoio a longo prazo dos ecossistemas e na segurança da comunidade agrícola. Além disso, acho importante que as marcas exibam boas instruções sobre como cuidar de nosso item. Se você não sabe, pergunte a eles.

Primeiro, observe a qualidade da sua roupa de algodão. Se você quer fazer a diferença, como consumidor, apóie as marcas que conhecem e estão dispostas a lhe dizer de onde vem o algodão - não apenas aquele que tem um logotipo de certificação ou uma declaração vaga no rótulo.

Um último comentário: acredito firmemente que o algodão, se bem feito, pode ser uma boa opção (não a única) em nosso portfólio de fibras sustentáveis.

Por Marzia Lanfranchi

https://www.fashionrevolution.org/lessons-from-the-cotton-diaries/

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