Em julho, lançamos a oitava edição do Índice de Transparência da Moda , ferramenta que utilizamos para incentivar as maiores marcas e varejistas de moda do mundo a divulgarem mais informações sobre suas políticas, práticas e impactos socioambientais, em suas operações e cadeia de suprimentos.
A crise climática está crescendo em intensidade e urgência, mas ainda não estamos vendo ação suficiente da indústria da moda para abordar seu papel na exacerbação dessa crise. É por isso que, este ano, introduzimos um novo indicador para entender a dependência do carvão pelas principais marcas. Poucas marcas (6%) divulgam a proporção de sua cadeia de suprimentos que é movida a carvão e quais regiões geográficas ainda dependem de combustíveis fósseis, pintando um quadro pouco claro da escala do problema que enfrentamos. Como as marcas podem manter seus compromissos de descarbonização se não podem, ou não querem, divulgar quanto carvão estão usando para começar?
Outro novo indicador que introduzimos este ano analisa o investimento das marcas na descarbonização, para nos ajudar a entender quais ações as marcas estão realizando para apoiar ativamente seus fornecedores em sua transição verde. A transição verde refere-se às mudanças que alcançarão uma produção sustentável para que a indústria da moda não coloque mais em risco o planeta, mudanças como a mudança para energia renovável e redução da dependência de tecidos derivados de combustíveis fósseis. Infelizmente, apenas 9% das grandes marcas de moda divulgam seu investimento na descarbonização, o que levanta a questão; se as marcas não estão investindo em seus compromissos de sustentabilidade, quem está?
Para entender melhor essa questão, convidamos vários especialistas do setor e partes interessadas para discutir a transição verde, para fornecer informações sobre como as marcas podem se preparar para essa mudança e como podem apoiar seus fornecedores durante todo o processo. Aqui, você pode explorar alguns pontos de vista apresentados no Índice de Transparência da Moda 2023.
RUTH MACGILP
Gerente de campanha de moda, a ação fala mais alto
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De acordo com o Apparel Impact Institute, a maioria das emissões de gases de efeito estufa pelas quais as marcas de moda são responsáveis são produzidas em sua cadeia de suprimentos, concentradas na produção de materiais e no estágio de processamento. Isso significa que, embora seja promissor ver algumas marcas no Índice deste ano se comprometendo com a energia renovável em suas próprias operações por meio do RE100, sem ação para construir ou adquirir energia eólica e solar local e adicional no nível de fabricação, a indústria da moda falhará para cumprir suas metas climáticas. Na Action Speaks Louder, fechamos essa lacuna de dizer e dizer mobilizando comunidades que são prejudicadas pelo greenwashing corporativo. Na maioria das vezes, descobrimos que as equipes de sustentabilidade das marcas são cegas para a realidade do que será necessário para atingir suas próprias metas climáticas: uma revisão total do sistema de energia que alimenta suas cadeias de suprimentos. Para mudar o dial, precisamos ver compromissos ousados e voltados para o público para construir e adquirir energia limpa e renovável.
Surpreendentemente, poucas marcas divulgam o mix de energia em sua cadeia de suprimentos, detalhes sobre a aquisição de energia renovável ou mesmo o que constitui suas emissões de escopo 3, tornando impossível examinar a viabilidade de seus compromissos climáticos e reivindicações de sustentabilidade. Essa perigosa falta de transparência deixa espaço para brechas e falsas soluções, como combustão de biomassa, compensação de carbono e créditos de energia renovável que permitem que as emissões continuem como de costume. Como muitas questões exploradas no Índice, o desafio da descarbonização é sustentado por um desequilíbrio de poder profundamente falho entre compradores e fornecedores. As metas climáticas não são apenas algo para se espalhar em um relatório de impacto, enquanto fazendas, fábricas e usinas precisam juntar os cacos. Em vez disso, a implementação de uma estratégia de descarbonização bem-sucedida requer o financiamento, assistência técnica e ferramentas de política que permitem aos fornecedores investir nas soluções mais eficazes. O Asia Garment Hub chama essa abordagem de 'liderada pelo fornecedor, apoiada pela marca'.
As marcas nos dizem que o caminho para 100% de energia renovável não é 100% claro. Mas isso não é verdade. As tecnologias limpas estão todas comercialmente disponíveis se a grande moda colocar o poder de compra para trás e se comprometer com a transparência sobre seu progresso. As marcas que não o fizerem, mas continuarem a afirmar que têm credenciais climáticas, perderão a confiança de seus clientes e da sociedade civil em geral.
ALIA LODHI
Diretor, Inter Market Knit (pvt), Ltd. Lahore, Paquistão
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