![Christian Louboutin, Yves Saint Laurent](http://media.fashiongroup.com/fashionmag/newsletters/images/20110810/27612.jpg)
Depois de quatro meses de polêmicas e discussões, chega ao fim a batalha judicial envolvendo o designer Christian Loubotin
e a grife Yves Saint Laurnt
. A briga fashionista envolvia os cobiçados calçados com solado vermelho, uma das marcas registradas do sapateiro francês. De acordo com o designer, a famosa maison estaria "copiando" sua mais conhecida criação na linha 'Palais', que mostra sapatos de verão com o componente na cor em questão.
De acordo com agências internacionais, a corte de Nova York afirmou que Louboutin
foi incapaz de provar que a sola de suas criações era oficialmente registrada como propriedade da grife. “Na indústria de moda, a cor serve como um ornamento, e tem função de estética vital para acirrar a concorrência", sentenciou o juiz Victor Marrero. Entre as expressões utilizadas no processo estão "violação de marca comercial" e "competição desleal".
Louboutin pedia um milhão de dólares de indenização, além da retirada imeditada dos produtos das lojas da grife concorrente. Diante da acusação, a Yves Saint Laurnt
levou para o tribunal informações históricas para provar que o estilista não é o inventor das famigeradas solas vermelhas, patenteadas como sua criação em 2008. O argumento apresentado foi de que os sapatos existem desde 1600 e já foram usados por figuras como o rei francês Luís XIV e a personagem Dorothy no filme 'O Mágico de Oz'.
ACUSAÇÃO - O estilista francês também acusa a marca brasileira de calçados e acessórios Carmen Steffens
. A alegação é a mesma: de que a conhecida sola vermelha - característica da grife - teria sido copiada. A empresa francana se defende da acusação e afirma que está reunindo provas para mostrar que utiliza o componente em diferentes tonalidades há muitos anos, bem antes do designer o patentear.