Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

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Vamos tirar o chapéu à equipa criativa masculina da Vuitton: sem diretor artístico durante um ano, conseguiu oferecer-nos um desfile sensacional, no frio glacial da tarde de quinta-feira (19 de janeiro).
 


Louis Vuitton - outono-inverno 2023/2024 - Prêt-à-porter masculino - França - Paris - © ImaxTree


Pelo menos tiveram todos a oportunidade de vir cumprimentar a audiência durante o final, sob a liderança de Colm Dillane, conhecido por KidSuper, e que acaba de completar uma temporada de colaboração com a Louis Vuitton. Todos posaram com Rosalía, a cantora catalã que acabava de fazer uma performance eletrizante no palco.

Um flash mob de pré-adolescentes enlouquecendo do lado de fora do desfile, onde dois mil fãs gritavam toda a vez que um rapper, ator ou artista saía de uma limusine. No interior, uma enorme decoração composta por vários cómodos interligados, de sala à sala passando pela cozinha, lembrava os das novelas voltadas para o público jovem. Foi Euforia no Louvre.

Quando chegamos ao quarto, a cantora Rosalía entrou ao vivo: depois de cantar empoleirada num carro, contorceu-se como o diabo na cama, enquanto os modelos em tops passavam na frente dela para fazer uma pose em frente ao fosso dos fotógrafos .

Essa é a grande reviravolta da Vuitton, cujo CEO Robert Burke – ultrachique num impecável fato preto – veio fazer um tour pela primeira fila, na sua última temporada masculina. Após uma década de brilhante sucesso à frente da marca de luxo mais lucrativa do mundo, Robert Burke sobe um andar, para trabalhar em projetos especiais diretamente com o próprio rei do luxo, o patrão da LVMH Bernard Arnault. O seu sucessor, Pietro Beccari, deixará a Dior em breve para assumir o seu cargo na Vuitton.

"Não se preocupe, não vou longe", sorriu Robert Burke, exibindo uma nova barba e bigode, à la Van Dyke.



Louis Vuitton - outono-inverno 2023/2024 - Prêt-à-porter masculino - França - Paris - © ImaxTree


Regressando à passerelle, a coleção abriu com fatos. Porque a Vuitton de Robert Burke também se tornou uma excelente fonte de fatos: nesta estação, os casacos são precisos e as calças são enormes. Todos cortados com dardos e fendas ligeiramente deslocados, e complementados por algumas faixas de tecido bastante impressionantes, e de um modo geral bastante magistral. Até aquele fato extravagante composto por uma sobreposição de páginas de romances.

Uma tendência chave na moda masculina é a calça escandalosamente larga, e a Vuitton ganhou novamente o dia nesta categoria, particularmente com uma soberba manta de retalhos de impressões de monogramas e quadrados, misturados com ganga cinzenta e de carvão vegetal.

As cores são eufóricas: os casacos de lã feltrada apresentam impressões de frutas gigantes, onde as maçãs e os limões são duas vezes maiores que a vida. E o melhor de tudo são aqueles casacos fabulosos em tecido de impressão fotográfica pixelada, alguns com apenas um único olho enorme.

Em suma, esta coleção poderia ter usado algum corte substancial, mas teria certamente perdido a sua aresta corajosa e não-convencional.



Louis Vuitton - outono-inverno 2023/2024 - Prêt-à-porter masculino - França - Paris - © ImaxTree

 
Praticamente todos os modelos de tops tinham um saco na mão. Isto é Vuitton, afinal de contas. E já podíamos ouvir as gavetas de dinheiro a tocar, ou melhor, os telemóveis a apitar, à medida que descobrimos os sacos de compras e tote bags em lona prateada, as mochilas masculinas em metal triturado como uma escultura de chapa amassada à la John Chamberlain, e até aquela adorável capa para uma máquina fotográfica de 18mm vintage. E vamos diretamente para o orgasmo da bolsa com aquelas sacolas de patchwork em intarsia, exibindo retratos pintados recompostos em couro.

E tudo isto antes de Rosalía dançar ao contrário na passerelle, enquanto toda a equipa veio para aplaudir a audiência.

Pode não haver um diretor de arte na Vuitton, mas quando se trata da moda masculina, a criatividade dos líderes da maison é inegável.

POR

Godfrey Deeny

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