Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Empresa suíça Freitag criou uma linha de vestuário com tecido 100% biodegradável, que se decompõe quando é descartado corretamente

Apesar de se decomporem com o tempo, todas as peças da Freitag foram projetadas para ter longa duração. (Foto: Divulgação)

A empresa suíça Freitag, fundada pelos irmãos Markus e Daniel Freitag, desenvolveu uma linha inteira de roupas que pode ser descartada em compostagens quando chegar a hora de aposentar as peças.

É realmente o primeiro tecido 100% biodegradável”, disse Oliver Brunschwiler, um dos donos da Freitag. “Muitas empresas ainda têm fio de poliéster em suas roupas, mas nossos fios são 100% biodegradáveis, assim como os botões de nossas camisas, que são feitos de castanha. Nas calças, o botão de metal pode ser retirado e usado novamente.”

Para quem não sabe, compostagem é um conjunto de técnicas aplicadas que estimulam a decomposição de materiais orgânicos. As roupas da Freitag, se descartadas em uma compostagem, se decompõem, diminuindo drasticamente a quantidade de resíduos.

O tecido usado na coleção é uma mistura de cânhamo, linho e modal, uma fibra feita de celulose. O algodão, apesar de ser natural, foi evitado porque usa muita água para crescer – mais de dez vezes do que a água usada no linho, por exemplo.

O projeto da Freitag de criar roupas biodegradáveis começou cinco anos atrás. E, apesar de as peças se desintegrarem quando colocadas em uma compostagem, são feitas para durar, especialmente os jeans.

Toda a produção é feita na Europa, já que a marca evita o processo de produção global.

“O problema que temos na globalização é que você pega o algodão cultivado na Louisiana, nos Estados Unidos, ele é enviado à China para ser lavado e alvejado, depois é enviado ao México e transformado em tecido e depois volta à China para ser costurado e virar camisas. Ele tem cerca de 45 mil quilômetros nas costas antes de ser comprado em algum lugar”, diz Brunschwiler.

O cânhamo e o linho usados pela Freitag crescem na França, Holanda e Bélgica. Os fios, por sua vez, são torcidos na Eslovênia e na Itália e os tecidos são feitos em Portugal e na Itália. A costura acontece na Polônia.

Assim, para manter o negócio local, as peças são vendidas apenas na Europa. Mas a empresa não descarta fazer algo similar nos Estados Unidos.

http://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Econegocio/noticia/201...

Exibições: 431

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço