Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Como alcançar a aliança perfeita entre moda, luxo e finanças? Como podem os fundos de investimento valorizar as marcas sem que estas percam a sua identidade e criatividade? Estas são algumas das questões que os participantes do Milan Fashion Global Summit 2017, que se realizou na quinta-feira, 23 de novembro, em Milão, tentaram responder.


Com o apoio dos fundos, a Golden Goose aumentou o seu volume de negócios de 20 para 100 milhões de euros entre 2013 e 2016 - goldengoosedeluxebrand.com
A entrada de um investidor no capital de uma marca de luxo pode ser um acelerador real para o seu crescimento, mas, às vezes, também pode desencadear uma dinâmica negativa, caso a marca se lance, por exemplo, em investimentos mal planeados, a uma velocidade que não acompanhe as suas capacidades.

"É inegável que, se estas forem bem geridas, a entrada de um fundo de investimento ou um IPO são sinónimo de grande valor agregado para as empresas de moda. Basta ver o sucesso espetacular da Moncler, Valentino e Golden Goose nos últimos anos, que duplicaram ou triplicaram o seu volume de negócios, enquanto as suas margens saltaram, atingindo crescimento de dois dígitos" , diz Emanuela Pettenò, sócia da empresa de auditoria PwC.

"Este tipo de operação extraordinária permitiu que estas empresas acelerassem a sua expansão internacional, fortalecessem a sua rede de retalho, expandissem a sua gama de produtos e implementassem uma estratégia de comunicação relevante. Estes são traços comuns encontrados em cada uma delas", acrescenta.

“No entanto, é preciso ter cuidado para não ir rápido demais", adverte Roberta Benaglia, fundadora e CEO da Style Capital sgr, que acompanhou com sucesso a primeira fase de crescimento de marcas como Twinset e Golden Goose. "Nos primeiros anos de expansão, as PME têm muitos desafios para enfrentar. Entrar de forma muito prematura na Bolsa pode paralisá-las um pouco, especialmente se não estiverem habituadas ao mundo das finanças".

Por outro lado, os fundos de investimento não podem abordar o mundo da moda e do luxo como um outro setor qualquer. "Os fundos têm um modelo único, que tendem a aplicar em todos os setores. Mas, a moda é diferente, é um mundo à parte. Para entrar neste negócio, é melhor já ter competências neste segmento", diz Andrea Morante, presidente da QuattroR sgr., empresa de gestão, promovida pelo Fundo Italiano de Depósito e Consignação. "Não é um mercado generalista."

"Quando entramos nestas pequenas realidades do Made in Italy, na maioria das vezes, vemos que a família está no controlo, com o pai na direção, a mãe na administração, o irmão no comercial, etc. Devemos primeiro entender a dinâmica dentro destas empresas, principalmente familiares, gerir o relacionamento com estas pessoas e criar uma organização em torno deste núcleo inicial. É uma alquimia complexa", resume Roberta Benaglia, lembrando que "investir em luxo pode ser muito interessante, gerando retornos muito bons, mas se o investimento for mal gerido, também pode haver grandes perdas".

O sucesso vai depender da maneira como fundo conseguir integrar uma nova organização mais gerencial dentro da empresa, "sem cortar as suas asas", como observa Andrea Ottaviano, managing partner da L Catterton Europa. "O mais difícil é preservar a imaginação da empresa e do empreendedor, tornando-a mais gerencial."

Neste contexto, o fator humano desempenha um papel decisivo. "O investidor deve ter a capacidade de escolher as pessoas certas, gestores que saibam também ser empresários, capazes de ganhar a confiança do fundador da empresa e o seu apoio para a transmissão dos valores e savoir-faire da empresa”, acrescenta.

"Para ganhar essa confiança, começamos a trabalhar junto com os empresários desde os primeiros estágios, às vezes até dois anos antes de concluir uma operação", diz Roberta Benaglia. "Aproximamo-nos, eles acabam por nos conhecer melhor e, pouco a pouco, começam a apreciar os nossos conselhos e ajuda. É um esforço de longo prazo", conclui.
 

Traduzido por Novello Dariella

http://pt.fashionnetwork.com/news/Luxo-e-financas-uma-alquimia-comp...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 340

Responder esta

Respostas a este tópico

Muito boa a reportagem. E me chamou a atenção o que diz Roberta Benaglia... uma verdade, no meu entender, insofismável. Este é o ponto da vitória de introdução sócios financeiros....

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço