Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Lycra, uma história de sucesso por trás do fio de elastano

Quem pensa em uma roupa com elastano ou “que estica” já associa ao nome Lycra, mas nem sempre a empresa está inserida na construção daquele fio. “Muitas pessoas dizem erroneamente que uma peça de roupa é feita de Lycra. O correto é dizer que a peça contém fio Lycra, pois o fio é um ingrediente que compõe o tecido”, afirma Silvana Eva, Gerente de Produto Moda Íntima da empresa.

Fio LYCRA1

A Lycra, entre outras marcas como Coolmax, Cordura, Stainmaster e Antron, fazem parte da Invista, que significa INovação, VIsão e TAlento. A indústria foi criada há 10 anos a partir da área têxtil da DuPont.

Com sede nos Estados Unidos, a empresa opera em mais de 20 países e conta com cerca de 10 mil funcionários. Mas, o fio Lycra já faz parte da nossa vida há muito mais tempo. “O fio chegou ao Brasil na década de 50. A operação nacional começou em 1974, quando foi inaugurada a planta industrial em Paulínia, no interior de São Paulo. Até então, o fio era importado de outras plantas do grupo Invista. Em 2004, a fábrica sofreu uma expansão, aumentando, assim, a capacidade produtiva. Em 2012, foi feito um investimento da ordem de US$ 100 milhões na expansão da mesma fábrica”, comenta Silvana Eva.

lycra-invista

Ao longo desta trajetória de sucesso o fio Lycra ampliou sua linha de produtos atingindo diferentes mercados como lingerie, moda praia, jeans, esportivo e meias. Sempre em busca de inovações, a empresa realiza pesquisas entre seus consumidores para avaliar o que pode ser modificado ou criado. “O fio Lycra foi o primeiro elastano criado e desenvolvido dentro dos mais altos padrões de qualidade e tecnologia”, diz Silvana Eva. No segmento de moda íntima ele foi utilizado pela primeira vez na década de 60, promovendo peças mais suaves e sensuais. A marca ainda realizou as edições do concurso Lycra Future Designers – nos segmentos praia, jeans e lingerie, descobrindo jovens talentos

Ao longo desses anos, a empresa reforçou seu nome dentro do setor têxtil e a importância de colocar a etiqueta nas peças que contém  Lycra, incentivando o consumidor a procurar pela marca. Para tal, as confecções precisam passar por um processo de certificação que garante as exigências de qualidade da Invista.

“As confecções homologadas, além de comunicarem a seus clientes o diferencial de qualidade da marca Lycra, recebem vantagens e serviços exclusivos, como treinamento têxtil, serviços de marketing customizados, pesquisas de mercado, tendências, cartela de cores, entre outros. Já as tecelagens e malharias que fazem parte do Programa 100% Lycra têm acesso à nossa equipe de desenvolvimento de produto, marketing e apoio global de informação. Com estes serviços, conseguimos ajudá-los a desenvolver novos tecidos e identificar novas oportunidades. Somos um recurso muito usado pelo mercado, pois temos como objetivo ajudá-lo a crescer”, afirma Silvana Eva.

O grande projeto deste ano é o Lycra Connect através da campanha Lycra Moves You, destinada principalmente ao consumidor final reforçando a importância da etiqueta nas peças, mas que atinge também toda a cadeia têxtil – desde tecelagens e malharias até confecções e varejo. “A campanha visa reforçar o novo posicionamento e arquitetura da marca com novos modelos de etiquetas que comunicam de maneira simplificada os benefícios de cada tecnologia”, comenta Luiza Barros, gerente de comunicação da empresa.

Beachwear

A campanha está sendo apresentada em canais de TV aberta e paga, além de anúncios impressos nas principais revistas femininas e pretende movimentar os consumidores através da emoção e criatividade. “O objetivo é conectar emocionalmente a marca ao consumidor e incentivá-lo ainda mais a procurar pelas etiquetas Lycra nas prateleiras e araras de lojas, fazendo com que ela se torne um fator ainda maior de decisão de compra”, afirma Luiza Barros.

As etiquetas foram redesenhadas facilitando a identificação de seus produtos e benefícios. Para o segmento lingerie foi desenvolvido em 2010 o Lycra Beauty, que molda a silhueta, sem apertar.  Já o fio Lycra Xtra Life, criado em 2005, atende o mercado de moda praia, minimizando o desgaste e esgarçamento de maiôs e biquínis que podem resistir de cinco a dez vezes mais à presença de cloro e protetor solar – quando comparado a elastanos comuns. Para o segmento esportivo foi lançado em 2009 o Lycra Sport que confere maior elasticidade e liberdade de movimentos. Também em 2009 foi criado o fio Lycra Fusion que evita aqueles rasgos indesejáveis nas meia-calças.

LYCRA“O aumento pela procura de etiquetas gera negócios tanto para a Invista quanto para nossos clientes. Como o fio Lycra é invisível, a etiqueta é uma maneira que o consumidor consegue verificar a presença deste ingrediente mágico na peça. Para que os consumidores achassem a nova etiqueta no ponto de venda a partir de agora, foi necessário engajar toda a cadeia têxtil desde o início do ano. Temos confiança que o projeto Connect vai mover consumidores e toda a cadeia têxtil, gerando negócios para todos”, finaliza Andrea Martins, diretora de Marketing Brasil e Argentina.

http://alllingerie.com.br/lycra-uma-historia-de-sucesso-por-tras-do...

Exibições: 1203

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço