Quem pensa em uma roupa com elastano ou “que estica” já associa ao nome Lycra, mas nem sempre a empresa está inserida na construção daquele fio. “Muitas pessoas dizem erroneamente que uma peça de roupa é feita de Lycra. O correto é dizer que a peça contém fio Lycra, pois o fio é um ingrediente que compõe o tecido”, afirma Silvana Eva, Gerente de Produto Moda Íntima da empresa.
A Lycra, entre outras marcas como Coolmax, Cordura, Stainmaster e Antron, fazem parte da Invista, que significa INovação, VIsão e TAlento. A indústria foi criada há 10 anos a partir da área têxtil da DuPont.
Com sede nos Estados Unidos, a empresa opera em mais de 20 países e conta com cerca de 10 mil funcionários. Mas, o fio Lycra já faz parte da nossa vida há muito mais tempo. “O fio chegou ao Brasil na década de 50. A operação nacional começou em 1974, quando foi inaugurada a planta industrial em Paulínia, no interior de São Paulo. Até então, o fio era importado de outras plantas do grupo Invista. Em 2004, a fábrica sofreu uma expansão, aumentando, assim, a capacidade produtiva. Em 2012, foi feito um investimento da ordem de US$ 100 milhões na expansão da mesma fábrica”, comenta Silvana Eva.
Ao longo desta trajetória de sucesso o fio Lycra ampliou sua linha de produtos atingindo diferentes mercados como lingerie, moda praia, jeans, esportivo e meias. Sempre em busca de inovações, a empresa realiza pesquisas entre seus consumidores para avaliar o que pode ser modificado ou criado. “O fio Lycra foi o primeiro elastano criado e desenvolvido dentro dos mais altos padrões de qualidade e tecnologia”, diz Silvana Eva. No segmento de moda íntima ele foi utilizado pela primeira vez na década de 60, promovendo peças mais suaves e sensuais. A marca ainda realizou as edições do concurso Lycra Future Designers – nos segmentos praia, jeans e lingerie, descobrindo jovens talentos
Ao longo desses anos, a empresa reforçou seu nome dentro do setor têxtil e a importância de colocar a etiqueta nas peças que contém Lycra, incentivando o consumidor a procurar pela marca. Para tal, as confecções precisam passar por um processo de certificação que garante as exigências de qualidade da Invista.
“As confecções homologadas, além de comunicarem a seus clientes o diferencial de qualidade da marca Lycra, recebem vantagens e serviços exclusivos, como treinamento têxtil, serviços de marketing customizados, pesquisas de mercado, tendências, cartela de cores, entre outros. Já as tecelagens e malharias que fazem parte do Programa 100% Lycra têm acesso à nossa equipe de desenvolvimento de produto, marketing e apoio global de informação. Com estes serviços, conseguimos ajudá-los a desenvolver novos tecidos e identificar novas oportunidades. Somos um recurso muito usado pelo mercado, pois temos como objetivo ajudá-lo a crescer”, afirma Silvana Eva.
O grande projeto deste ano é o Lycra Connect através da campanha Lycra Moves You, destinada principalmente ao consumidor final reforçando a importância da etiqueta nas peças, mas que atinge também toda a cadeia têxtil – desde tecelagens e malharias até confecções e varejo. “A campanha visa reforçar o novo posicionamento e arquitetura da marca com novos modelos de etiquetas que comunicam de maneira simplificada os benefícios de cada tecnologia”, comenta Luiza Barros, gerente de comunicação da empresa.
A campanha está sendo apresentada em canais de TV aberta e paga, além de anúncios impressos nas principais revistas femininas e pretende movimentar os consumidores através da emoção e criatividade. “O objetivo é conectar emocionalmente a marca ao consumidor e incentivá-lo ainda mais a procurar pelas etiquetas Lycra nas prateleiras e araras de lojas, fazendo com que ela se torne um fator ainda maior de decisão de compra”, afirma Luiza Barros.
As etiquetas foram redesenhadas facilitando a identificação de seus produtos e benefícios. Para o segmento lingerie foi desenvolvido em 2010 o Lycra Beauty, que molda a silhueta, sem apertar. Já o fio Lycra Xtra Life, criado em 2005, atende o mercado de moda praia, minimizando o desgaste e esgarçamento de maiôs e biquínis que podem resistir de cinco a dez vezes mais à presença de cloro e protetor solar – quando comparado a elastanos comuns. Para o segmento esportivo foi lançado em 2009 o Lycra Sport que confere maior elasticidade e liberdade de movimentos. Também em 2009 foi criado o fio Lycra Fusion que evita aqueles rasgos indesejáveis nas meia-calças.
“O aumento pela procura de etiquetas gera negócios tanto para a Invista quanto para nossos clientes. Como o fio Lycra é invisível, a etiqueta é uma maneira que o consumidor consegue verificar a presença deste ingrediente mágico na peça. Para que os consumidores achassem a nova etiqueta no ponto de venda a partir de agora, foi necessário engajar toda a cadeia têxtil desde o início do ano. Temos confiança que o projeto Connect vai mover consumidores e toda a cadeia têxtil, gerando negócios para todos”, finaliza Andrea Martins, diretora de Marketing Brasil e Argentina.
http://alllingerie.com.br/lycra-uma-historia-de-sucesso-por-tras-do...
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por