Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

 

No cenário da moda mundial, o Brasil é, sem dúvidas, uma das maiores apostas para os próximos anos. Sua ascensão na economia e o fato de fazer parte do BRICS, talvez, tenham sido parte disso: nunca se falou tanto no Brasil mundo afora. Essa nova “onda brasileira” acabou por refletir muito no universo fashion. De repente, muitas marcas estavam virando seus olhos para as nossas belezas naturais e únicas, nossa identidade, nossa alegria e, principalmente, a nossa enorme diversidade. “O Brasil é um país muito rico e a melhor forma de fazer essa "exposição" para o mundo é através da moda. Precisamos sempre criar produtos que mostrem essa riqueza de trabalhos manuais e materiais para atrair a atenção de investidores e clientes internacionais”, afirma Rebeca Portela, uma das idealizadoras da marca cearense La Concha, famosa por expressar, em suas peças, toda a identidade brasileira.

    

                                          Primavera/11 de Mara Max. @Reprodução

Isso fez com que muitas grifes e marcas brasileiras, consequentemente, também voltassem seus olhos pra dentro do país e o sentimento de brasilidade foi crescendo. O orgulho de ser parte desta nação que vive tanta diversidade, foi crescendo. Sim, obviamente o Brasil ainda tem muitos problemas, mas, aos poucos, as coisas boas estão prevalecendo. Bom, pelo menos na Moda. “A importância vem da riqueza da gente, do artesanato, da alegria que todo mundo vê nos brasileiros e principalmente nos cearenses. Acho que isso não pode deixar de ser mostrado para o mundo", explica Millena Cavalcante, dona da marca cearense Cajuína Atelier.

    

    

Clientes durante o lançamento da loja física da La Concha. Na plaquinha, a frase "Happiness comes in salty water" que, em tradução livre, seria "Felicidade vem na água salgada", em uma alusão ao nosso litoral, praia e mar. @La Concha Facebook

Muitos profissionais do ramo falam, em suas recentes palestras e seminários, que é de suma importância que as marcas locais saibam do tamanho do valor que as referências locais têm, e que é preciso valorizar a nossa diversidade, a nossa cultura e o nosso artesanato.  “A principal importância é de valorizar o produto e a cultura brasileira. Temos sempre a tendência de achar que o produto que vem de fora é melhor do que o que temos aqui no Brasil, enquanto temos uma riqueza imensa de trabalhos manuais de qualidade. Esses recursos podem ser trabalhados em conjunto com os profissionais de moda para criar produtos com uma forte identidade brasileira e, ao mesmo tempo adaptados às necessidades do mercado nacional e internacional”, afirma Rebeca. Esses elementos vêm, em coleções, incorporados e transmitidos em tecidos, cartela de cores, formas e acessórios, entre outros.

    

                Primavera/Verão 2014 da Morena Rosa, com homenagem ao Brasil. @Reprodução

Devido aos grandes desafios do mercado global, as marcas locais procuram em imagens, representações, elementos e história, motivos que sirvam como estratégia de diferenciação e destaque. Isto ocorre porque há uma imensa variedade de marcas, informações e produtos que, por buscarem referências e inspirações nos mesmos locais, podem ser encontrados em qualquer lugar, e assim impulsionam o imaginário da competição e fomentam a cultura de mercado, redefinindo a vida cultural e social baseado no consumo do inovador.

    

    O universo brasileiro e a identidade cearense no mundo da Cajuína Atelier. @Cajuína Atelier Facebook

Perguntamos as mentes criativas de duas marcas genuinamente cearenses e brasileiríssimas sobre essa crescente onda brasileira na moda. A Cajuína Atelier, com a Millena Cavalcante (já fizemos uma entrevista com ela aqui, lembra?), e La Concha, com Rebeca Portela. As duas fazem parte de todo o processo criativo e da construção de identidade das marcas, e veem na moda, a principal ferramenta para valorização da nossa nação. Leia mais:

Você acha que a Moda deve ser o reflexo da cultura de um país ou você também acha que é importante virem inspirações de fora e de outros países, culturas, etc?

Millena: Eu acho que a moda é um leque e que as inspirações podem vir de todos os lados. É importante sim valorizar a nossa cultura, que é linda, mas não podemos barrar os criativos nem a criação, seja de onde ela vier.

Rebeca: Não é necessário buscar tendências do inverno parisiense para estar "na moda". A moda de hoje é livre e sem regras, e isso torna possível misturar referências de diversos lugares para desenvolver um produto. A inspiração está na natureza, nas pessoas, nas histórias que vivemos em nosso dia-a-dia, e buscar referências em outros países é sempre importante para renovar as idéias e estar sempre criando de forma diferente e inovadora.

    

                             O universo lúdico e brasileiro da La Concha. @La Concha Facebook

Qual a importância da valorização da diversidade da cultura brasileira dentro da Moda?

Millena: O Brasil é uma loucura né? No bom sentido, claro! Tem tanta coisa massa pra mostrar, pra se descobrir, cada cidadezinha, cada estado, e cada um com suas lindezas e particularidades. Acho que é importante justamente por ser muito rico, fonte de inspiração inesgotável.

Rebeca: O Brasil é um país muito rico e a melhor forma de fazer essa "exposição" para o mundo é através da moda. Precisamos sempre criar produtos que mostrem essa riqueza de trabalhos manuais e materiais para atrair a atenção de investidores e clientes internacionais.

    

                            O lançamento da loja física da La Concha. @La Concha

De que maneira essa linguagem brasileira é inserida nas tendências dentro da La Concha?

Millena: A Cajuína entende, ou tenta (risos), esse Brasil solar a gente faz roupa pra menina que é daqui mesmo, que anda nas ruas, que gosta de descobrir os lugares novos, que é feliz aqui. Os tecidos são levinhos, as modelagens são soltinhas, pra não fazer calor e ao mesmo tempo acompanhar o ventinho que bate, as cores são alegres, que nem o povo brasileiro..é isso!

Rebeca: A La Concha é uma marca para a menina que não tira o pé da areia e sempre consegue um tempo para dar um mergulho no mar. A natureza brasileira é a nossa maior fonte de inspiraçãos e nossas coleções sempre têm algum detalhe feito à mão, dentre eles o bordado e o crochê. Com isso valorizamos e divulgamos o trabalho de nossos artesãos e mostramos também que nossas peças são desenvolvidas com inspirações encontradas no Brasil.

    

Uma das coleções de verão da Cajuína Atelier, que mistura alegria com esportes, lazer e muita cor. @Carol 

    

                                  

______http://www.profissaomoda.com.br/materias/2013/12/macro-tendencia-onda-brasileira

Matéria: Lorena Bezerra

Exibições: 449

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço