Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Este é um momento de cautela e planejamento nas duas pontas do mercado - público consumidor e setores produtivo e comercial. Logo, a tendência é a continuidade do que teve maior aceitação dos consumidores, misturado às inovações. Quais as novidades contidas nesta continuidade para criar as coleções?

Macrotendências primavera verão 2023/2024 WGSN
Imagem de <a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-lateral-de-uma-mulher-sorridente-com-fone-de-ouvido-de-realidade virtual_12406789.htm#page=3&query=metaverso&position=3&from_view=search&track=sph">Freepik</a>


Estamos vivendo um momento em que muitas empresas no mercado de moda ainda enfrentam problemas como o excesso de estoque com limitações para reajuste de preços, somados a baixos índices de confiança do consumidor que limitam as previsões de consumo.

Portanto, podemos perceber cautela e planejamento nas duas pontas do mercado - no público consumidor e nos setores produtivo e comercial.

Isso se reflete em uma mobilidade de tendências um pouco mais lenta, nem por isso menos original.

Neste momento, as macrotendências de comportamento indicam que as micro tendências, cartelas de cores e design de estilos tendem a manter a continuidade dos elementos que tiveram maior aceitação dos consumidores, misturadas às inovações apontadas pela a evolução contida nesta continuidade.

A própria forma dos temas das macrotendências da agência WGSN parece ilustrar isso. Alguns temas das tendências futuras são representados por produtos já idealizados e até mesmo já comercializados, mas cuja análise aponta os fatores de acerto que devem ser considerados na criação de novos produtos.

Como ler as novidades contidas nesta continuidade?

Como interpretar estas tendências de comportamento para identificar as opções de criação de produtos mais promissoras para o Mercado de Moda?

Vamos tentar responder a estas perguntas fazendo uma análise das macrotendências de comportamento em dois textos.

Neste primeiro texto vamos ver juntos as macrotendências globais de comportamento apontadas pela agência WGSN.

No próximo texto vamos conhecer as macrotendências de comportamento identificadas por uma agência de tendências brasileira, a Casa Firjan.

Um paralelo destes dois cenários, o local inserido no global, pode ser muito rico para identificar quais as macrotendências de comportamento são as mais impactantes para o seu negócio.

Sem mais demora... Mãos à obra!

WGSN

Esta conceituada agência global de tendências identificou 13 macrotendências de comportamento, que são a base de referência para identificação das tendências dos vários mercados de diferentes tipos de produtos e de consumidores, incluindo aí o mercado de moda.

1. Revolução da energia solar


Crédito: DALL·E 2023-03-14 10.29.53 - revolução energia solar (imagem gerada por IA)

São vários os fatores que propiciaram esta revolução da energia solar, mas podemos destacar dois que tornaram esta fonte de eletricidade mais barata e por isso, pronta para se consagrar como promissor produto no mercado de massa.

O fator mais recente é a crise mundial dos combustíveis. O fator consolidado a mais tempo é a gradual e crescente construção do mundo pós carbono, que levou à pesquisa e investimento em soluções inovadoras, cujos resultados estão cada vez mais acessíveis.

Mas como esta macrotendência impacta a moda? Entre muitas possibilidades vejo duas com mais nitidez.

Uma delas é a criação de roupas e acessórios com dispositivos para captação de energia solar. Já existem muitas criações deste tipo de produto, mas ideias para produção em escala ainda podem ser bastante originais. Sem contar que é possível inovar também criando novos usos para a energia captada, além do já tão conhecido uso para carregar baterias.

A segunda possibilidade é adotar o uso de energia solar no processo produtivo e informar isso em embalagens, etiquetas e nas publicações dos produtos. Mas não se esqueça que as informações precisam ser comprováveis e isso também vai exigir uma boa dose de criatividade e transparência para conquistar o cliente.

2. Tênis modular


Crédito: Divulgação Nike

É modular porque seus componentes removíveis transformam o modelo em diferentes tipos de calçados.

O que traduz esta tendência é a ideia de modular. Mas já existem roupas e acessórios com estas características, criadas recentemente e até mesmo a décadas atrás.

Então, o que há de novo no conceito de produto modular no contexto atual?

Agora, para a versatilidade ser um valor para os compradores, ela tem que reduzir o número de itens que eles precisam comprar.

Outro conceito muito interessante que podemos aprender com estes calçados é o de monomaterial para cada elemento removível, que torna o trabalho de reciclagem pós vida útil do produto mais econômico e eficiente.

Estes princípios podem ser aplicados na criação de novas roupas e acessórios modulares?

3. Jogos e mindfulness


Crédito: DALL·E 2023-03-14 10.29.53 (imagem gerada por IA)

Esta tendência já consagrada, ainda se encontra em franca evolução.

A criação de jogos terapêuticos para aliviar o estresse é uma das respostas do mercado para as questões de saúde mental identificadas neste momento histórico em que estamos vivendo.

A tendência consagrada é a expansão da criação deste tipo de jogos, incrementando suas funcionalidades para melhorar a saúde mental e agora também a saúde física das pessoas.

Um dos recursos para conquistar este resultado é a interação entre as atividades no jogo e no mundo físico, como por exemplo, a recompensa por atividades físicas dos jogadores, com a liberação de recursos nos jogos para eles.

O crescimento deste fenômeno é uma indicação bem clara de que as linhas de roupas e acessórios focadas em autocuidado tem um mercado em franca expansão.

Para além desta constatação, que tipo de interatividade com o usuário pode ser criada para trazer mais originalidade e apelo comercial a estes produtos?

4. Alternativas à base de algas


Foto de Silas Baisch na Unsplash

Algas só precisam de CO2, água e luz para se multiplicarem em alta velocidade, o que as torna uma solução renovável de grande potencial.

Fibras, espumas, pigmentos e outros materiais de baixo impacto já estão em uso nas indústrias de calçados, acessórios e roupas, substituindo materiais sintéticos, com processo produtivo de alto impacto no meio ambiente.

Vale pesquisar a viabilidade comercial de algumas destas alternativas. Conhecer as possiblidades de fornecimento dos materiais já industrializados e também de iniciativas de produção artesanal escaláveis.

5. DeSo - redes sociais descentralizadas


Crédito imagem: acervo Modacad

Nestas redes vamos criar perfis e comunidades tokenizadas, isto é, de acesso restrito e protegido, cujo controle do conteúdo e da audiência passa às mãos do usuário.

Penso que na mesma medida em que o alcance de comunicação destes perfis nestas redes pode ficar limitado, a qualificação da audiência é exponencialmente maior.

Como explorar estas possibilidades para o fortalecimento da marca?

Aqui também penso que as novas possibilidades de interatividade são o recurso sem precedentes a ser explorado. Inclusive, em comunidades tokenizadas, a originalidade das criações destas interatividades pode permanecer exclusiva por um tempo um pouco maior.

6. Musgo-do-mar


Foto de David Clode na Unsplash 

Este musgo tem propriedades medicinais, cosmetológicas, além de também ser muito nutritivo.

E portanto, entrou em evidência na criação de produtos destas 3 áreas.

É mais um fenômeno que afirma a força de mercado dos produtos de autocuidado. Mas será que esta macrotendência também é mais um indicador do potencial interessante da criação de novas formas de interatividade entre roupas e acessórios e a saúde dos usuários?

7. Gamificação fitness


Imagem de <a href="https://br.freepik.com/vetores-gratis/conceito-de-ginasio-virtual_8149555.htm#query=corrida%20metaverso&position=9&from_view=search&track=ais">Freepik</a>

É a gamificação dos treinos conhecida como “exergaming” ou “entretenimento”. Inclusive, atualmente, os treinos são a atividade mais frequente nos ambientes de metaverso.

Mas é fato que o investimento em ambientes de metaverso ainda é alto em termos financeiros e de contratação de profissionais bem preparados.

Então torna-se importante extrair da identificação desta macrotendência de comportamento o que consegue divertir tantas pessoas. E até mesmo... porque a diversão nas atividades produtivas se tornou tão importante para elas.

É possível oferecer estas coisas também fora do metaverso?

O fato é que cada vez fica mais claro a constatação desta máxima do marketing da era digital: “antes se produzia e vendia produtos, hoje se produz e vende relacionamentos”.

8. Lavanda digital


<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/arte-roxa-liquida-pintando-um-fundo-colorido-abstrato-com-respingos-de-cor-e-pinturas-de-arte-moderna_26926655.htm#page=7&query=lavanda%20digital&position=9&from_view=search&track=ais">Imagem de benzoix</a> no Freepik

Esta cor é mais uma das tendências das últimas temporadas que foi se consagrando e agora é a cor do ano de 2023.

Conforme publicamos aqui no blogModacad no texto “Cores e Estampas Outono Inverno 2023”, esta cor remete ao bem estar digital e ao escapismo. E o texto “Cores e estampas Primavera Verão 2022/2023”, já falava de como esta cor tem a qualidade de fazer a união dos mundos físicos e virtual.

Agora, esta que é a cor do ano de 2023, vai colorir coleções para perfis cada vez mais variados de modelos e de consumidores, além de colorir uma gama maior de tons de roxo, indo dos pastéis aos médios, dos claros aos escuros.

9. O sabor do Uni


Foto de Tuan Nguyen na Unsplash

O Uni é a única parte comestível do ouriço do mar. Chefs consagrados ao redor do mundo criaram maravilhas com este sabor e este ano as indústrias de alimentos também já estão desenvolvendo produtos derivados do Uni.

Acontece que todas estas iniciativas são uma resposta destes empresários à constatação científica dos danos causados pelo ouriço do mar nos ecossistemas costeiros e de que seu consumo como alimento poderia ajudar a restaurar estas áreas.

O que podemos aprender aqui?

Entre muitas outras coisas, que a conexão das pessoas com a preservação do planeta é cada vez mais uma questão pessoal e intransferível. Este comportamento que era uma tendência em crescimento desde antes da pandemia, agora já é um perfil de comportamento consolidado.

As pessoas querem que suas decisões e escolhas de consumo participem ativamente da preservação do meio ambiente e rejeitam escolhas e produtos que praticam a destruição.

Se a sua marca já está engajada em projetos de sustentabilidade, divulgue com transparência informações comprováveis sobre isso, porque daqui para frente, cada vez mais isso vai impactar diretamente as vendas.

Mas o que realmente aprendemos com esta macrotendência é que a criação de produtos usando materiais cuja extração natural reequilibre o meio ambiente, ou de materiais que podem evitar o descarte poluente, tem um potencial de vendas muito promissor e é uma área que ainda tem muitos recursos inexplorados.

10. RA no cotidiano


<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/arquiteto-usando-oculos-vr-para-projetar-modelo-de-construcao-e-layout-de-construcao-empreiteiro-de-mulher-trabalhando-com-fone-de-ouvido-de-realidade-virtual-para-planejar-a-estrutura-imobiliaria-criando-projeto-urbano_24423480.htm#query=realidade%20aumentada&position=3&from_view=search&track=ais">Imagem de DCStudio</a> no Freepik

Realidade aumentada no cotidiano. Dados da Deloitte Consultoria Empresarial estimam que quase 75% da população mundial usará realidade aumentada no seu cotidiano até 2025.

No e-commerce de roupas e acessórios, a realidade aumentada torna a experiência com os modelos bem mais realista. Isso aumenta o apelo de compra e provavelmente deve diminuir bastante o fluxo das devoluções.

11. Recuperação da pele


<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/retrato-de-uma-mulher-afro-americana-feliz-cobre-metade-do-rosto-com-uma-folha-verde-limpa-o-rosto-lava-com-sabao-em-po-fica-de-topless-se-preocupa-com-sua-beleza-e-corpo_12495664.htm#query=skin%20care&position=28&from_view=search&track=ais">Imagem de wayhomestudio</a> no Freepik

Os avanços nesta área são notáveis e continuam em franca expansão.

O que podemos destacar aqui que interessa para roupas e acessórios?

A cosmetologia agora investe em produtos e tratamentos para “restaurar” a saúde natural da pele. Cada vez mais sai de cena a iniciativa de cuidar da aparência, para se consolidar o cuidado com a realidade natural das coisas.

Será que isso não encontra um paralelo na inclusão da diversidade de tipos físicos da população mundial, com coleções focadas em valorizar a beleza de cada perfil desta variedade?

12.   Sotol


Stan Shebs, CC BY-SA 3.0 a href="https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0%3E">https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0>;, via Wikimedia Commons

Esta bebida destilada mexicana é derivada do arbusto Sotol, parente do agave, nativo no deserto de Chihuahuan no México. Seu recente sucesso em vários lugares do mundo segue o sucesso do mezcal e da tequila à base de agave.

O que podemos destacar aqui que interessa para roupas e acessórios?

O interesse das pessoas por regiões e culturas únicas ao redor do mundo também é uma tendência identificada a algum tempo, cuja consagração ainda se encontra em expansão.

O acesso a conhecer uma grande diversidade de novas realidades ambientais e suas riquezas cresceu muito desde a expansão da internet. A valorização de suas culturas e hábitos parece ser uma consequência disso que veio para ficar.

O que podemos destacar e promover da originalidade das nossas culturas regionais em nossas coleções para disputar mercado em outros países?

13. Roupas para os móveis


Foto de Julie Kwak na Unsplash

Estofados, tecidos e revestimentos de pisos e paredes não são recursos importantes na hora de decorar um ambiente acolhedor? Pois é, agora os consumidores vão vestir e despir móveis e ambientes, fazendo grandes mudanças com menos investimento.

A criação de produtos em sintonia com esta tendência foca em trazer cor e textura aos ambientes e maximizar a vida útil dos produtos.

O que podemos destacar aqui que interessa para roupas e acessório?

Será que podemos desenhar apliques e acessórios para renovar peças das coleções passadas? Será que podemos criar kits de customização com o tema de cada coleção?

O consumidor da sua marca diante de todas estas macrotendências de comportamento

O consumidor da sua marca, e também os consumidores de todos os perfis das outras marcas, provavelmente está se sentindo de maneira muito parecida com a qual você mesmo se sente, quando é estimulado a acompanhar tantas mudanças apontadas por estudos como este que acabamos de analisar por exemplo.

Sobre sentimentos comuns a quase todas as pessoas neste momento histórico, a WGSN fala do conceito “future shock”, idealizado por futuristas na década de 1970, que previa o fenômeno de estresse e desorientação causado por mudanças de grande amplitude em pequenos espaços de tempo.


Foto de energepic.com: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-sentada-na-frente-do-macbo...

Essa previsão não só se concretizou neste momento que estamos vivendo, mas tem seu alcance aumentado pelo fenômeno do limite entre o mundo físico e digital estar se desintegrando ainda mais rapidamente com o surgimento do metaverso. Pesquisas apontam que até 2024, a vida entre o mundo físico e o mundo do metaverso será uma realidade para um número cada vez maior de pessoas.

Apesar da metaeconomia ser um mercado promissor, a ansiedade e inquietação de mais esta mudança já tem até um nome, Everything Net.

Fora o estress da exposição à super estimulação de tantas mudanças, esta nova realidade de digitalização de todas as nossas rotinas levou a uma fusão das nossas vidas pessoal e profissional que deram origem à multitarefa crônica.


<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/empregado-de-escritorio-da-empresa-afro-americana-expressivo-e-espantado-desfrutando-da-tecnologia-de-jogos-de-realidade-virtual-empresario-adulto-usando-dispositivo-de-entretenimento-eletronico-enquanto-esta-sentado-na-mesa-no-espaco-de-trabalho_25291746.htm#query=metaverso%20perdido&position=15&from_view=search&track=ais">Imagem de DCStudio</a> no Freepik

Acontece que pesquisas apontam que apenas 2,5% das pessoas são capazes de realizar multitarefas de forma eficaz. Então, todas as outras pessoas na realidade, estariam realizando ações individuas em rápida sucessão.

Estress, extress e estress.

Também com isso podemos aprender coisas valiosas.

Será que podemos aprender a sentir com mais clareza o que atrai e o que afasta nossos cientes observando nossos próprios sentimentos diante de tantos estímulos para interagir com tantas marcas?

Para fazer esta reflexão tem mais um aspecto do nosso comportamento que pode ajudar.

AWE... o assombro

Novas tecnologias entrando em alta velocidade no nosso cotidiano causam um assombro que nos faz sentir uma mistura de admiração e temor. Nestes momentos podemos nos sentir pequenos, nos sentir apenas como uma parte de um todo maior.

Acontece que ser uma parte de um todo maior inclui estar conectado a todas as outras partes! E isso é muito positivo.

Por isso penso que a comunicação franca e direta sobre como nos sentimos sob tanta pressão pode ser um poderoso elo de conexão com nossos clientes.

Mais.

Podemos dizer que este sentimento de admiração é inspirador para a atitude de construir o futuro e até mesmo de reconstruir neste futuro algumas coisas valiosas que perdemos com toda esta crise.

E por falar em crise...

Porque algumas pessoas crescem mesmo diante de eventos traumáticos? A resposta não está nos eventos e sim em como eles são processados por estas pessoas.

O  psicólogo austríaco e sobrevivente do Holocausto Viktor Frankl  criou um conceito em 1985 nomeado “otimismo trágico”, onde afirma que a busca de significado em meio às inevitáveis tragédias da existência humana é capaz de levar à este crescimento pós eventos traumáticos.

Em outras palavras, falar dos nossos sentimentos de assombro e dúvidas pode inspirar conexões fortes e profundas com nossos clientes.

Gostou deste texto "Macrotendências primavera verão 2023/2024 WGSN" ?

Não perca o próximo texto desta série com as tendências para os lançamentos Primavera Verão 2023 2024:

"Macrotendências primavera verão 2023/2024 Casa Firjan"

Aproveite para acessar o app.Modacad e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao app.Modacad é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

https://blog.modacad.com.br/macrotendencias-primavera-verao-2023-20...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 35

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço