Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Malwee, em parceria com o Grupo Eurofios lança coleção limitada de moletom feito com 85% de roupas usadas

A Malwee, marca de moda catarinense, lançou neste mês uma coleção limitada de seu moletom Des.a.fio, desta vez feito com 85% de roupas usadas e 15% de fibra pet (feita a partir de garrafas pet), em parceria com o Grupo Eurofios.

O moletom Des.a.fio foi lançado pela primeira vez em 2022, com o chamado “fio do futuro”, cuja composição apresentava uma proporção de 70% de roupas usadas e 30% de fibra complementar. Para a nova coleção, foram usadas 2 toneladas de roupas pós-consumo, 1 tonelada arrecadada na primeira fase do projeto, no ano passado, e mais 1 tonelada de peças sem condições de uso adquiridas com ações junto à Cruz Vermelha, que resultaram em 1.111 moletons Des.a.fio, para adultos e crianças.

O novo moletom é unissex, dupla face, sendo um lado com aspecto tradicional mescla e o outro mostrando a sua construção desfibrada, que também apresenta uma evolução em sustentabilidade e passa a usar 50% do “fio do futuro”, além de 36% de algodão e 14% poliéster reciclado na fabricação da malha. Segundo a Malwee, essa nova composição permitiu melhorias na maciez do moletom e aumento no impacto positivo desta malha para o meio ambiente. Além disso, a fabricação contou com o uso de um amaciante de silicone feito com capinhas de celulares descartadas, uma tecnologia inovadora da CHT.

“Apostamos no “fio do futuro” e no movimento Des.a.fio como uma nova forma pungente de produzir e consumir moda. Damos mais um passo em prol de uma economia circular dentro da nossa indústria, que aposta em tecnologia para ampliar a reciclagem de roupas, um conceito ainda novo para a maior parte dos consumidores, da indústria e da sociedade em geral. Segundo a Fundação Ellen MacArthur, menos de 1% das roupas produzidas no mundo é reciclada. Então, queremos compartilhar os aprendizados para que mais empresas consigam enxergar essa oportunidade e avançar junto conosco, além de sensibilizar as pessoas sobre a possibilidade e importância de reciclarmos roupas usadas”, afirma Anay Zaffalon, Diretora Executiva de Negócios do Grupo Malwee.

Ainda segundo a executiva, para os negócios do grupo, este projeto significa a garantia de um design de moda sustentável, onde as bases de tecido não dependem apenas de matéria-prima virgem. A perspectiva é manter uma frequência de melhorias e lançamentos, trazendo o “fio do futuro” de forma cada vez mais perene para as coleções. “Um dos grandes desafios é ampliarmos o volume de peças pós-uso arrecadadas para a reciclagem, mas estamos trabalhando para ter consistência no processo de fabricação do fio. Acreditamos que, a curto prazo, tenhamos quantidades menores de peças produzidas, mas sempre com uma frequência em nossas coleções”, completa.

A coleção está disponível no e-commerce da Malwee, do tamanho P ao XGG, e do tamanho 4 ao 14.

https://guiajeanswear.com.br/noticias/malwee-em-parceria-com-o-grup...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 36

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço