Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Manequins que “conversam” com os clientes já são realidade no varejo

Manequins que “conversam” com os clientes já são realidade no varejo

Um teste feito pela House of Fraser e a rede de varejo Bentalls coloca pela primeira vez na vitrine manequins inteligentes que “falam” com os clientes por meio de seus smartphones.

Os modelos são equipados com sensores que enviam alertas para os telefones inteligentes dos consumidores que estejam passando a uma distância de até 50 metros das vitrines. A informação repassada é sobre as roupas e acessórios que os manequins estão vestindo.

As pessoas que baixarem o aplicativo – concebido pela empresa britânica Iconeme – serão informados sobre os produtos e sua localização dentro do espaço da loja, além de saberem os respectivos preços.

O aplicativo também pode se conectar à loja virtual, o que significa que os produtos expostos na vitrine poderão ser adquiridos online, independente da hora do dia ou se a loja está aberta ou fechada.

Os clientes podem compartilhar detalhes sobre o que eles estão visualizando com amigos e familiares através de seus smartphones para obter conselhos sobre se eles devem ir em frente e comprá-los.

A tecnologia está sendo utilizada com a French Connection e a Jaeger nas vitrines da Bentalls das lojas da Kingston com a Thames, bem como na House of Fraser ‘buy and collect’, em Aberdeen e na Hawes & Curtis, na Jermyn Street, Londres.

A comunicação entre o manequim e o cliente é efetivada sob a forma de imagens e informações na tela do smartphone. No futuro, esta mesma informação poderá ser uma conversa falada.


Consultório do Varejo: manequins que falam com os clientes

Assim como smartphones como o iPhone tem o sistema de controle de voz Siri para os usuários, este mesmo sistema poderia ser usado para viabilizar um bate-papo com o manequim. O cliente poderia, por exemplo, fazer perguntas sobre o que o manequim está vestindo.

A idéia de ter uma conversa virtual com manequins tem ecos no filme Dr. Who, no qual os manequins de uma loja ganham vida.

O sensor é instalado diretamente em cada manequim ou, alternativamente, em um outdoor hi-tech, e transmite as informações que foram programadas pelo varejista através de um web-portal seguro.

O varejista pode escolher a informação que é disponibilizada, mas igualmente importante é o fato de que eles podem acessar informações sobre o cliente. Isso pode incluir a idade, sexo e a localização do cliente, com que roupa estava e se a compra foi feita online.

Os clientes podem definir as suas próprias configurações de privacidade no app para decidir quanta informação eles querem compartilhar com a marca de moda ou loja.

Consultório do Varejo: manequins que falam com os clientes

Os fundadores Iconeme são Jonathan Berlim e Adrian Coe que, juntos, têm experiência de mais de 50 anos no setor de varejo, trabalhando com marcas famosas de moda.

Os dois são donos da Universal Display,  um dos principais fabricantes de manequins da Europa, e trabalham com marcas como  BHS, Monção, Harvey Nichols e Arcadia Group.

Jonathan Berlin afirma que “esta tecnologia vai mudar a maneira como as pessoas compram na rua, uma vez que ela reúne tanto o varejo online quanto o offline. Pesquisas apontam que os clientes já usam seus smartphones enquanto fazem compras nas lojas, mas, até agora, o setor de varejo não havia percebido este potencial. O sensor cria uma dimensão completamente nova para a experiência de compra, através da combinação de desejo do consumidor de estar conectado em qualquer lugar com a loja física.”

Edward Smith, o gerente de marca de Hawes & Curtis, disse: “Nós escolhemos a Iconeme porque queremos desenvolver um compromisso maior com os nossos clientes. Nossa equipe de visual merchandising ajuda trazer o nosso produto para a vida nas vitrines e agora podemos ter um melhor entendimento de como isso afeta o homem e a mulher na rua. O VMBeacon também funciona 24 horas por dia, para que possamos ter um feedback instantâneo das vendas, mesmo que a loja esteja fechada. É uma mudança de jogo completo para a indústria de varejo e temos o prazer de estar nele desde o início. “

As famílias britânicas estão entre os maiores entusiastas no mundo em termos do uso da internet e da tecnologia para fazer compras.

David McCorquodale, especialista em varejo da KPMG, disse que a informação detida por lojas web sobre seus clientes e suas compras passadas tem sido particularmente eficaz na segmentação do mercado para ofertas personalizadas.

“Apesar do sol glorioso, os varejistas conseguiram capturar a atenção dos compradores on-line através do uso de campanhas digitais específicas e inovadoras, associando produtos com planejamentos de férias, festivais e eventos esportivos.”

FONTE: http://www.consultoriodovarejo.com.br/manequins-que-conversam-com-o...

Exibições: 518

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá J.J. Torres, aqui quem fala é Eloiza Besouchet do Consultório do Varejo.

Ficamos felizes que você compartilhou a matéria que traduzimos e postamos ontem no site do Consultório do Varejo. Nós trabalhamos duro na busca de informações sobre o mercado de varejo e ocasionalmente, traduzimos algumas delas cujo conteúdo consideramos importante. Por isso, peço que sempre que quiser compartilhe os nossos conteúdos, nunca esquecendo de registrar a origem do post traduzido por nós. Isso ajuda muito no posicionamento do Google, como você sabe, e é pra isso também que a gente trabalha. Obrigada!

Olá Eloiza, boa noite!
Desculpe não ter informado o link da sua página! Foi uma confusão pois já tinha uma fonte no final e acabei não confirmando
Já esta corrigido! Obrigado pela observação!

OK, muito obrigada! Não conhecia o portal de vocês e apreciei muito o conteúdo. Conte conosco para divulgar as suas ações.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço