Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Manifesto anti- fashion: o fast fashion está obsoleto

 A pesquisadora e trendhunter holandesa, Lidewij Edelkoort

 

Porque o fast fashion se tornou obsoleto?

A pesquisadora e trendhunter holandesa,  Li Edelkoort (apontada pela revista Times com um dos nomes mais influentes do mundo da moda), apresentou há pouco tempo o manifesto anti-fashion. Nele, ela apresenta motivos do porquê a lógica inconsequente da cadeia do sistema de fast fashion está se tornando cada vez mais obsoleta, já que suas estruturas são baseadas na imensa exploração de mão de obra escrava, produtos tóxicos ao ambiente e um ritmo desenfreado de produção e descarte, que não mede as consequências ambientais e sociais.

 

 

Razões listadas por Edelkoort para a crise na moda:

 

1. Educação:

Nas faculdades, ainda educamos os alunos para brilharem sozinhos, para serem estrelas disputadas por grandes marcas de luxo. Mas esquecemos que isso, na verdade, é a exceção. No século XXI esta realidade individualista está caindo por terra e o trabalho colaborativo faz muito mais sentido.

2. Materialização:

Ao cortarem drasticamente os custos, as grandes empresas de moda estão levando a indústria têxtil e a mão de obra artesanal à falência. Como resultado, as faculdades deixam de ensinar criação têxtil e conceitos básicos sobre tecidos. Ou seja, é uma bola de neve que pode levar à quase extinção dos trabalhos manuais. É mais um conhecimento que se perde.

3. Manufatura:

Com redes de abastecimento cada vez menores, o sistema precisou se reestruturar. Como? Recorrendo aos países de economia fraca explorando a mão de obra barata e sem proteções trabalhistas. Assim, o lucro das marcas é ainda maior.

4. Preços:

Para a moda, quase tão grave quanto a mão de obra escrava é a mensagem que se passa com roupas tão baratas: “Compre, use e jogue fora, como se fosse uma camisinha”, diz Li. As pessoas acabam não “saboreando” o que compraram e, pior, isto ensina aos jovens consumidores que a moda não tem valor. A cultura da moda acaba sendo destruída pelo fast fashion.

5. Designers:

Os grandes nomes do passado mudavam a sociedade, pois introduziam novas silhuetas, novas posturas e novas formas de movimento. Lembra as ombreiras dos anos 80? Elas mudavam a forma como a mulher se mexia. Pois hoje, os designers só querem reciclar tendências do passado. “A energia deles está toda em criar bolsas e sapatos, a pedido do marketing. Eles quase não se preocupam com as roupas”, explica a pesquisadora.

6. Marketing:

Graças ao que ele se transformou, os produtos e a indústria são vistos só de uma perspectiva: a de como vender mais. Os designers são pressionados, produzindo coleção atrás de coleção de forma absurda, em busca de mais faturamento. Isto os esgota e mata a criatividade, devido aos inúmeros lançamentos de coleções que acontecem anualmente. Haja gente para consumir tanta roupa.

7. Publicidade:

“Os anúncios são repetitivos e fica difícil ler os valores da marca”, fala. Para piorar, as grandes publicações exibem em seus editoriais de moda exclusivamente as peças de grifes anunciantes. Como resultado, as pequenas (e novas) marcas nunca terão vez.

8. Imprensa e Blogs:

Editores de moda com conhecimento e repertório estão sendo substituídos por jovens escritores sem especialidade nem perspectiva crítica. “Eles generalizam e dão opiniões, ao invés de críticas profissionais”.

9. Varejo:

Não acompanhou a mudança dos tempos.

10. Consumidor:

“Os consumidores de hoje e de amanhã vão escolher sozinhos, criando e até desenhando o que vestem. Sem contar que Silicon Valley deu origem à primeira geração de super-ricos que não ligam para moda”, defende. A moda não vai recuperá-los. “Mas, vamos, sim, falar cada vez mais de roupas e é a elas que devemos levantar um brinde”, conclui.

 

* Lista publicada aqui 

 

Estamos em tempos de repensar valores e assumir novas posturas, que consequentemente influenciam aos poucos, nossos comportamentos de consumo. Nosso futuro no planeta, exije que sejamos mais conscientes e cuidadosos, hoje existem milhares e milhares de pessoas no mundo todo, pagando muito caro para que possamos consumir produtos extremamente baratos. O sistema de obsolecências programadas também está vai se tornando obsoleto (pelo nosso bem!).

FONTE: http://www.tendessencia.com/#!Manifesto-anti-fashion-o-fast-fashion-est%C3%A1-obsoleto/c1yan/5565d7220cf2adc1ad600bcc

Exibições: 2471

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço