Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

C/C: O GLOBO, ESTADÃO, FOLHA, VALOR ECONÔMICO, EXAME, ABIT, SINDITEXTIL
 
 
MANIFESTO DA INDUSTRIA TÊXTIL

Nos últimos anos, testemunhamos e vivenciamos indignados, uma recessão crescente no segmento têxtil brasileiro, causando um contínuo fechamento de pequenas, médias e grandes indústrias e o desaparecimento de marcas conhecidas.
Segundo entidades e associações de classe das indústrias de vestuário: fiações, tecelagens, malharias e confecções reduziram seus investimentos, suas produções e suas vendas dos produtos de moda a níveis perigosos por motivos evidentes:

• A alta carga tributária brasileira, que ultrapassa 42% sobre os produtos;
• Custos fixos exorbitantes: energia elétrica, água, transportes; 
• Falta de crédito e alta taxa de juros, em média de 400,65%, maiores que as taxas da China;
• A invasão do mercado nacional por produtos importados, com custos totalmente incompatíveis com a realidade da indústria brasileira.

É importante citar alguns dados, como por exemplo: na área da malharia, os importados cresceram 147%, representando em 2015, 163.000 toneladas de produtos importados de vestuário. Nesse cenário, em apenas cinco anos, sobreviverão apenas 1/3 das indústrias do setor, refletindo diretamente em mais de um milhão de empregos.
Apesar de o Brasil ser considerado um lançador de moda e ter um parque industrial moderno e eficiente, o industrial não tem mais energia para combater o custo Brasil. Somos um país de raízes profundas e diversas, de diferenciações e diversidades, de artistas e altruístas, generosos populares e universais. Somos muito bons no que fazemos, mas apesar de lutarmos muito não conseguimos vencer a concorrência dos produtos asiáticos, não porque somos menos competentes, mas pela falta de infraestrutura, pelos altos custos dos impostos e serviços controlados pelo Estado, pela falta de apoio ao setor, pela complexidade das legislações tributárias, trabalhistas, ambientais, etc, que geram custos e tempo perdido para a empresa, pela baixa especialização de nossa mão de obra, enfim dos diversos fatores que não podem ser controlados pelas empresas, mas que deveriam ser fornecidos pelo Estado. 
A diferenciação e a originalidade farão a diferença da nossa indústria, e como empreendedores, somos responsáveis por essa mudança, mas precisamos de incentivo:

• Concorrência leal;
• Aumento da alíquota de importação e controles adequados nos portos;
• Regime Tributário Diferenciado Competitivo;
• Redução da carga tributária;
• Medidas apropriadas de salvaguarda;
• Criação de uma política antidumping para todos os produtos têxteis acabados ou não, importados de qualquer lugar do mundo por valores simbólicos e que remetam o produto brasileiro a comparações ridículas de valores e inatingíveis pela indústria nacional.

Tecnicamente, o dumping, ou política de preços predatória como também é chamado, consiste em vender um produto abaixo do custo com a intenção de dominar o mercado e, assim, eliminar a concorrência, para, posteriormente, impor preços altos, deixando os consumidores sem opções e os submetendo a uma armadilha inescapável.
Querem quebrar nosso parque industrial e tomar posse do nosso mercado! Seremos monopolizados pelas indústrias asiáticas ou por quem importa seus produtos!
O governo deve se posicionar: Lealdade à Pátria ou a China? Lealdade ao povo ou aos partidos? O governo vem perdendo o foco, o rumo, a bússola, a régua e o compasso. Perderam os princípios e a capacidade de gestão. Até quando, a indústria têxtil brasileira terá que se ajoelhar e implorar para trabalhar, crescer, empregar e produzir? Ate quando teremos que demitir nossos empregados que tentam viver privados de: saúde, educação e segurança? 
Temos que repensar novos caminhos porque o governo brasileiro não mais nos representa.

Exibições: 2322

Responder esta

Respostas a este tópico

A solucao dos problemas de um Pais esta' no voto correto!!!!

Quem quer vantagens de seus governos e' egoista.

Nao existe desoneracao mas sim transferencia de impostos.

Funciona como a teoria dos vasos comunicantes.

No BRASIL infelizmente toda decisao de Governo beneficia alguns em detrimento de outros.

As coisas mudam quando la' estiverem gente que nos preparamos em nossas casas para assumirem o Pais.

Se nao houver gente essa renovacao e' porque nao fomos: bons pais...bons cidadoes......

Nao tivemos competencia de gerarmos pessoas que tivessem condicoes de nos substituirmos...

Isso e' muito ruim...mas nao impossivel de virarmos o jogo...

2014 esta' ai.

Luiz

apagão, e nome certo do Senai,formei no Senai em 198bolinhas,um dia lê guei para fazer um curso,para os meus funcionário, foi surpreendido com a falta de planejamento do sanei, me desculpa ....

Luiz Roberto Saraiva disse:

Além deste apagão.O Senai Cetiqt também tem sofrido com tudo isso.Porque temos que nos juntar e fazer um baixo assinado em favor dos profissionais que passaram pelo Senai Cetiqt e muitos tem sido demitidos.

vc tem algum órgão do governo, para confiar, ou melhor algum politico que vc votou para lhe responder uma pergunta ? vc tem alguém para gritar bem alto,porque vc paga tanto imposto na sua mercadoria,.....

Luiz Eduardo Mello disse:

AMIGOS

E" impossivel que somente o BRASIL nao consiga resolver o sempre problema de que nao temos em quem votar.

Se isso fosse serio nao teriamos ninguem ocupando cadeira nos Legislativos de Pais.

O prpblema e' que votamos sempre nos nossos interesses individuais e esperando que os que colocamos la' modifiquem a Constitucao com 210 milhoes de artigos.

A maioria dos Paises ja' acabou com isso e nos bestialmente e incompetentemente ainda no seculo 21 estamos com esse comportamento feudal.

Muitos que carregam a bandeira do nacionalismo mandam fazer suas confeccoes na Asia...e asim por diante.

Nosso problema e' de BASE....de formacao....de falta de valorizacao da Familia...de educacao...e de conhecimento...

Tem solucao?????Logico que sim!!!A maioria das Nacoes encontrou a saida do tunel.

O VOTO patriotico...2014 eata' ai...ficha limpa ja' vale...a FAB publica o uso das aeronaves....o cartao de ponto dos politicos e' publico....o julgamento do mensalao esta' andando...

Emfim mesmo com tudo isso o Brasil anda gracas a poucos que acreditam na Democracia como a verdadeira e unica forma civilizada de Governar.

Cumpra seu dever democratico e vote CERTO!!!!!

SE VC esta' realmente comprometido com o que fala e deseja nunca mais vote ERRADO.

Luiz

GEORGES

Por fazer parte de um sociedade que ainda nao aprendeu a votar,eu nao sou arrogante ao ponto de dizer que nao tenho culpa do que aconteceu e esta acontecendo no Brasil.

O grande problema e' que todos acham que sao ilibados e que os defeitos estao nos alheios.Acontece que todos acabam pagando a conta da nossa geral incompetencia de praticar a cidadania e o civismo.

Nao adinta falar mal dos politicos porque fomos nos que os colocamos la'.

Se foi devido ao bolsa familia ou pela amizade com empreenteiros...se foi devido ao minha casa minha vida ou no rastro de um banqueiro que vive da taxa selic..se foi por causa do vale leite ou da amizado com os "amigos" dos consorcios das concorrencias publicas..nos colocamos as pessoas certas no lugar certo dos nossos interesses...se foi pela amizade dos que usavam a faixa...esse e' o Brasil que em 2114 vamos deixar para traz...no esquecimento...

O problema vai ser se perdermos mais uma chance de mudar.

Luiz

A verdade é que o "idolatrado" l.ul.l.a. comprou todos os seus votos através do incentivo às esmolas. Hoje, perder o emprego é prêmio. A realidade que o poder de voto está nas mãos desse nosso povo já doutrinado a levar vantagens. Reclama da falta de emprego e, quando o tem, começa a fazer contagem regressiva para o período de aquisição do tal seguro-desemprego e aí do empregador se não o "dispensar", a maldade aflora e, normalmente, começam a aparecer peças com defeito não explicadas, dano ao patrimônio, etc... E tem mais, depois da dispensa que o empregador é "obrigado" a fazer, ainda tem que suportar as famigeradas reclamações trabalhistas, onde o empregador entra em uma sala de audiência como se fora um leitão de Natal com direito à maçã na boca. Um ringue onde vc tem as mãos algemas e para trás das costas. Uma verdadeira carnificina. É o chamado "chutar cachorro morto". Enquanto isso proliferar em nosso País, onde levar vantagem, receber sem trabalhar, etc... for a moda do momento, estaremos impotentes e é só caminhar para o matadouro. INFELIZMENTE !!! Estou cansando minha gente !!!!

eu também,estou cansado.........já pensei em aposentar,tenho só 43 anos,mas no fim do ano quando fiz a festa de natal, vê que as famílias felizes,por tem emprego,comida ,e saúde,eu nem posso pensar em parar,tenho que ficar com dividas,viver no brasil,ser criativo ,e estar no mercado vivo ,a mais de 25 anos,vivendo a mesma historia,fazendo as coleções,produzindo,endividando,vendendo,errando,e acertando.............

Claudio de Almeida Lima disse:

A verdade é que o "idolatrado" l.ul.l.a. comprou todos os seus votos através do incentivo às esmolas. Hoje, perder o emprego é prêmio. A realidade que o poder de voto está nas mãos desse nosso povo já doutrinado a levar vantagens. Reclama da falta de emprego e, quando o tem, começa a fazer contagem regressiva para o período de aquisição do tal seguro-desemprego e aí do empregador se não o "dispensar", a maldade aflora e, normalmente, começam a aparecer peças com defeito não explicadas, dano ao patrimônio, etc... E tem mais, depois da dispensa que o empregador é "obrigado" a fazer, ainda tem que suportar as famigeradas reclamações trabalhistas, onde o empregador entra em uma sala de audiência como se fora um leitão de Natal com direito à maçã na boca. Um ringue onde vc tem as mãos algemas e para trás das costas. Uma verdadeira carnificina. É o chamado "chutar cachorro morto". Enquanto isso proliferar em nosso País, onde levar vantagem, receber sem trabalhar, etc... for a moda do momento, estaremos impotentes e é só caminhar para o matadouro. INFELIZMENTE !!! Estou cansando minha gente !!!!

É duro vc chegar a uma encruzilhada e questionar tudo aquilo pelo qual vc lutou, acreditou, poder estar errado. É muita indignação junta, pois o que se vê hoje, é que somente a grana é que importa. As pessoas não mais se realizam na vida. O ganhar dinheiro pura e simplesmente não basta a ninguém, haja visto que cada vez mais nos deparamos com pessoas que , ainda que ganhem bem, são pessoas infelizes, vivem sempre fazendo "terapias" pois não se encontram. Se o trabalho não complementa, não dá um sentido de realização, podes crer, meu amigo, isso vai ser cobrado mais tarde ! A era da informática, onde os resultados, respostas, são cada vez mais rápidos, dão às pessoas a sensação de que , na vida real, as coisas assim tb funcionam. Como a realidade é outra, estamos nos deparando com maior numero de pessoas cada vez mais frustadas. E não sabem por quê .... Seria pra rir se não fosse trágico !!!

e a pura verdade........

Amigos

Lutar sempre...desistir jamais...nao existe uma primavera somente...

O sentido da vida esta' na luta e fazer ela valer a pena...

Nao existe Pais melhor que o Brasil...o que precisamos e' retoma-lo dos nossos politicos...

Vamos ao som da cancao fazer a hora...fazer e nao esperar acontecer...porque esperar nao e' saber...lembram-se?..esse era o hino de minha epoca na Uni...la' o futuro era o presente...o amanha era hoje...e veio a primavera  florida e trazendo com era a esperanca de dias melhores...com o tempo perdemos um pouco nosso rumo mas em 2014 retomaremos o timao e levaremos a barca para as aguas serenas a Ordem e do Progresso justo e de todos...

Se VC desananimar e porque Vc nao ama seus filhos...as geracoes que virao...se VC desanimar sera cobrado  pelo tempo e pelo futuro sombrio...VC sera' um indigno da raca criada por DEUS...que disse crescei e multiplicais...fazei o futuro das novas geracoes..

Luiz

nota 10.......vou entregar este testo ao meus funcionários. obrigado!!!!

Enquanto o povo continuar votando nestes " ZÉ RUELA DA VIDA " , aguenta coração ... tá F... Vamos votar somente em quem tem ficha limpa e se não tiver candidato neste perfil , é melhor anular o voto !!!

 

Paola meus parabéns pelo teor de seu manifesto. Ainda bem que os jovens estão começando a ver e a entender a realidade da Industria Têxtil brasileira. É muito doloroso para nós aposentados, que trabalhamos anos no desenvolvimento desta industria, observarmos a cada dia que passa como a mesma está se deteriorando, sem podermos interagir para ajudar a resolver os problemas. Recentemente comentei que a alta carga tributária é uma das causas desta destruição mas, por outro lado, a falta de uma gestão competente e visionária, bem como a ganância empresarial, são fatores que provocaram a situação que a Industria Têxtil está vivendo nos dias de hoje.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço