Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SÃO PAULO – A última reunião do Grupo de Avanço da Competitividade (GAC), que reúne executivos da indústria e do varejo e representantes do governo, terminou sem que tenha sido anunciada nenhuma nova medida de estímulo à economia, como era a expectativa dos empresários. Durante o encontro, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, não apresentou proposta concreta, mas ainda assim havia certo clima de otimismo entre os empresários ouvidos pelo Valor.

“[Na reunião] não teve nenhuma promessa. O ministro disse que tem as ferramentas necessárias para estimular a indústria, como o depósito compulsório. Falta usá-la”, disse uma fonte que preferiu não se identificar. O empresário reconheceu o benefício das medidas já adotadas, como a redução da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para o crédito à pessoa física, mas afirmou que o pacote ainda poderia ser ampliado.

Para José Lípeo Custódio, diretor da Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário (Abimóvel), a situação tende a melhorar. “Pior do que está não fica. Foi bom ver que diferentes setores apontaram em seus discursos que a forte concorrência com os importados continua a ser um grande problema. Isso dá força às reivindicações da indústria de transformação.”

No entanto, há ceticismo entre os executivos, já que os efeitos das medidas de estímulo à atividade econômica somente devem ser sentidos no fim do primeiro semestre de 2012, segundo Rosane Donati, superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira (Abipa).

A apreensão é maior entre os industriais. De acordo com relatos da reunião dados ao Valor, os empresários do setor de serviços pareceram mais confortáveis com os resultados. “Deu para sentir que serviços e algumas áreas do varejo estão mais otimistas que nós”, afirmou Rosane.

(Carlos Giffoni e Tainara Machado | Valor)

Fonte:|http://www.valor.com.br/brasil/1140788/mantega-nada-anuncia-mas-dei...

Exibições: 482

Responder esta

Respostas a este tópico

Para ser sincero, não esperava nada mesmo...

Continuamos na mesma ...

"MAS SOU TEXTILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA"

Tudo fica como antes, nada muda e nada mudara.Cada um pra si.
Se vira Brasil.

MAS COMO ESSES POLITICOS TEM O DOM E A CARA DE PAU DE FICAR ENROLANDO OS OUTROS , SE NÃO TINHA NADA PRA FALAR QUE FICASSE EM CASA TOMANDO TERERÊ.

Meus amigos cada vez nossos Políticos nos deixam desacreditados, eles que não sabem o que é um chão de fábrica, o quanto é complicado manter se vivo as nossa produções.Realmente vamos ter que se virar nos 30 sozinhos, pois eles que ganham e muito para fazer alguma coisa, só sabem discussar, e de concreto nada.Mas fazer o que ,somos Brasileiros e não desistimos nunca...

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço