Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Ministério da Agricultura Envia Técnico à Bahia para Avaliar Ameaça Sanitária ao algodão.

O ministério da Agricultura enviará, na próxima terça-feira, 29 de janeiro, um técnico do Departamento de Sanidade Vegetal para avaliar uma ameaça sanitária nas culturas do algodão e da soja na região de Barreiras (BA). A ação visa atender uma solicitação feita pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).

 
lagarta Helicoverpa.jpgA lagarta Helicoverpa, que originalmente ataca a cultura do milho, migrou nesta safra para o algodão e a soja e os métodos de controle natural estabelecidos pelo sistema de manejo integrado de pragas não vem surtindo efeito no combate a esta ameaça.
 
“A praga está localizada na Bahia, Piauí, Maranhão e, recentemente, já registramos ocorrência dela no Paraná. As perdas por conta deste problema são grandes e o avanço para outras áreas é questão de tempo. É preciso agir logo para acabar com isto. Por isto nossa urgência na solicitação ao ministério da Agricultura”, explica o presidente da Abrapa, Gilson Pinesso.
 
Segundo especialistas, o grande problema está no fato de que existem poucos princípios ativos para controlar a Helicoverpa. No Brasil, o mais conhecido é registrado apenas para uso na cultura do milho. Não sendo possível, então, a utilização para a soja e para o algodão.
 
Visita – A Abapa receberá o técnico do Mapa nos dias 29 e 30 para mostrar as plantações da região. Pesquisadores, lideranças locais e produtores rurais estarão presentes para mostrar o problema e debater possíveis soluções.
.
.
.
.

Exibições: 88

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço