Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Maquintex + Signs Norte Nordeste comemora recorde de público

Aconteceu entre os dias 12 e 14 de setembro, a Maquintex + Signs Norte Nordeste 2023 – feiras de inovação e conhecimento para a indústria têxtil e de comunicação visual, reunindo no Centro de Eventos do Ceará, mais de 500 marcas que expuseram seus produtos, como Alltak, Imprimax, Mimaki, Amazonas, Endutex, Nacional Têxtil, Qualigraf, além de empresas estreantes como Rhino Máquinas, Yguaçú Máquinas, Neo Brasil e, com público de 15 mil pessoas que puderam conferir as novidades dos 140 estandes.

edição de 2023 foi considerada pela organização do evento como a melhor de todos os tempos, com recorde de público e milhares de negócios fechados durante os três dias.

As feiras trouxeram diferentes assuntos relacionados à moda, sustentabilidade, incentivos fiscais e tecnologias inovadoras no mundo da impressão digital. Discussões como soluções para aumentar o lucro em negócios gráficos, impressão de rótulos em pequenas tiragens, conceitos e características foram apresentados por palestrantes com objetivo de otimizar o mercado do setor.

Nos estandes, expositores também apresentaram inovações do setor e atualizações como as máquinas de costura, equipamento bastante utilizado na produção de confecções.

A primeira Conferência da Maquintex + Signs Nordeste contou com a presença do presidente do Sindicato da Indústria Gráfica do Estado do Ceará (Sindgrafica-CE) Luciano Aragão Bezerra, que participou do encontro de tecnologia gráfica, com objetivo capacitar os associados e provocar uma discussão sobre a indústria gráfica. “Vantagens da Automação como ferramenta para reduzir custos”, foi o tema da palestra ministrada por Maria Duarte, no seminário. Outro destaque foi o debate sobre o crédito e financiamento para a cadeia têxtil, promovido pelo Banco do Nordeste (BNB), parceiro do setor têxtil.

Novidade nesta edição, a Startup Corner on the Road teve o primeiro dia de programação voltada para a promoção de novos conceitos voltados para a indústria têxtil da região e do país.

Centros universitários com sede em Fortaleza, como a Uniateneu e a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), ampliaram discussões sobre os desafios e oportunidades no cenário brasileiros no setor, bem como os fundamentos que movem o consumo nessa área, além de debaterem o uso da tecnologia e suas principais ferramentas no processo de desenvolvimento de coleções de moda.

diretor-presidente do Febratex Group, Hélvio Pompeo Madeira, ressaltou a importância dessas interações e da sensibilidade da organização da feira em promover a aproximação de setores que são considerados vitais para as indústrias têxtil, gráfica e de comunicação visual.”Promotor de feiras tem que saber quem fabrica, e ao mesmo tempo aproximá-los de quem mais precisa. E é isso que estamos fazendo: aproximando os empreendedores para que haja interação e troca de ideias com as últimas novidades do mercado”, pontuou.

Hélvio comemorou os resultados obtidos durante os três dias da Maquintex + Signs Norte Nordeste e elogiou os participantes. “Tivemos resultados excepcionais, com a vinda de um público de alto nível, que aproveitou o momento para conhecer novas tecnologias e inovações. Quem saiu ganhando foram os empreendedores, que vão aumentar a qualidade dos seus produtos e otimizar o tempo de trabalho. Todos os expositores saíram felizes daqui, com diversas negociações encaminhadas para serem concluídas nos próximos meses”, frisou.

diretor de comunicação do Febratex Group, Hélvio Pompeo Júnior, disse que essa foi a melhor Maquintex + Signs Norte Nordeste. “Projetamos maior crescimento na próxima edição, que será realizada em 2025 e que vai contar com a primeira edição da Pack&Graph”, destacou.

Para 2025, haverá a adição de uma nova categoria: Pack&Graph, que vai trazer para a região o setor de embalagens, com foco na indústria têxtil, além de ampliar o número de empresas do setor gráfico. Será a primeira edição deste segmento. As feiras acontecem entre os dias 23 e 25 de setembro em Fortaleza.

“É um evento que integra todo o setor. Nós temos vários expositores em comum e por isso decidimos adicionar essa nova categoria. Precisamos facilitar a vida desses profissionais e a melhora da logística de produtos do Sul para o Nordeste, pois o custo é muito alto. Então, nosso objetivo é diminuir a quantidade de gastos e promover troca de experiências”, explicou Hélvio.

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Divulgação

Exibições: 31

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço