Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Pitaia Rio

A Pitaia Rio utiliza tecidos biodegradáveis. Crédito: Reprodução @Pitaiario

Você sabia que...

  • A indústria da moda é uma das mais poluentes do planeta?

  • As lycras comuns demoram cerca de 100 anos para se decompor na natureza?

  • Que biquínis, maiôs e sungas, quando entram em contato direto com a natureza, seja no mar, nos rios ou cachoeiras, liberam microplásticos que poluem as águas?

  • As agências da ONU destacam que a indústria da moda é responsável por entre 2% e 8% das emissões globais de carbono, com grande impacto sobre o clima?

A boa notícia: ser sustentável está na moda!

A indústria da moda renovou, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP26, o compromisso com ações para combater as mudanças climáticas. O documento elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, e pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, Unfccc, conta com 131 empresas de moda e 43 apoiadores. Ainda muito poucos para o universo enorme deste segmento no planeta.

Mas essas mudanças tão necessárias e urgentes passam também pela consciência e escolhas dos consumidores. Nessa edição, vamos apresentar informações e opções de produtos para a moda praia que contribuem para essa mudança.

Já existem no mercado tecidos biodegradáveis que possuem baixíssimo impacto no meio ambiente em comparação às lycras comuns. Eles se decompõem em ambiente de aterro (e apenas nesse ambiente!) em apenas 3 a 4 anos. Enquanto as lycras comuns demoram 100 anos para se decompor

Imagine só que o tempo de vida de um biquíni – quem dera fosse somente um! - que você compra a cada verão chega a ser, na maior parte das vezes, maior do que a expectativa de vida humana. Agora imagina a quantidade de lixo que é gerada, poluindo todo o ecossistema que a gente mais ama: as praias, rios e cachoeiras...

Para um tecido ser considerado biodegradável, ele deve passar por certificações que comprovem os pré-requisitos necessários em relação ao tempo de degradação e à composição da sua matéria-prima.

Fazer uma moda praia sustentável é muito mais do que optar por tecidos biodegradáveis. E isso já é muita coisa! Mas as marcas selecionadas tem muitas ações e políticas que contribuem para a sustentabilidade. Conheça estas marcas e lembre-se de optar por empresas e marcas mais que tem o compromisso ambiental no seu DNA.

Tecido biodegradável

As peças da Kauwela são feitas com tecido biodegradável, com certificado de produção sustentável, feito com água reutilizada e com o selo CO2 Control. Além disso, é um tecido tecnológico: possui proteção solar, é antiodor e não possui nenhuma toxidade para pele.

A empresa envia a certificação do tecido biodegradável e produção sustentável junto de um recadinho de obrigada, feita de papel semente. Ao ser plantado em terra fértil e regado, germinarão sementes de manjericão!

Todas as peças são enviadas dentro de um saquinho de algodão cru. Além de ser feito de um material natural, também pode ser reutilizado de várias formas. E a caixa é feita de material 100% reciclado e 100% reciclável!

3 pilares

A Sarau entende que a indústria da moda é uma das que mais explora e destrói o ecossistema. Por isso, busca inserir a sustentabilidade nos processos da empresa dentro dos 3 pilares: social, ambiental e econômico.

Exibições: 36

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço