Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Marcas de moda famosas investem em artesãs na África

Marcas de moda famosas investem em artesãs na África

De pequenos ateliês no Quênia saem peças para grandes marcas de moda internacionais, num projeto daEthical Fashion Initiative que está mudando a vida dos habitantes. Uma iniciativa apoiada pelas Nações Unidas que conjuga negócio e ética, mas que está muito longe de caridade, usando a moda como um veículo para sair da pobreza, ao mesmo tempo, cumprindo o desejo da moda ser mais justa.

A Ethical Fashion Initiative não é uma instituição de caridade, ela facilita o trabalho digno com um salário justo conectando algumas das artesãs mais marginalizadas do mundo que ficam na África com os melhores talentos da indústria da moda, para benefício mútuo. A organização também trabalha com futuros designers na África Ocidental para promover os talentos locais e aumentar a capacidade de exportação da região. Por outro lado a indústria da moda se beneficia com a boa publicidade que isso gera perante os consumidores de seus produtos. É uma iniciativa muito legal.

https://youtu.be/dsxpjTUEi7M

Ao ganhar uma renda regular, as mulheres podem melhorar as condições de suas famílias e de suas comunidades. O trabalho permite que as elas possam ter mais confiança própria e ganhar respeito. Tudo o que a organização faz é regido por um sólido e rigoroso código de ética. Enquanto a produção é 100% ética e com um forte foco na proteção ambiental, este não é um projeto de nicho “eco-fashion”, ao invés disso é uma vasta iniciativa chegando a ter 7.000 artesãos em todo o mundo que produzem para marcas de moda em Roma, Rio de Janeiro,Tóquio, Paris e Londres. É uma operação em grande escala localmente e globalmente. Outro projeto legal de inclusão social de artesãos africanos de Gana através das designers da Osei-Duro você pode ver neste post.

Marcas de Moda famosas investem em artesãos na África Stylo Urbano-1

A moda é impulsionada pelo desejo. E a Ethical Fashion Initiative trabalha com os grandes talentos da indústria da moda para criar os tesouros artesanais que os consumidores anseiam; aqueles que são verdadeiramente de luxo, incluindo em dimensões éticas e ambientais. A organização garante que todas as artesãs não ganhem um salário de sobrevivência, mas sim um salário digno, que lhes permita viver de forma digna.

“Queremos que os nossos parceiros de moda tenham lucro e reconhecemos que isso é essencial para a longevidade da Ethical Fashion Initiative.” 

A Ethical Fashion Initiative trabalha sempre buscando os melhores padrões da produção para satisfazer as marcas de moda. Fazendo isso através de treinamento constante para que as artesãs possam criar o que o mercado pede, adaptando as habilidades artesanais tradicionais como a serigrafia, crochê e bordado ao gosto do mercado internacional.

A belíssima coleção de primavera/verão 2015 de Stella Jean teve estampas e bordados feitos por essas artesãs da África. É uma mostra do sucesso da parceria entre os talentos dos estilistas e das artesãs para criar uma moda sustentável e ética valorizando o trabalho manual e dando uma vida dígina a várias mulheres na África. Muito bom não é?

Marcas de Moda famosas investem em artesãos na África Stylo Urbano-2Marcas de Moda famosas investem em artesãos na África Stylo Urbano-3estilistas famosos investem em artesãos na África Stylo Urbano-4estilistas famosos investem em artesãos na África Stylo Urbano-5estilistas famosos investem em artesãos na África Stylo Urbano-6estilistas famosos investem em artesãos na África Stylo Urbano-7

A Ethical Fashion Initiative trabalha com os mais diversos talentos da moda como Ilaria Venturini Fendi / Carmina Campus, Sass & Bide, Stella Jean, Stella McCartney e Vivienne Westwood. Trabalha também com o Joalheiro Chan Luu que tem como clientes as maiores celebridades de Hollywood. No Brasil trabalham em pareceria com a Osklen/Instituo-e. Além disso tem a Takashimya, Donzela Nation, 10 Corso Como, United Arrows, Macy’s entre outras marcas.

Exibições: 347

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço