Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Marcas do Rio sintetizam um novo lifestyle que mistura cidade e praia

Criando surpreendente dialeto visual, grifes apresentam roupas sintonizadas com o athleisure e o clima pré-olímpico.

SALINAS: A marca carioca, veterana das passarelas, se mantém jovem em coleção com tons vibrantes e pegada esportiva que remete a Miami (Foto: Rafael Chacon/Agência Fotosite, Imax Tree e Divulgação)

Foi uma agradável surpresa ver um novo, colorido e brilhante lifestyle carioca na edição do São Paulo Fashion Week que mostrou os lançamentos para o verão 2017, em abril passado.

Com seu sotaque descolado e atual, as coleções definem uma atitude mais à vontade, meio esportiva e bem sofisticada. São roupas que traduzem o ideal de um way of life que evoca a beleza e o charme casual da cidade. Trata-se de um novo dialeto visual: o magnífico carioquês.

A.BRAND: Cria da Animale, a grife estreou no São Paulo Fashion Week com uma coleção descomplicada, chique e global, inspirada no Havaí (Foto: Rafael Chacon/Agência Fotosite, Imax Tree e Divulgação)

Quando você olha para as peças, que fundem o que se usa na cidade e na praia, consegue imaginar os lugares maneiros que serão frequentados pelas mulheres que as vestem, a comida que preferem, como se distraem e até a forma como se relacionam com os outros.

É um jeito mais contemporâneo de se vestir, uma espécie de sportswear tão chique quanto tudo de mais bacana que possa existir no seu closet. Com uma vantagem: passa um clima absolutamente positivo.

LENNY NIEMEYER: Com seu beachwear couture, a estilista sai cada vez mais da areia (Foto: Rafael Chacon/Agência Fotosite, Imax Tree e Divulgação)

Hoje, internacionalmente, as marcas perseguemo conceito e o status de lifestyle como nova necessidade. Não se trata somente de uma tendência, pois procuram inspirar, guiar, motivar. É uma ideologia sedutora, evocando uma conexão emocional que estimule a autoexpressão do consumidor. Com esse conceito - elaborado de propósito ou não -, algumas das marcas cariocas fizeram exatamente isso: identificaram comportamentos.

OSKLEN: A praia urbana e cosmopolita de Oskar Metsavaht, em estilo tropical artsy (Foto: Rafael Chacon/Agência Fotosite, Imax Tree e Divulgação )

A moda praia da veterana Salinas, por exemplo, deu um show de coordenação nas cores, nas estampas, nos acessórios e até no cenário. De otimismo contagiante, tem inspiração na Miami art déco em interpretação pós-modernista. Em tons fluorescentes, a jovem coleção mostra uma pegada esportiva principalmente nas jaquetas oversized em sintonia com o clima pré-olímpico e o athleisure - a nova tendência de fundir cada vez mais o activewear ao guarda-roupa do dia a dia, que está em rápida expansão internacional.

JULIANA JABOUR: A marca de SP, mas que desfilou durante quatro anos no extinto Fashion Rio, seguiu esportiva e feminina, comum athleisure neorromântico (Foto: Rafael Chacon/Agência Fotosite, Imax Tree e Divulgação )

Apesar de a marca não ser carioca, conheci o trabalho de Juliana Jabour no Fashion Rio, evento no qual desfilou no período entre os verões de 2007 e 2011. Ela sempre teve uma pegada esportiva e hiperfeminina, bem carioca, e seguiu neste caminho: desta vez cativou com uma roupa “ativa- romântica”. Inspirada no filme Dogtown and ZBoys, de Stacy Peralta, sobre os skatistas dos anos 70, faz seu depoimento athleisure - um mix bem-sucedido de peças de tela esportiva com modelagens vitorianas e bodies com recortes geométricos em tons vivos.

A estreante A.Brand nasceu como uma segunda marca da Animale, mas logo ganhou vida própria. Pelas mãos de Ana Claudia Dias, conseguiu inédita e criativa interpretação do Havaí em coleção urbana e descontraída, bem chique. E conseguiu também uma imagem de marca global, e não local - realização das mais importantes hoje.

Na mesma sintonia,associando com sucesso o tom cosmopolita à sua alfaiataria bem-feita, está a Osklen de Oskar Metsavaht, que sempre foi craque em vender o lifestyle do Rio. Em apresentação na sua loja na Vila Madalena, seu tropicalismo artsy de múltiplas facetas também conquistou corações.

Já Lenny Niemeyer elevou a moda praia carioca a um patamar beach couture. Inspirada na cultura japonesa, demonstrou total desenvoltura e virtuosismo ao interpretar o estilo night and day em voga entre as cariocas bem informadas. São peças elegantes e versáteis, que podem circular sem restrição de horário - e a moda de Lenny sai cada vez mais da areia. Além dos impressionantes maiôs couture, quimonos, vestidos, saias e jaquetas oversized apresentam estampas, aplicações e bordados fantásticos, que modelam o corpo sem constrangimentos. São seguramente receitas de um lifestyle glamoroso, que fala carioquês, mas pode rodar o planeta.

http://vogue.globo.com/moda/moda-news/noticia/2016/07/marcas-do-rio...

http://vogue.globo.com/moda/moda-news/noticia/2016/07/marcas-do-rio...

Exibições: 600

Responder esta

Respostas a este tópico

Demais
Hoje, internacionalmente, as marcas perseguemo conceito e o status de lifestyle como nova necessidade.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço