Bangladesh vem perdendo encomendas de vestuário após uma série de acidentes industriais e turbulências políticas, em uma tendência que poderá prejudicar sua economia e abrir as portas para que outros exportadores asiáticos impulsionem suas vendas para os EUA e a Europa.
Alguns nomes grandes dos Estados Unidos já disseram que estão se retirando de Bangladesh após o edifício de uma fábrica de roupas ter desabado no dia 24 de abril em Savar, um centro comercial fora de Dhaka.
No dia 27 de abril, o número de mortos no desastre do Rana Plaza, o pior acidente industrial de Bangladesh, subiu para 430, e as autoridades de Bangladesh suspenderam o Prefeito de Savar, Refayet Ullah, por ter permitido a construção do edifício sem autorização de segurança obrigatória dos órgãos municipais de Dhaka.
A polícia prendeu o proprietário do edifício e os donos das cinco fábricas alojadas por alegada negligência criminal. Eles não foram acusados formalmente.
Declarações de empresas desde o colapso do Rana Plaza mostraram que, mesmo antes do acidente, as marcas ocidentais já estavam ficando desanimadas sobre Bangladesh. As preocupações de segurança cresceram após um incêndio em dezembro na fábrica Tazreen Fashions Ltd. 's, fora de Dhaka, que matou mais de 100 pessoas.
Walt Disney Co., a maior licenciadora do mundo, disse a licenciados em março que não poderia mais fabricar suas mercadorias em Bangladesh. A política atualizada foi divulgada esta semana no site da Disney.
A decisão veio após caixas de moletons com os personagens da Disney destinadas a lojas do Wal-Mart terem sido encontradas na fábrica de Tazreen. Wal-Mart Stores Inc., a licenciada autorizada da Disney, disse que um fornecedor mudou os produtos para Tazreen para serem armazenados lá. Tanto Disney quanto Wal-Mart disseram que não haviam autorizado a circulação de produtos para a fábrica.
Outros varejistas como Target Corp e Nlice Inc. também reduziram o número de fábricas em Bangladesh. Protestos políticos e greves regulares, frente às eleições do próximo ano, paralisaram os negócios e os compradores começaram a redirecionar encomendas para a vizinha Índia, disseram exportadores de Bangladesh.
A Associação de Fabricantes de Vestuários de Bangladesh e a Associação dos Exportadores estimaram em abril que a indústria de US$ 20 bilhões por ano perdeu US$ 500 milhões em encomendas para os rivais indianos. Vijay Mathur, secretário-geral do Conselho, apoiado pelo Estado de Promoção da Índia, disse que o total das exportações de roupas em março saltou 11% no ano para US$ 1,35 bilhões, após permanecer uniforme em janeiro e fevereiro. Ele disse que o salto foi devido às encomendas, deixando Bangladesh com a economia mais forte dos EUA.
Marcas de roupa dos EUA e da Europa “se tornaram mais conscientes dos riscos envolvidos” em fazer negócios em Bangladesh, disse Mathur.
Outros produtores asiáticos pensam em se beneficiar. A.S. Sakthivel, presidente do Conselho, apoiado pelo Estado de Promoção de Exportação de Roupas da Índia, disse que espera que a Índia seja capaz de tirar cerca de US$ 1 bilhão em vendas de roupas de Bangladesh.
Camboja também vê uma abertura. “Com os recentes incidentes, é possível que a pressão externa seja tão alta que eles terão que mudar”, disse Ken Loo, secretário-geral da Associação apoiada pelo Estado de Fabricantes de Vestuários de Camboja.
Encomendas perdidas poderiam prejudicar a economia de Bangladesh. O país, entre os mais pobres do mundo, tem feito progressos econômicos, tornando-se o segundo maior exportador de roupas depois da China. O vestuário compõe 80% das exportações de Bangladesh e o setor emprega cerca de três milhões de pessoas. O país tinha 5.400 fábricas em 2012, um aumento de 30% desde 2005, de acordo com a associação dos fabricantes de vestuário, em comparação com cerca de 2.400 fábricas na Indonésia e 2.000 no Vietnã.
Grupos de trabalhadores disseram que a expansão em Bangladesh veio em detrimento à segurança, com cerca de 800 mortes no setor na última década em incêndios e outros acidentes.
A rápida expansão do setor e o acesso limitado à região levaram à rápida conversão de centenas de edifícios, muitos dos quais podem ter sido construídos para outros fins, em fábricas improvisadas de vestuário. Muitos deles, como Rana Plaza, foram construídos sem licenças de segurança adequadas.
Mas os legisladores e grupos de trabalho disseram que a saída de empresas de Bangladesh iria piorar as coisas para o país.
“O trabalho de vestuário é muito importante para o povo de Bangladesh. Boicotar o país só terminará esse trabalho e tornará a situação das pessoas pior”, disse o deputado Sander Levin, de Michigan, democrata do Comitê de Finanças do Senado. “Em vez disso, precisamos encontrar maneiras de mudar essa dinâmica, onde os varejistas competem para que possam produzir bens mais baratos”.
Levin enviou uma carta para o Presidente dos EUA, Barack Obama, pedindo ao governo para reunir um grupo de líderes do governo dos EUA e da Europa com varejistas, trabalhadores de vestuário e sindicatos para melhorar os padrões trabalhistas nos acordos comerciais e criar um “plano de ação concreto para lidar com as condições de trabalho e com os direitos do trabalhador no setor de vestuário”.
Alguns produtores da região não esperam que compradores fujam de Bangladesh em grande número, apesar dos problemas de segurança. Isso é, em parte, porque os salários por lá são muito mais baratos do que em outros países produtores, diz Ade Sudradjat, presidente da Associação Têxtil da Indonésia. “Não vejo nenhum efeito inesperado resultando desses incidentes”.
Trabalhadores de vestuário de nível inicial ganham cerca de US$ 40 por mês em Bangladesh, US$ 150 na China, US$ 63 no Vietnã e US$ 140 na Indonésia, de acordo com o Banco Mundial.
Ainda assim, alguns produtores tendem a estar dispostos a pagar mais, disse Ath Thun, presidente da Coalizão Privada de União Democrática de Trabalhadores de Vestuário do Camboja.
“As condições de trabalho no Camboja ainda não são boas o bastante, mas são melhores do que em Bangladesh. Acho que as empresas irão se mudar”, disse ele.
Fonte: Wall Street Journal
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Trabalhadores de vestuário de nível inicial ganham cerca de US$ 40 por mês em Bangladesh, US$ 150 na China, US$ 63 no Vietnã e US$ 140 na Indonésia, de acordo com o Banco Mundial.
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