A varejista de moda Lojas Marisa fechou uma parceria com duração de um ano com a consultoria britânica Dunnhumby e com a Netpoints, empresa de programas de fidelidade que tem a Smiles (da Gol) e a Marisa como sócias. O objetivo é reforçar o programa de fidelização de clientes da Marisa e melhorar a estratégia de vendas, aproveitando a base de dados que as três companhias possuem. O acordo, segundo as companhias, pode ser renovado em 2016.

Juntas, as empresas vão desenvolver um programa de comunicação e de promoções personalizadas para as clientes da Marisa, aproveitando mídias como a fatura dos cartões Marisa, cupons de checkout, e-mail e mala direta.

A Marisa começou a desenvolver programas de fidelidade em 2001, com um cartão da loja. Em 2011, fez um acordo com a Netpoints para um programa de fidelidade que permitia a usuárias do cartão Marisa acumular pontos e trocar por produtos da própria loja. No ano passado, a varejista deu início a um programa de coalizão, permitindo a clientes da Netpoints juntar pontos com compras nas lojas Marisa e outras varejistas e trocar por produtos ou descontos na Marisa ou em outras redes afiliadas. A Marisa não divulga o número de clientes da Netpoints que passaram a se tornar clientes da varejista de moda feminina.

Carlos Formigari, presidente da Netpoints, disse que a ampliação do programa de fidelidade garantiu à empresa ampliar o número de clientes cadastrados na Netpoints em 5 milhões no ano passado, fechando o ano com 11,7 milhões de consumidores cadastrados.

“Quase metade dos nossos clientes vieram da rede da Marisa”, disse Formigari.

 

Fonte: Valor