Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Marylin Fitoussi: "Antes, os designers inspiravam-se na moda, agora inspiram-se em séries"

Marylin Fitoussi é a editora de moda da próxima campanha Tranoï Femme. A FashionNetwork.com encontrou-a em Milão, onde participava num encontro com cinco jovens estilistas organizado pela produtora The Dark Candy, que trabalha para aproximar os mundos da moda e do figurino. Há 30 anos que a figurinista francesa, autora da famosa série Emily in Paris, está ativa na indústria cinematográfica: nos últimos anos, vestiu os personagens dos filmes Kaamelott: The First Chapter et Valérian. Fala-nos da importância das séries e da sua crescente influência nos consumidores de moda, bem como da sua relação nem sempre fácil com as marcas.


Marylin Fitoussi - ©Florent Le Roux


FashionNetwork.com: Qual é a sua relação com as marcas de moda?
Marilyn Fitoussi: No início, as marcas ignoraram-nos. Ninguém queria trabalhar connosco. Depois do sucesso, houve uma espécie de curiosidade. Como a série foi lançada durante o período de confinamento, houve um efeito de bolha de champanhe que pensámos que se desvaneceria quando o período de Covid terminasse. De facto, isso não aconteceu. O projeto cresceu e transformou-se em algo muito na moda, influenciando os consumidores. A partir da terceira temporada, a peça de vestuário tornou-se realmente importante.

FNW: É justo dizer que a série criou a tendência?
MF: Incluindo eu própria! Vários espectadores disseram-nos que mudaram o seu visual depois de verem Emily in Paris, ousando finalmente usar cores vivas e roupas mais próximas da sua personalidade. Acabei de ensinar as pessoas a libertarem-se dos grilhões e dos must-have, a expressarem-se mais livremente vestindo-se como quiserem. Tento criar silhuetas belas de se ver, inspiradoras e inovadoras. Claro que têm de se enquadrar na psicologia do personagem.

FNW: Como seleciona as marcas?
MF:
 Eu não escolho uma marca. Eu escolho peças de vestuário. Eu não estou a fazer compras, mas a criar um look em função dum conceito, duma história, duma morfologia. Eu seleciono a peça que me vai ajudar a contar uma história, quer venha de uma marca ou de um pequeno designer. Obtenho os meus materiais em todo o lado, em lojas, feiras da ladra, vintage e segunda mão. Sem esquecer a Internet. Sou uma viciada em compras online!

FNW: As marcas estão a lutar entre si para aparecer em Emily in Paris, como explica esse sucesso?
MF:
 As séries representam um mercado muito dinâmico. São vistas por milhões de pessoas e isso inspira as pessoas. Apercebi-me de que esta série era particularmente importante para as marcas jovens. Tem impacto.

FNW: Que tipo de relações instaurou com as marcas?
MF:
 Pedimos às marcas empréstimos ou colaborações. Mas eu não faço colocação de produtos. Algumas marcas não querem colaborar com esta série porque consideram que é demasiado comercial. Respeito a sua escolha. Outras estão a lutar por uma posição. Se a peça que me oferecem se enquadrar no ADN da série e ajudar a construir a personagem, eu aceito. Se não for o caso, recuso. Tenho total liberdade e tenho a sorte de a equipa de produção me apoiar completamente.

FNW: Alguma vez recusou colaborar com grandes maisons?
MF: 
Quando uma marca me pede, por exemplo, para vestir atores com o seu look total, recuso-me categoricamente. Não o faço. Só o fiz uma vez, excecionalmente, com uma marca que descobri na Internet. Era da estilista polaca Magda Butrym, que tinha feito um conjunto inteiro com flores incríveis, incluindo as botas! Também recuso marcas que queiram saber antecipadamente a que outras marcas as suas roupas vão ser associadas.



Paraasua próxima campanha, a Tranoï deu carta branca a Marylin Fitoussi - Tranoï


FNW: O que acontece às roupas usadas na série?
MF: As roupas emprestadas são devolvidas. As outras são guardadas num local secreto como em arquivos.

FNW: Na sua opinião, como é que a relação entre o cinema e a moda mudou?
MF:
 Não sei se a relação entre a moda e o cinema mudou realmente. Foram mais as plataformas que mudaram as coisas. Estão a criar cada vez mais conteúdos que misturam estes dois mundos da moda e do cinema. Se pensarmos bem, as séries dos anos 80, como Dynasty, já faziam parte desta lógica. A sociedade também mudou. Esta ligação muito forte entre a moda e o cinema foi amplificada pelas redes sociais. Antes, os designers inspiravam-se na moda, nas passerelles. Agora inspiram-se nas séries de televisão.

FNW: Neste contexto, como é que a profissão de figurinista evoluiu?
MF:
 É surpreendente ver como a nossa profissão se tornou subitamente o elemento central das séries. De certa forma, tornámo-nos os novos influencers.

FNW: Como vê a moda atualmente?
MF:
 Não vejo muita coisa. Mas analiso todas as passerelles em busca de pormenores, cores e tendências da estação e evito-as. Para Emily in Paris, tenho de criar looks intemporais. A série, que se estende a 10 anos, não pode ser datada. Passa-se na década de 2020, mas não estamos muito em contacto com a realidade sociopolítica do momento. Por isso, tudo o que está na moda está fora de questão. De facto, criar looks contemporâneos é muito mais complicado do que fazer fatos de época. Este ano, o que vi nas passerelles pareceu-me um pouco triste. O corpo da mulher é esquecido sob volumes ligeiramente sobredimensionados. As passarelas tornaram-se shows. Vamos mais para ver as celebridades do que as roupas.

FNW: Como definiria o seu estilo?
MF:
 Eclético, colorido, ousado. Adoro cores e estampados, o que vem do meu passado como designer têxtil.

FNW: Por vezes, sente que deu um grande pontapé no mundo da moda?
MF:
 Sim, mas valeu bem a pena!

Dominique Muret

https://pt.fashionnetwork.com/news/Marylin-fitoussi-antes-os-design...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 25

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço