Se Mato Grosso fosse um país, estaria em 8º lugar no ranking mundial de produção da fibra, com 992 mil toneladas, ou 3,6% da produção mundial, segundo a classificação do USDA (departamento de agricultura americano). Neste ranking, Mato Grosso praticamente empataria com a Austrália, que deve produzir 1.045 mil toneladas, e fica na frente do Uzbequistão, que está produzindo cerca de 914 mil toneladas.
De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), essa posição começou a ser conquistada na safra 2010/11, quando Mato Grosso teve um salto na área de algodão, aproximadamente 305 mil ha, e mesmo com a leve queda da área neste ano, ainda é o primeiro Estado em produção e área do Brasil. A produção deve ser 6% maior na safra 2011/12 e alimentará praticamente metade das exportações brasileiras. A disponibilidade de áreas que podem ser transformadas em agricultura e o clima favorável fizeram com que Mato Grosso alcançasse este posto.
Em mais uma semana do desenvolvimento do algodão no campo, as perspectivas foram até agora positivas para a produção. Daqui para frente o volume de chuvas tende a diminuir, o que é típico dos próximos meses, e os produtores devem se atentar ao controle de pragas.
Fonte:|http://www.sonoticias.com.br/agronoticias/mostra.php?id=51036
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por