Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O consumo é também um importante componente para a compreensão das identidades dos indivíduos, pois estes se comunicam e se constroem por meio dos significados atribuídos às suas posses. Os objetos podem identificar indivíduos, grupos e culturas e, para tanto, torna-se caminho estético para criadores.

Falar do consumo como elemento criativo é dizer que os valores dominantes da sociedade não só são organizados pelas práticas de consumo, mas são resultados delas. Assim surge a estética do maxi consumo que invade as criações de artistas, designer e estilistas.

A artista plástica Barbara Kruger, em seu estilo de arte que segue uma linha bem pessoal - fotos em preto e branco e uma linguagem tipográfica selecionada especialmente para imitar o vocabulário da propaganda e fazer uma autocritica ao consumo - também se banha nesta fonte estética.

I shop therefore I am/ Compro Logo existo. Barbara Kruger


O artista plástico Eduardo Srur, conhecido por suas intervenções urbanas, começou sua trajetória de artista visual com a pintura e a partir de 2002 passou a investigar novas mídias como a fotografia, escultura, vídeo, performance, instalação e a intervenção urbana. Sua produção atual caracteriza-se por exposições temporárias no espaço público que alteram a paisagem da cidade e questionam o sistema social e o consumo de forma crítica e bem-humorada.

Eduardo Srur Tomanando banho de chocolate e gostosuras nos corredores de um supermercado.


Esta estética do consumo se reflete na moda com Chanel e Moschino dando o start nos desfiles de inverno 2015 tendo como cenário ou como motivo e looks o supermercado e suas infindáveis gôndolas de produtos multicoloridos.

Moschino inverno 2015

Chanel inverno 2015


O consumo sempre se apropriou das práticas do cotidiano para se alicerçar e a moda é uma delas. Olhar para consumo sem a negatividade - a que sempre foi associado - e vê-lo como exponencial estético e fonte criativa, pode ser um novo percurso criativo de diferenciação do produto de moda atingindo assim maior aceitação pelo consumidor.

Por Kledir Salgado
Designer de moda com Mestrado em Têxtil e Moda pela USP

Exibições: 192

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço