Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Menos discurso, mais ação: Varejistas cobram o governo para resgatar o setor

Para os CEOs das varejistas Centauro e Arezzo e das administradoras de shopping centers Aliansce Sonae e Iguatemi, as medidas de restrição ao funcionamento das lojas não estão sendo acompanhadas por contrapartidas da equipe econômica para ajudar o setor a superar a crise do coronavírus


Ainda é impossível medir os impactos causados pelo coronavírus. Mas é certo que o varejo é um dos setores que já sentem os mais duros efeitos da pandemia. O avanço dos decretos que determinam o fechamento do comércio traz uma queda abrupta na receita. E, a cada dia, cresce a incerteza sobre o alcance e a duração dessas medidas.

Nesse cenário imprevisível, é natural que os varejistas não tenham uma fórmula mágica para responder à crise imediatamente. Mas, ao que tudo indica, há um consenso do que poderia ser feito para amenizar esses impactos. E sinalizar, com urgência, uma saída menos traumática para boa parte do setor.

“Nesse momento, o governo precisa entender que é corresponsável por nossas folhas de pagamento”, afirmou Sebastião Bomfim, fundador e presidente do Conselho de Administração da Centauro, em live realizada pela XP Investimentos com a participação da varejista Arezzo e dos administradores de shopping centers Aliansce Sonae e Iguatemi. “Precisamos de ajuda urgente, para resolver o pagamento do próximo dia 5. Daqui a 60, 90 dias, não resolve.”

A necessidade de medidas urgentes por parte do governo, nos âmbitos federal, estadual e municipal, foi a tônica do debate. Os empresários concordaram que é inevitável escapar de medidas mais duras como a suspensão das atividades no varejo. Mas ressaltaram que esse contexto atípico exige contrapartidas.

“As empresas não tiveram problemas. Fomos todos colocados em casa por uma emergência fora do nosso negócio”, disse Carlos Jereissati Filho, CEO do grupo Iguatemi. “É preciso que o governo seja rápido e apresente medidas claras para ajudar as empresas e as pessoas de menor renda, como vem sendo feito mundo afora.”

No mantra entoado pelos participantes, as cobranças mais fortes recaíram sobre a equipe econômica liderada pelo ministro da Economia Paulo Guedes. E a atuação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi usada como um contraponto para reforçar essas críticas.


Live no qual participaram os CEOs das varejistas Centauro e Arezzo e das administradores de shopping centers Aliansce Sonae e Iguatemi

“Hoje, a questão da saúde está bem endereçada”, afirmou Rafael Sales, CEO do grupo Aliansce Sonae. “A mesma abordagem tem que valer para a equipe econômica. Precisamos de uma orientação de economia real, de manutenção de emprego, especialmente para o pequeno empresário.”

Jereissati seguiu na mesma linha. “Há uma bela condução na saúde, seja na esfera federal ou estadual”, observou. “Mas não estou vendo na economia a mesma agilidade e flexibilidade para apoiar essa questão que é de Estado. É um momento atípico. Não estamos em uma economia de mercado.”

A falta de um padrão de comunicação claro e coeso foi outro fator criticado. E a publicação da Medida Provisória 927 foi dado como exemplo desses ruídos. A MP trazia um artigo que permitia a suspensão do pagamento de salários por até quatro meses. Sem, no entanto, indicar nenhuma contrapartida do governo para os profissionais afetados.

Em meio à polêmica causada, o texto em questão foi revogado. “A medida foi mal comunicada, talvez mal elaborada”, afirmou Bomfim. “Mas, ao contrário do que parece, tem uma importância enorme para segurar o desemprego. As empresas poderiam equilibrar, enquanto o governo entraria com ajuda.”

O fundador da Centauro acrescentou: “Não estamos pedindo doação. Precisamos, no mínimo, de um empréstimo que pode ser pago, posteriormente, com impostos”, disse. “Mas, nesse momento, é vital ter liquidez na economia do dia a dia.”

“Não estamos pedindo doação. Precisamos, no mínimo, de um empréstimo que pode ser pago, posteriormente, com impostos”, disse Bomfim, da Centauro

De acordo com uma reportagem publicada ontem à noite pelo jornal o Estado de S. Paulo e a agência Broadcast, após a polêmica em torno da MP 927, o governo estuda destinar R$ 36 bilhões ao pagamento de compensações a trabalhadores que tiverem redução de jornada e salário ou interrupção temporária no contrato.

Papel do setor

Ao mesmo tempo em que cobraram uma atuação mais incisiva por parte do governo, os varejistas ressaltaram a intenção de preservar ao máximo todos os quadros de suas respectivas companhias. E falaram de algumas medidas que estão tomando, seja no escopo de suas operações ou mesmo no entorno dos seus negócios.

“Na Arezzo, todos nós, de conselheiros a diretores, abdicamos de 30% dos nossos salários”, afirmou Alexandre Birman, CEO da Arezzo. Entre outras iniciativas, a empresa está em fase final de testes para usar parte de suas instalações para a fabricação de máscaras de proteção, que serão doadas posteriormente. Ao mesmo tempo, a companhia vem dando apoio financeiro à prefeitura de Campo Bom, cidade gaúcha onde está localizada a sua sede.

Campo de atuação do grupo Iguatemi e da Aliansce Sonae, o segmento de shoppings já vem adotando medidas por meio da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Entre elas, está a suspensão de cobrança do aluguel dos lojistas, anunciada pela entidade na segunda-feira, 23 de março.

Como um reforço a essa iniciativa, os dois grupos em questão também estão reduzindo as taxas de condomínio cobradas dos varejistas em seus empreendimentos.

“Na Arezzo, todos nós, de conselheiros a diretores, abdicamos de 30% dos nossos salários”, afirmou Birman, da Arezzo

“Estamos reduzindo nossa receita praticamente a zero para dar esse fôlego de liquidez necessária aos lojistas”, afirmou Jereissati. “É uma contribuição direta do nosso setor, mas não é suficiente.”

Sales, da Alliansce Sonae, acrescentou: “São ações que conseguimos fazer no nosso microcosmo”, disse. “Mas precisamos de uma orientação liderada pelo governo. Do contrário, o drama do desemprego vai ser tão grande ou maior que o da saúde pública.”

Pronunciamento

Mesmo diretamente afetados, os varejistas reconheceram a validade das medidas restritivas que estão sendo adotadas, diante da gravidade da crise. Essa percepção, no entanto, segue destoando da visão compartilhada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Minutos depois do encerramento da live realizada pela XP, Bolsonaro fez um pronunciamento em rede nacional de televisão e rádio. E em seu discurso, voltou a minimizar os potenciais impactos da pandemia.

Durante o pronunciamento, Bolsonaro comparou o vírus a uma “gripezinha”, disse que a vida “tem que continuar” e defendeu a “volta à normalidade”. “Algumas poucas autoridades estaduais e municipais devem abandonar o conceito de terra arrasada, a proibição de transportes, o fechamento do comércio e o confinamento em massa”, afirmou.

Bolsonaro observou ainda que são raros os casos de vítimas fatais entre pessoas com menos de 40 anos “sãs”. E teceu críticas aos meios de comunicação, a quem atribuiu o papel de espalhar a sensação de pavor entre a população.

O discurso despertou a reação imediata de políticos e autoridades, que desaprovaram as mensagens e a postura de Bolsonaro diante da crise. “Neste momento grave, o País precisa de uma liderança séria, responsável e comprometida com a vida e a saúde da sua população”, afirmaram conjunta, em nota, Davi Alcolumbre e Antonio Anastasia, presidente e vice-presidente do Senado, respectivamente.

“O pronunciamento do presidente foi equivocado ao atacar a imprensa, os governadores e especialistas em saúde pública. Cabe aos brasileiros seguirem as normas determinadas pela OMS e pelo Ministério da Saúde”, escreveu, também em nota, Rodrigo Maia, presidente da Câmara, que completou: “O Congresso está atento e votará medidas importantes para conter a pandemia e ajudar os empresários e trabalhadores.”

Moacir Drska 

https://neofeed.com.br/blog/home/menos-discurso-mais-acao-varejista...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 271

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço