Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Mercado do algodão no pais começa 2013 em ritmo lento

 O mercado do algodão começou 2013 com menos negócios e pequenas variações positivas no preço do algodão, devido à lentidão das atividades das indústrias têxteis.

 

De acordo com análise do Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea), os cotonicultores estão focando a atenção no plantio do algodão, que possui a primeira safra concluída em dezembro.

 

Segundo o Instituto, os produtores deram início, já na primeira semana de 2013, ao plantio da segunda safra do algodão, que terá área de 314 mil hectares (62% da área total), apresentando até o momento cerca de 5% do plantio já concluído. Grande parte dos produtores assinala normalidade no andamento das lavouras, com bons níveis de chuva.
 
 
Até o momento, a região Nordeste é a mais adiantada, com 100% da área plantada, voltada apenas para o plantio do algodão primeira safra. O Sudeste, com 61% do plantio realizado, e o médio-norte, com 16% concluídos, estão focados no plantio da segunda safra da fibra. As estimativas são de que a semeadura da área total de algodão no país chegue a 90% até o final do mês.
 
 
Os produtores, no entanto, estão em alerta. Caso o volume de chuva persista até o fim do mês, deve haver redução no ritmo de atividade do plantio. Com a volta das atividades nas indústrias e a consolidação da área plantada até o fim do feriado de Carnaval, a liquidez da pluma tende a crescer, mudando o foco do produtor.
 
 
Em Rondonópolis, a pluma de algodão está cotada em R$ 52,40/arroba, valor 7,1% maior que em dezembro e 0,2% menor do que o registrado no mesmo período de 2011, segundo levantamento da Scot Consultoria.
.
.
.
.

Exibições: 184

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço