Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Metamorfose ambulante: A moda e a urgência de novos formatos

por: Marcela Leone
Kendall Jenner e Gigi Hadid, sucesso do Instagram, no desfile da Victoria's Secret

Kendall Jenner e Gigi Hadid, sucesso do Instagram, no desfile da Victoria’s Secret

Não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, é hora da moda reinventar-se. Seja pela crise econômica, ou mesmo pelo novo padrão de consumidores – muito mais afoitos no universo online – que grandes eventos e marcas vêm se reestruturando para encontrar um novo formato mais funcional (e lucrativo, claro).

Nesta mesma semana, a gigante da moda íntima Victoria’s Secret anunciou que irá reduzir sua produção de catálogos (leia aqui), um dos grandes destaques do marketing da rede desde 1982. A ação visa diminuir despesas em impressos para focar mais em ações em seu e-commerce, a fim de simplificar o modelo operacional.

Da mesma forma, a semana de moda de São Paulo na próxima edição (de 25 a 29 de abril) dá o primeiro passo para a versão see-now-buy-now (veja-agora-compre-agora), como fez a Burberry na última semana de moda inglesa: as roupas que desfilaram na passarela, ao invés de estarem disponíveis para venda somente na próxima temporada, já estavam, simultaneamente ao desfile, nas lojas da rede.

Viabilizar tal configuração é adequar-se à demanda da nova geração, popularmente conhecida por IWWIWWIWI (I want what I want when I want, algo como “eu quero o que eu quero quando eu quero”), já habilitada a comprar somente com um clique, seja via tablets ou smartphones.

Já o Rio de Janeiro propõe uma semana de moda que envolva demais campos sociais, tais como a arte e a música. O Rio Moda Rio será composto de, além de desfiles, espaço de exposição, palco para shows, galerias de arte contemporânea, workshops e espaços de convivência.

“O Rio Moda Rio é a grande oportunidade de transformar um projeto de moda em uma plataforma completa de comunicação. Queremos ir além das passarelas e, para isso, trazemos um evento que permeia todo o ano com ações voltadas para o mundo da moda… Não se provoca uma grande mudança apenas com um evento. É preciso um movimento. Queremos que o assunto seja perenemente tratado, ao longo dos 365 dias do ano”, exalta comunicado do RMR.

Voltando à VS, para causar ainda mais buzz em seu famoso Fashion Show, a marca convidou na última edição duas das modelos com mais seguidores nas mídias sociais: Kendall Jenner e Gigi Hadid, que tiveram mais atenção do público e da imprensa do que as verdadeiras angels.

É a hora de você, que trabalha no ramo têxtil e/ou de confecção, parar e avaliar o que vem fazendo. O cenário econômico é outro; os consumidores também já não são mais os mesmos. Como já diria Raul Seixas “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”…E que faz, mais do que nunca, tanto sentido para a moda.

Foto: reprodução 

http://alllingerie.com.br/metamorfose-ambulante-a-moda-e-a-urgencia...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 297

Responder esta

Respostas a este tópico

É a hora de você, que trabalha no ramo têxtil e/ou de confecção, parar e avaliar o que vem fazendo.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço