Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Microplásticos têxteis danificam células pulmonares, diz novo estudo

Más notícias para o setor da moda. Segundo um estudo divulgado na quarta-feira (24), realizado por cientistas da Universidade de Groningen, da Organização Holandesa para Pesquisa Científica Aplicada e o Laboratório Marinho de Plymouth, os microplásticos oriundos de tecidos danificam as células pulmonares. Os pesquisadores afirmam também que os microplásticos podem inibir nossos pulmões de reparar os danos causados ​​pela Covid-19.



Photo: Public domain/Pixabay


Essas descobertas não são algo que o setor da moda possa ignorar, afinal, já vimos como notícias negativas relacionadas aos microplásticos podem levar à ações regulatórias, como as afetaram o setor de beleza.

De acordo com o estudo, tanto o náilon quanto o poliéster afetam negativamente o crescimento e o reparo do tecido das vias aéreas. E com os humanos expostos a fibras microplásticas diariamente, os cientistas também alertam para os potenciais riscos à saúde daqueles com pulmões em desenvolvimento, como as crianças.

“Um vírus danifica os pulmões, então você precisa de reparos e, se seus pulmões estiverem cheios de fibras que inibem esse reparo, então você terá outro problema além da Covid-19”, explica a professora Barbro Melgert, principal investigadora da pesquisa.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores expuseram as vias aéreas e os organoides do saco aéreo (pulmões em miniatura) a microfibras de náilon e poliéster por 14 dias para determinar seu impacto, usando fibras suficientemente pequenas para serem inaladas.

“Os dados resultantes sugerem que a fibra têxtil microplástica pode prejudicar especialmente as vias aéreas em desenvolvimento ou as vias aéreas em reparo”, segundo os cientistas. E eles se concentraram em poliéster e náilon, pois são os materiais mais abundantes em ambientes internos, onde os humanos passam a maior parte do tempo. 

Sandra Halliday

https://br.fashionnetwork.com/news/Microplasticos-texteis-danificam...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 285

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço