Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Microsoft desenvolve tecido inteligente que identifica objetos

Tecnologia seria usada especificamente para os tecidos de bolsos de calças jeans.


smartphone (Foto: Ivan Radic/Flickr)

Tecido inteligente da Microsoft pode identicar se um smartphone está no bolso (Foto: Ivan Radic/Flickr)



A Microsoft publicou nesta semana uma patente arquivada com o nome “Smart Fabric for Object Recognition and Touch Input”, algo como "tecido inteligente que reconhece objetos e gestos", em tradução livre - o que sugere que a empresa está trabalhando no desenvolvimento de um projet de tecido conectado. 

Os tecidos inteligentes incorporam tecnologias como sensores e fios condutores na estrutura do material. No caso da Microsoft, a patente é específica para o tecido que seria utilizado em bolsos de calças jeans, e incorpora camadas de sensores que podem reconhecer um objeto ou gesto.

Segundo a patente, a tecnologia inclui o desenvolvimento de circuitos de processamento de dados que podem receber, processar e transmitir informações do tecido inteligente.

Há ainda um sistema de computação contendo um módulo de aprendizado de máquina, que recebe e processa dados de entrada e cria modelos de previsão. Eles podem reconhecer um objeto colocado próximo ao tecido inteligente ou um toque aplicado a ele.

Na prática, o sistema de computador pode reconhecer objetos guardados no bolso, assim como a sua ausência. Essa seria uma forma bem moderna de saber se esqueceu o celular, as chaves ou a carteira, por exemplo.

Quanto ao reconhecimento de gestos, a própria ação de colocar telefone no bolso poderia acionar rapidamente algum comando no aparelho, por exemplo. Essa função também pode ter aplicações em vários produtos de consumo e até mesmo em games interativos.

Essa não é a primeira vez que a Microsoft se mostra interessada no desenvolvimento de tecidos e roupas inteligentes. Em meados da década de 2010, a empresa registrou várias patentes do tipo, incluindo projetos para camisas e luvas inteligentes.

A patente atual é provavelmente uma extensão de um projeto de 2020 chamado Capacitivo, onde uma toalha de mesa de tecido inteligente identifica alimentos específicos colocados na mesa ou até mesmo o líquido dentro de copos.

Apesar da proposta da patente, não há informações sobre quando o tecido inteligente poderia efetivamente chegar ao mercado.

Quer conferir os conteúdos exclusivos de Época NEGÓCIOS? Tenha acesso à versão digital.

SORAIA ALVES

https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2022/07/microsof...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 45

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço