Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Os shorts se mostraram a melhor opção da semana da moda de Milão para enfrentar o calor da próxima estação sem se afastar do rigor da elegância


Max Mara Verão 2012

A Semana da Moda de Milão chega ao fim com alguns pessimistas dizendo que não passou de uma onde morna de calor sem novidades e sem surpresas. Porém basta olhar de forma mais apurada para os desfiles desta temporada milanesa e notar uma semelhança: as pernas das modelos de fora, e entender por onde fugir desse ausência de novidades.

É relevante dizer que o comprimento dos vestidos se manteve curto, no meio da coxa, como na estação passada, contudo uma velha peça, usada de maneira diferente, foi como um raio de sol por trás da nuvens de estamparia tribal e ainda floral do próximo verão. Os shorts, assim como os vestidos também curtos, foram o diferencial de muitas coleções, sendo uma das peças que mais refletiu o sentimento comum de minimalismo presente na maioria dos desfiles.

Em diferentes modelos, foram confeccionados em tecidos como algodão, seda, linho e mesmo couro, tornando-se o elo de ligação entre algum conforto e um certo rigor na vestimenta para verão 2012. Algumas marcas souberam explorar tão bem essa versatilidade que brincaram com a dualidade de sensualidade e recato da melhor maneira possível. A Jil Sander - que tem tradição no minimalismo - fez aberturas frontais em seus costumes e criou shorts mais amplos com tecido de mesma padronagem, de modelagem próxima a alfaiataria. Já a Trussardi e a Gianfranco Ferré foram mais literais nesse sentido, criando modelos de corte reto, em tecidos arejados e normalmente usados em costumes de verão. Criando uma imagem que nos transporta para os anos 90, onde o short de cintura alta era uma peça comum.

 

Reprodução/Style.com


Trussardi Verão 2012

O que foi diminuído no comprimento dos shorts foi sendo acrescido na altura da cintura, que se manteve na linha da silhueta dos anos 50. Os modelos mais confortáveis foram maioria, com excessões é claro, como a Verasce, que apesar de de ter feito shorts mais justos, os manteve dentro das melhores combinações da temporada que foram:
  1. Top curto ou sem mangas + short
  2. Costume / Blazer com mangas 3/4 + short
  3. Blusa + short
  4. Jaqueta curta + short

É claro que não existe fórmula precisa e o importante ainda continua sendo observar. Observar que os shorts em denin - com bons exemplos na Dsquared² - e os esvoaçantes em tecidos de seda ainda tiveram seu espaço. E é preciso observar com mais atenção os da grife Max Mara, os meus preferidos. Feitos de couro quase opaco, de corte simples e adequado as situações de verão, eram simples e tinham cores neutras como bege e areia, mas perfeitas para se estar elegante e fugir do calor.

Veja alguns dos melhores modelos das passarelas de Milão:

Fonte:|http://primeiraedicao.com.br/noticia/2011/09/26/milao-pernas-pra-qu...

Exibições: 138

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço