Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial


Segundo Treptow (2013), o mix de moda visa atender a uma necessidade global do consumidor e refere-se à distribuição percentual de produtos com diferentes ciclos de vida (básico, moda/modismo/fashion e vanguarda/conceituais) e devem ser definidos de acordo com os objetivos ou estilo da marca.

Básico
Peças ou modelos que estão em quase todas as coleções, que tem praticamente a venda garantida, não apresenta muito diferencial de uma temporada para a outra, mas devem apresentar algo de tendência da temporada, mesmo que seja uma nova cor. Por exemplo: uma camiseta, uma calça, um jeans tradicional, etc. Dentro dessa categoria de produto deve se concentrar pelo menos 10% da coleção.

Fonte: Desenho da autora


Moda/Modismo/Fashion
São os modelos comprometidos com as tendências da estação em cores, formas e materiais. São peças que devem ser comercializados apenas durantes a coleção em vigor, pois quando não estiverem mais em moda não servem de atrativo para o consumidor. Nesta categoria deve-se enquadrar cerca de 70% dos produtos.

Fonte: Desenho da autora


Vanguarda/Conceituais
São peças complementares comprometidas com tendências futuras, nem sempre com cunho comercial, mas peças diferentes que carregarão o ‘espírito’ da coleção, geralmente usadas em vitrines, catálogos e desfiles, devido ao seu alto impacto e sua capacidade de chamar a atenção do consumidor.

Fonte: Desenho da autora


Treptow (2013) afirma que deve-se preocupar com a época em que a coleção chega à loja, assim, deixar as peças de vanguarda para o início ou lançamento da temporada e os modelos mais básicos para o período de transição entre coleções, onde ocorrem as promoções.

Referência bibliográfica:
TREPTOW, Doris. Inventando Moda: Planejamento de Coleção. São Paulo: Doris Elisa Treptow, 2013.

Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

Exibições: 1173

Responder esta

Respostas a este tópico

  São peças complementares comprometidas com tendências futuras, nem sempre com cunho comercial, mas peças diferentes que carregarão o ‘espírito’ da coleção.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço