Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Moçambique vai dispor de mais 3 fábricas de descaroçamento de algodão

Maputo, Moçambique, 30 Jun – Três novas fábricas de descaroçamento de algodão vão iniciar a actividade, em breve, nas províncias de Sofala e Manica, no centro, e Inhambane, no sul, disse em Maputo o director nacional da Indústria, Sidónio dos Santos.

Citado pela agência noticiosa moçambicana AIM, aquele responsável disse tratar-se de investimentos que se enquadram no contexto da programa governamental para o sector têxtil, actualmente em processo de revitalização.

“Exportar fibra rende seis ou sete vezes mais porque agrega-se valor ao produto, sendo por isso que, neste momento, este é o nosso desafio”, realçou o director nacional da Indústria, esclarecendo que a estratégia para o sector têxtil dá prioridade também toda a cadeia de valor, que contempla os sectores agrícola, descaroçamento de algodão, fiação, tecelagem e vestuário.

A atribuição de benefícios fiscais enquadra-se nos esforços para revitalizar o sector têxtil moçambicano, que foi um dos mais dinâmicos da economia do país no passado, contribuindo fortemente para as exportações e empregando milhares de trabalhadores.

De referir que até princípios da década de 80, o sector têxtil moçambicano desempenhava um papel social muito forte, devido à sua contribuição em termos de criação de postos de trabalho, já que empregava mão-de-obra intensiva, encontrando-se, actualmente, muitas das fábricas têxteis paralisadas.

Pretende-se que a estratégia para a revitalização do sector têxtil possibilite a criação de cerca de 100 mil postos de trabalho até 2012, um melhor aproveitamento da fibra de algodão e o estabelecimento de uma indústria especializada e a recuperação do parque industrial existente, entre outros objectivos.

Dados do Instituto do Algodão de Moçambique indicam que a situação actual das fábricas de descaroçamento de algodão, no país, se caracteriza por quatro unidades velhas destruídas, cinco velhas avariadas, quatro velhas operacionais, 12 funcionais recuperadas e duas novas. (macauhub)

Fonte:|http://www.macauhub.com.mo/pt/2011/06/30/mocambique-vai-dispor-de-m...

Exibições: 64

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço