Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por Kledir Salgado
Designer de moda com Mestrado em Têxtil e Moda pela USP


Um criador de moda, diante de sua atividade profissional, deixou de ser há muito tempo um profissional detentor de todo poder criativo que está elevado sob um altar da aprovação da boa moda. O seu criar está condicionado a variantes mercadologias, sociais e culturais, sendo que um bom criador é o gestor de todas estas situações a fim de interpretá-las ao criar seus produtos.

Uma dessas variáveis é o calendário do varejo e vitrinistas de sua região que é montado com a chamada moda de ocasião, que refere-se a roupas criadas conforme a demanda de determinada data do ano para que o lançamento de seu produto chegue nas lojas quando o público necessitar de tais peças. Independe de prazos, de produção e distribuição, o criador de moda criador de moda deve atentar para que a coleção esteja disponível no período de otimizar as vendas. Imagina o que seria das compras de final de ano sem as roupas brancas para o Réveillon.

A pesquisadora Marta Feghali formulou um quadro do calendário varejista e do vitrinista que pode ser utilizado como fonte de informação ao se criar as coleções e ao montar o mix de produto da coleção.

Vitrine da Zara, Londres, lançamento verão 2014.


Esta estratégia de fazer a moda de ocasião visa fugir do acúmulo de similares e diminuir o estoque das empresas, pois já se sabe que o desafio de muitas marcas é desafogar as peças estocadas. Segundo o site de varejo da ESPM, os altos níveis de estoques podem atrapalhar as empresas de varejo de moda nos últimos e mais importantes meses do ano para vendas.

Algumas das principais redes do Brasil reportaram retração nas vendas no terceiro trimestre de 2014 e acumularam estoques de coleções antigas. As empresas agora tendem a aumentar os descontos e as liquidações para esvaziar as prateleiras ocupadas com peças velhas, o que deve afetar negativamente a margem bruta.

A moda de ocasião deve diminuir a quantidade de peças feitas e aumentar a variabilidade, mas sempre com pequenos detalhes para não afetar a linha produtiva. Vale ao criador de moda ter a sensibilidade criativa, mas também o olhar gestor durante seu planejamento de coleção.

Por Kledir Salgado
Designer de moda com Mestrado em Têxtil e Moda pela USP

Exibições: 742

Responder esta

Respostas a este tópico

Vale ao criador de moda ter a sensibilidade criativa, mas também o olhar gestor durante seu planejamento de coleção.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço