Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Moda e meio ambiente: como produzir sem agredir a natureza?

imagem                

                Durante toda a evolução da humanidade, inúmeras preocupações foram levantadas e muitas solucionadas, porém, o acelerado ritmo do crescimento tecnológico fez com que preocupações básicas de cuidado e preservação do meio ambiente fossem postas de lado em prol de um mundo mais integrado, globalizado e interativo.
Esse advento da tecnologia e a alta velocidade do fluxo de informações leva, cada dia mais, ao aparecimento de novas formas de construir o mundo, formas de produzir, de outra maneira, elementos que só a natureza nos proporciona.
Contudo, o aparecimento dos processos químicos e sintéticos, revolucionou parte dessa evolução. A maneira com que tudo é desprezado ao final da sua vida útil ou mesmo após o seu processo de produção, nomeadamente na indústria têxtil, é uma grande preocupação atual, ou seja, como privar a natureza de seus efeitos colaterais.
Devemos, como profissionais de moda, nos preocuparmos cada vez mais com esse propósito de preservação ambiental, de sustentabilidade e de retorno às raízes socioambientais. Mas como a moda e o meio ambiente podem conviver em harmônia? Usando fibras, fios e tecidos preocupados com o meio ambiente e que não o prejudique.

A lã é natural, biodegradável e renovável,deixando claro que é possível a relação entre moda e meio ambiente/ Reprodução


Na prática, essa relação entre moda e meio ambiente pode ser vista a partir da utilização de fibras naturais que não usem química na sua produção, desde o fio até a roupa pronta. Uma fibra que particularmente atende essas exigências é a lã, que durante todo seu processo não necessita de produtos químicos, é 100% natural, biodegradável e renovável . Assim, olhando de forma diferente os processos primitivos, faz surgir elementos novos!
Por Ana Luiza Olivete Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

http://www.audaces.com/br/Educacao/Falando-de-Educacao/2013/8/26/mo...

Exibições: 466

Responder esta

Respostas a este tópico

Como dizia Lavoisier "na natureza nada se poe nada se tira tudo se transforma...

Se Vc for a Barra Bonita vira que a agua do rio Tiete que em Sao Paulo e' escura e com Zero oxigenio la' se yransforma numa agua quase limpa...sem aquela cor negra da Metropole...em essa depuracao natural vai acontecendo...km a km....

Esse processo aerobico natural e' uma evidente prova daquilo que o mestre Lavoiseier falou....

Hoje o grande problema para a decomposicao natural e' a quantidade/unidade de tempo.

Tudo que o homem produz...que fabrica...vem da natureza....tem como fonte a natureza...

O Petroleo e seu derivados vem da decomposicao dos fosseis animais e vegetais...

Todos os elementos quimicos tem na natureza ou sao composicoes dos elementos basicos da natureza...

O alvejamento e' por H2O2....a solucao do gas CLem agua....contem elementos naturais...ou seja que sao encontados na natureza e depois de utilizados voltam a ela...

Para um quimico de formacao todos os elementos que essa ciencia aborda e considera tem origem na natureza...e estao continuamente em um movimento ciclico.

Em ultima analise podemos chamar de poluicao quanto elementos exoticos tiverem envolvidos.

Em ultima instancia tudo provem de um arranjo determinado de protons e eletrons que como base de tudo,constituem a materia em suas formas e caracteristicas...

A poluicao e' aquilo que acontece com os maus exemplos que os mais velhos dao aos nossso jovens...e' a violencia que vemos nos noticiarios...e' a falta de carater...falta de valores...falta de principios que poluem nossa sociedade.

O resto a natureza de forma sabia,como faz com as aguas do Tiete em Barra Bonita,se recupera e se regenera...esperando que nos tambem assim agiremos.

O grande problema da humanidade sao seu residuos.O que fazef com eles se nossas atividades geram residuos?

A solucao e' transforma-los.

Essa concientizacao se inicia em nossas casas com o habito do nao desperdicio e o da reciclagem.

Ainda estamos muito distantes dessa maneira de pensar.

Um dia veremos que reciclar e transformar e' a saida que outros paises encontraram para seus problemas com o meio ambiente..

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço