Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Greice Verrone

Designer de Moda

 

Para falarmos sobre moda e salto alto voltemos para 1953, quando Dior se uniu ao sapateiro francês Roger Vivier e juntos fizeram o salto agulha se tornar o modelo de sapato do pós-guerra, super feminino e poderoso.

 

 

Em 1955 Marilyn Monroe deu destaque para as sadálias de salto fino e tira no calcanhar desenhadas por Ferragamo na eternizada cena do filme O pecado mora ao lado.

 

 

Em 1979 Manolo Blahnik desenhou lindas sandálias douradas que atraíram as mulheres da alta sociedade dispostas a pagar caro por um par de sapatos, e a idéia do prazer em comprar sapatos foi amplamente divulgada - começa então a paixão das mulheres por moda e salto alto.

Nos anos 2000, com o surgimento de mais opções de sapatos em lojas online, blogs e nas ruas, a busca pelo par perfeito e transformador ficou mais acirrada. As mulheres começaram a procurar as marcas endossadas pelos astros favoritos.

 

 

Mas o que existe de tão mágico em um par de sapatos? Por que de fatoa as mulheres adoram moda e salto alto?

A história dos últimos anos dos sapatos, na verdade é a história das mulheres. As mudanças no design dos calçados do século 20 refletem os avanços sociais e culturais feito pelo público feminino.

Inicialmente criado para proteger os pés, acabaram se tornando pequenas obras de arte. Os saltos projetam os seios da mulher para frente, destacam os glúteos e deixam as pernas alongadas, comunicando sexulidade, status econômico e posição social.

Diferente das décadas de 1940 ou 1950, quando um ou dois modelos eram cosiderados tendência, hoje em dia pode-se ver um número incrível de estilos presentes na sociedade e que estão na moda. As mulheres querem se sentir poderosas e fundamentadas. Por isso adoram moda e salto alto.

 

 

Bibliografia

Bergstein, Rachelle – Do tornozelo para baixo

http://www.audaces.com/br/criacao/falando-de-criacao/2016/11/08/mod...

Exibições: 231

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço