Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Moda masculina: as dez tendências para o outono-inverno 2023/24

Para o outono/inverno 2023/24, nada de revolução, mas sim roupas belas com cortes impecáveis, tecidos luxuosos, uma considerável pesquisa criativa. A maratona de desfiles de moda masculina em Florença, Milão e Paris, que chegou ao fim a 22 de janeiro, confirma o entusiasmo, que tem emergido nas últimas temporadas, cada vez mais marcado pelo tailoring através de uma elegância minimalista, atestada pelos inúmeros total looks, tom sobre tom, numa paleta neutra, onde o preto domina. Mas, este regresso ao clássico dá-se com uma abordagem renovada ao guarda-roupa masculino, através de uma grande pesquisa em construções e texturas, sem deixar de tirar partido do loungewear. A atitude é descontraída, com uma silhueta alongada, jogando com os volumes exagerados.



Ami Paris, outono-inverno 2023/24 - © ImaxTree

 
1. O casaco comprido
 
O casaco maxi será a peça chave para o inverno 2023/24. Envolvente, desce até os pés, varrendo o chão, preferencialmente numa bela lã. Também disponível em couro, tweed, caxemira dupla face e outros materiais, às vezes se transforma-se numa capa. Muitas vezes disponível em preto, estilo batina, com um toque gótico ao estilo Matrix ou Nosferatu, ou num grande casaco de pele, é usado sobre peito e pernas nus, nomeadamente na Loewe, Dolce & Gabbana e AMI Paris.


Walter Van Beirendonck, outono-inverno 2023/24 - © ImaxTree


2. O fato em todas as suas formas
 
O homem volta aos fundamentais, mas através de uma abordagem mais sofisticada e aguçada. O regresso em força do fato, que já tem vindo a acontecer há algumas temporadas, continua. Mas, este grande clássico é repensado nos pequenos toques, na construção, nos botões, nas proporções. Uma silhueta elegante e despreocupada é favorecida com calças amplas e grandes casacos desestruturados com ombros caídos, que muitas vezes se dividem em dois, prolongam-se em estola, experimentam assimetrias e aberturas inusitadas, facilmente usados com uma camisola de gola alta.
 


Gucci, outono-inverno2023/24 - © ImaxTree

​ 
3. As calças largas

A silhueta sobe e alonga-se mais do que nunca através de calças oversized, que escorrem e às vezes se contorcem na parte inferior das pernas ao estilo dos anos noventa. Conforto é a nova palavra de ordem. Com pregas ou cordões, pregas ou drapeados, as calças são soltas e extra largas, às vezes assumindo o aspeto de saias como na Kenzo. O modelo cargo, enfeitado com bolsos maxi, está particularmente em alta, disponível em todos os materiais.



Amiri, outono-inverno 2023/24 - © ImaxTree

 
4. Casulo
 
Se o streetwear está menos presente nos guarda-roupas masculinos, a noção de conforto mantém-se essencial e é mesmo acentuada com uma dimensão quase afetivo-infantil, com muitas peças “regressivas” a remeterem para a infância. A roupa deve proteger, mas também, e sobretudo, mimar, através de materiais quentes e acolhedores e volumes envolventes. O guarda-roupa do próximo inverno deve ter pelo menos uma peça loungewear (boxer, calças jogging ou outra, confecionada num material ultramacio) e uma peça peluche, como um casaco ou umas calças em lã penteada, blusão tipo peluche, cardigans de lã bouclée, conjuntos de caxemira, casacos pele de carneiro, etc.



Comme Des Garcons Homme Plus, outono-inverno 2023/24 - © ImaxTree

 
5Um toque escocês
 
Entre tartans, padrões "Fair Isle" e kilts, o espírito escocês atravessou as passarelas nesta temporada. Primeiro, com a saia masculina. Introduzida no guarda-roupa masculino há alguns anos, agora é omnipresente, principalmente na forma de kilt, mais fácil de usar. A veia escocesa também está muito presente através dos padrões xadrez típicos dos guerreiros escoceses usados para destacar um espírito punk, um género grunge através das camisas de lenhador, ou um lado chique britânico através do clássico fato em xadrez.

Dsquared2, outono-inverno2023/24 - © ImaxTree

6. Running
 
Calões usados sobre calças ou leggings serão a última moda no próximo inverno, para um visual desportivo de corredor de longa distância. Compridos e largos, os calções podem ser facilmente transformados em confortáveis bermudas para substituir as calças. A tendência também faz parte de um movimento fundamental visto na maioria dos desfiles, que consiste em sobrepor e multiplicar camadas de roupas.



Sankuanz, outono-inverno 2023/24 - © ImaxTree

 
7. Casaco smoking
 
Com o regresso a um guarda-roupa mais tradicional, o casaco smoking assume-se como a nova peça essencial a ter no guarda-roupa. Reconhecido pelas suas lapelas cobertas de cetim preto, é usado sobre o peito nu ou combinado com um hoodie ou uma calça casual. É repensado em formas inusitadas ou transformado em casacos, como visto na na Dolce & Gabbana, Emporio Armani, Fendi, Hed Mayner e Sean Suen.



LGN Louis Gabriel Nouchi, outono-inverno 2023/24 - © ImaxTree

  
8. Azul bancário
 
Este azul celeste tipicamente masculino, simbolizado pela camisa de bancário, oscilando entre o azul e um tom mais cinzento, faz um avanço notável nas passarelas. Na maioria das vezes, é apresentado em total look ou através de pequenos toques mediante apenas uma peça, como uma écharpe.



Federico Cina, outono-inverno2023/24 - © ImaxTree

 
9. Lar doce lar
 
A pandemia não está totalmente apagada e a dimensão doméstica faz-se sentir em muitas coleções. Bode e Louis Vuitton recriaram uma verdadeira casa nos seus desfiles. Federico Cina e Magliano fizeram os seus manequins desfilarem com cadeiras. Na JW Anderson, abraçavam uma almofada com muita força debaixo do braço ou contra o peito. No guarda-roupa, isto traduz-se em casacos em estilo edredão ou manta, capas-manta com franjas e conjuntos de penas aconchegantes e volumosos.



Etro, outono-inverno 2023/24 - © ImaxTree

 
10. Tamancos
 
Os sneakers e as botas apareceram em vários modelos desfiles, do modelo galocha em borracha ao de couro para refinar o look de motard ainda muito na moda, mas o tamanco promete ser a nova sensação do inverno 2023/24. Proposto, entre outros, por Kenzo, Dries Van Noten, Dhruv Kapoor e Etro, que o cobre com feltro e o decora com tachas douradas.

Dominique Muret

https://pt.fashionnetwork.com/news/Moda-masculina-as-dez-tendencias...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 27

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço