Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Se historicamente as mulheres sempre foram mais afoitas pelo consumo de moda, parece que esse cenário tem mudado mesmo que ainda lentamente. De acordo estudos da consultoria Bain & Company, o crescimento do ready-to-wear masculino ultrapassou feminino, aumentando entre 9 e 13% ao ano. “Hoje existe uma geração de jovens que é mais sofisticada que sua antecessora. Eles não têm limites em comprar moda e adquirem sempre produtos de design e alta qualidade”, afirma Dylan Jones, editor-chefe da GQ britânica.  

Segundo o NPD Group, apenas nos Estados Unidos o mercado de roupas para eles cresceu 5%. Para Fabrizio Cardinali, executivo da Dunhill, o fato é consequência de uma mudança de comportamento resultado de décadas de transformações sociais. As séries dos anos 1980, assim como a música, influenciaram a construção da identidade fashion de jovens adultos, que inspirados por seus ídolos ou personagens favoritos, colaboram com a evolução de grandes marcas do mundo todo. “Os homens estão, em geral, cada vez mais interessados em investir em si mesmos”, analisa.

O crescimento do comércio online também possui papel fundamental. “Hoje qualquer um pode entrar na rede e ver como as pessoas se vestem em todo o mundo, o que as marcas estão usando, e, é claro, comprar esses itens”, comenta Jeremy Lewis, editor da revista Garmento. Compradores homens normalmente não se animam em passear por lojas durante horas e experimentar roupas em provadores de shoppings, o que pode ter influenciado a ligeira ascensão do e-commerce. A empresa de pesquisas Mintel relata que um terço dos homens faz compras de roupas na rede. 

O rápido crescimento econômico dos mercados emergentes, como a China, também pode ter sido um importante fator no crescimento dos gastos com moda masculina, dizem analistas de mercado. “Mais de 90% das vendas de grupos chineses são de exportações, com a China sendo o maior mercado seguido pela Europa e Américas”, diz Gildo Zegna, CEO da Ermenegildo Zegna, a maior marca de moda masculina de luxo do mundo, com mais de 500 lojas e registro de receita de USD 1,72 bilhão em 2012. “Os aumentos mais significativos e o maior potencial de crescimento foram registrados em Hong Kong, Macau, Oriente Médio e em partes mais populares da Europa e América graças ao forte aumento do turismo da China, Rússia e Brasil”. 

Fonte: Business of Fashion

Exibições: 100

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço