Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Vitoria Pietropoli, modelo italiana

A ideia de usar a visibilidade da moda para uma boa causa não é novidade, mas o formato é cada vez mais inovador. No início das campanhas “do bem”, o mundo da moda se limitava em criar camisetas promocionais, institucionais, para divulgar a boa ação, o que resultava, invariavelmente, em uma peça datada, que mal saía do guarda-roupas, exceto no dia do lançamento.

A proposta do Sem tabaco, 100% fashion também começou assim. No entanto, o projeto, que já está na décima edição, inova no formato e lança camisetas literalmente 100% fashion, prontas para serem usadas em qualquer situação, sem que se pareça um outdoor promocional de uma campanha pró-saúde. “Não tem escrito ‘não fume’, ‘é proibido’, isso é um papel do Estado. Nossa ideia é atingir o publico de outra forma, pelo interesse, pela cultura”, explica o oncologista Murilo Buso, oncologista e diretor do Centro de Cancer de Brasília.

O médico alerta que a maior dificuldade no combate contra o câncer de pulmão é a reversão da cultura do cigarro, que foi construida desde os anos 1950. “Durante anos o cinema vendeu a ideia de que fumar era legal, e até mesmo saudável”, diz. Segundo ele, a campanha Sem tabaco, 100% fashion é a arma da contra-cultura, em que procura atingir o entendimento dos riscos do tabaco, e alerta: “Em 20 anos o câncer será a primeira causa de morte no Brasil. A moda tem poder de reverter esse quadro”.

A blogueira Cris Guerra (E), e os estilistas Juan Caro e Fabio Sasso (D)

Os criadores da camiseta foram os estilistas italianos Fabio Sasso e Juan Caro que são conhecidos pelas cores nas coleções. Com a estampa criada para a campanha não foi diferente. De forma lúdica e repleta de grafismos, a camiseta tras a frase Choose Life em destaque em composição muito bonita e agradável. Ambos estiveram no lançamento da campanha, em Brasília.

“A ideia é muito válida e positiva. Na criação da campanha, por ser contra o cigarro, logo pensamos em liberdade. A principal inspiração foram animais como o tigre e os pássaros que passam essa ideia de serem livres”, explica Juan Caro, que faz questão de deixar claro que a mensagem na camiseta é importante, mas é um produto de moda, então, deve ser desejado pelas mulheres. Já Fabio Sasso ressalta que a mulher brasileira foi, também, inspiração para a estampa da campanha. “São muito bonitas, muito felizes e, por isso, optamos por usar muita cor e muito frescor”, conta.

http://programacostume.com/modanalutacontraocancer/

Exibições: 186

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço