Desde que o mundo é mundo, os seres humanos buscam formas de se expressar, de mostrar sua identidade. E uma das maneiras mais usadas para fazer isso sempre foi através da moda.
Mas, ao contrário do que muitos filmes dos anos 90 nos fizeram acreditar, moda não é só sobre patricinhas brancas com carros aos 16 anos e um guarda roupa inteiro rosa. Moda é política. Ela reflete tanto o nosso interior quanto o exterior.
•Moda e política
A moda sempre esteve ligada aos movimentos políticos e sociais de cada época. Nos anos 50, em um mundo dominado pelo tradicionalismo, as roupas seguiam essa lógica . Nos anos 70, o movimento de contracultura e o estilo hippie desafiaram momentos de terror vivenciados no século XX . Nos anos 90, o grunge trouxe um visual despojado que representava a insatisfação dos jovens sobre o tempo vivido . A moda é um reflexo do tempo, um aviso social do que está acontecendo no mundo que vai muito além de roupas, acessórios ou maquiagens extravagantes.
Moda e identidade
Então, roupas são apenas roupas? Para algumas pessoas, talvez. Mas, na prática, elas representam muito mais. O que vestimos comunica nossa identidade, a forma como queremos ser vistos e até aspectos de nossa personalidade que não caberiam em uma sinopse de Tinder.
Roupas e gênero
Muito se discute hoje sobre roupas não terem gênero. Mas, historicamente, elas sempre tiveram significados sociais e culturais. Na antiguidade, o vestuário indicava riqueza, classe social e, dentro de uma sociedade binária, se alguém era homem ou mulher. Em diversas tribos indígenas, as roupas continuam a representar papéis sociais e de gênero. No Japão, por exemplo, mulheres que atingem a maioridade costumam vestir quimonos elaborados para representar essa passagem.
Moda nunca foi só sobre tecidos e tendências. No final, são apenas roupas e também são história, identidade e resistência da população .
Roupas podem ser só roupas. Ou podem ser tudo.Elas podem ser apenas tecidos que cobrem seu corpo, da mesma forma que podem ser uma forma de expressão, um refúgio, um jeito de extravasar sentimentos. Moda não é apenas sobre o ato de vestir ou sobre ser a típica patricinha loira dos anos 90 que trabalha na Vogue é muito mais sobre a criação, identidade e comunicação.
No fim, somos nossas roupas, e elas dizem muito sobre nós mesmos . Meus amigos sabem que uma peça é minha só de olhar para ela e isso é ter estilo próprio, é conseguir fazer quem você é através da moda. Então, não se limite achando que precisa ser a menina padrão para usar a moda a seu favor. A moda já é nós mesmos assim como nós fazemos ela .
https://bygiulia.substack.com/p/moda-no-final-sao-apenas-roupas-cer...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por