Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por Thais Beloso
Estilista e modelista autônoma (moda feminina casual e moda pet)

A domesticação de animais é antiga na história da humanidade. Ainda assim, atualmente alguns bichos estão cada vez mais inseridos na vida das pessoas e, por isso, é crescente a importância da moda pet. A presença de animais na vida atual está bastante ligada ao aspecto companhia. Em tempos modernos, a correria do dia a dia e a introdução frequente de novas tecnologias trouxe ao homem um novo estilo de vida, no qual o ser humano está mais agitado, concentrado em seus afazeres e, por fim, mais isolado.

O uso frequente da tecnologia, como computadores, jogos, celulares, televisão, internet etc. modificou a forma de nos comunicarmos, bem como nossos hábitos cotidianos. Atualmente é muito comum permanecermos mais tempo em casa, devido ao conforto, à comodidade e pelas diversas atratividades que a tecnologia nos dispõe, dispensando o contato pessoal.

Ao mesmo tempo em que a tecnologia nos une, ela também nos torna mais distantes e, devido a essa falta de contato afetivo e próximo, muitas pessoas têm encontrado carinho e afeto em seus animais pets. Essa relação tem ido muito além da amizade, já que há casos em que esses animaizinhos são tratados como filhos, surgindo aí a “humanização do animal”.

 
Boy And Bulldog

Foto: http://www.morguefile.com/

A “humanização do animal” pet ocorre devido ao tratamento diferenciado que o dono aplica ao bicho. Como o animal passa a estar em um ambiente isolado de outros animais, ele passa a perder algumas características de sua espécie e tende a tomar atitudes consideradas humanas. Não há recriminação nisso. Desde que o animal encontre carinho e bons tratos essa mudança pode ser levada com naturalidade. Porém, quando se trata de moda pet, alguns cuidados precisam ser tomados, pois exageros que causam desconfortos ou até mesmo problemas de saúde devem ser muito bem observados pelos donos dos animais.

As roupas da moda pet são muito úteis no inverno, pois muitas raças de cães não possuem uma camada espessa de pelos e, por isso, sofrem com baixas temperaturas, correndo o risco de adoecerem. Animais idosos também encontram dificuldades em se aquecerem, além de sentirem muita dor nos ossos, devido a problemas osteoarticulares, como artrose, calcificação da coluna e hérnia de disco.

Outro item importante da moda pet com o qual se deve ter cuidado são as botinhas caninas, que protegem as patas do cão que, se em contato com a neve ou com o sal que é jogado sobre ela, podem desenvolver queimaduras. Nesses casos, o uso da roupa pet é devido às necessidades fisiológicas do animal.


Boné para cães com regulagem by Thais Beloso

E quando a moda pet é utilizada apenas como ornamento estético? É correto? Não há problemas em se utilizar ornamentos ou buscar roupas que deixem o animal mais belo. O problema se encontra em utilizar peças desconfortáveis, quentes demais, com tecidos inapropriados etc. Ninguém gosta de utilizar roupas que prendam os movimentos, que apertem, que coçam, que nos façam transpirar ou que nos atrapalhem, não é mesmo? O animal pet também não gosta disso! Ele tem que ter seus movimentos livres, para isso é preciso utilizar tecidos que não lhe causem nenhum desconforto e nenhum tipo de amarração ou elástico que lhe aperte.

 


Capa para cães com regulagem e dupla face by Thais Beloso

Dessa forma, ao se idealizar ou desenvolver uma peça pet, deve-se sempre observar todas as necessidades de conforto e segurança do animal e ter a constante preocupação de se utilizar aviamentos e tecidos que, além de embelezar a peça, facilitem a vestibilidade e não incomodem ou atrapalhem o animal.

Por Thais Beloso
Estilista e modelista autônoma (moda feminina casual e moda pet)

Exibições: 205

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço