Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Desfile da Gucci (foto maior, com modelo de verde; à esquerda, de saia e blusa azuis, desfile da MaxMara; embaixo dela, de tailleur branco, desfile da Calvin Klein; no alto, peças em vermelho de Matthew Williamson; abaixo, vestido por cima da calça azul da coleção de Diane von Furstenberg; e, por fim, conjunto branco da Prada. Diferentes estilos para a primavera acima do Equador

Defina-se ou te devoro. É a mensagem da moda nesta temporada de lançamento de primavera 2013 no Hemisfério Norte. Você prefere o dia à noite? O yin ao yang? Usa cores gritantes ou prefere o silêncio dos neutros? Pois quem ainda não se definiu precisa se apressar. Pelo que foi visto nas passarelas, até aqui, a moda anda pedindo atitude e uma honesta busca interior para descobrir a qual "tribo fashion" cada um de nós pertence.

As mulheres da Gucci, por exemplo, podem ser definidas pela categoria impactante-elegante. O desenho da roupa transita entre os anos 60 e 70, ora com linhas retas, ora com babados e formas amplas, nas calças e mangas. Trata-se de um visual adulto, mas que quebra a seriedade com as cores vibrantes. Turquesa, pink, verde-bandeira e amarelo dão o tom da apresentação que parece pedir à mulher que ela se mostre sem medo de ser quem é. Ou ainda: que um visual luxuoso não precisa vir do exagero ou do rebuscado.

Mais jovial na proposta, a marca Diane von Furstenberg veste a boêmia-chique - novamente uma mulher sem medo de brincar com as cores. Com direção criativa de Yvan Mispelaere, a marca preferiu os caftans aos "wrap dresses" nesta temporada. Foi muito feliz nas estampas e na combinação de cores. A mulher representada pela grife sabe que a elegância tem muito mais a ver com a nobreza das peças do que com a sobriedade das cores ou das formas. Por conta disso, o desfile de Diane von Furstenberg se enquadra no time fashion da Gucci, onde o "mais" também pode ser o "melhor".

Com um raciocínio parecido, o estilista Matthew Williamson não se furtou a subverter a seriedade de um blazer tradicional ou de uma calça de alfaiataria, tingindo-os como um padrão que lembra o tie-dye. O estilista buscou referências indianas para as estampas e os padrões dos tecidos. Apesar dessa preferência tão peculiar - a roupa indiana é reconhecida pelos padrões e cores fortes -, o estilista conseguiu desenhar uma mulher com estilo urbano. Trata-se de uma mulher possível, reconhecível, mas jamais previsível.

Miuccia Prada fez, novamente, um de seus desfiles-discurso, onde a "mensagem" por trás da roupa é tão - ou mais? - importante do que a roupa em si. A coleção tem pitadas orientais, com peças que desconstróem as vestes das gueixas. Há sobriedade e rigidez em quase tudo, apesar de algumas construções geométricas nas saias curtas, para lembrar os quimonos - e apesar das flores, usadas como estampa principal. Mesmo quando deixa de lado o preto e investe nos tons suaves, a estilista não flexibiliza. A maré não está para peixe - ou para fadas de saias vaporosas e românticas - parece querer dizer a estilista.

Francisco Costa construiu uma "pin up intelectual" nesta temporada de primavera 2013 da Calvin Klein Collection. Ser sexy foi intencional, disse o estilista ao site Style.com. Mas sexy à maneira Calvin Klein, o que significa tons neutros, transparência sutil e "perfume" de romance. Costa consegue ser minimalista até quando fala de sensualidade. Suas roupas - chiques com caimento perfeito e aparência clean - são para vestir boas moças, do tipo que acreditam que ser elegante é passar (quase) despercebidas.

Um outro bom exemplo da turma dos "minimalistas-sem-causa", está a grife MaxMara, com sua bela coleção de alfaiataria cáqui e azul. A grife brincou com proporções e formas: um trench coat virou vestido, um blazer foi transformado em colete-túnica. Para quebrar a monotonia dos lisos, algumas estampas de animais e xadrez aparecem dando bossa ao visual que, ainda assim, não perde o ar de uniforme. Em uma possível guerra fashion, o exército da MaxMara certamente estaria na linha de frente.

 

Exibições: 526

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço